Linux perde outro governo em favor do Windows, o sonho acabou?

Satya Nadella, CEO da Microsoft

“XXXX será o ano do Linux nos desktops” é uma frase que ouvimos há anos, décadas. Infelizmente, distribuições baseadas no kernel aberto nunca tiveram o sucesso que mereceram; eles estão até perdendo ainda mais participação: os governos e prefeituras que no momento estão saindo do Linux.

O exemplo mais famoso e controverso é o da cidade alemã de Munique. Vimos um reverso brutal quando anunciou que preferiria investir 80 milhões de euros para mudar para o Windows do que no Linux. Estamos falando de uma cidade que chegou a criar sua própria distribuição Linux.

Hoje sabe-se que outra zona alemã seguirá os passos de Munique. Este é o governo da Baixa Saxônia, que anunciou que migrará os 13.000 computadores que possui para o Windows 10; uma operação que não será simples nem barata, mas que o governo considerou necessária.

Os líderes parecem terem feito essa decisão coincidindo com a renovação do equipamento de informática. A maioria dos sistemas usa o OpenSuse 12.2 ou 13.2; versões obsoletas e de longa data abandonadas por seus criadores. De fato, não muito tempo atrás, o Suse Linux, no qual o OpenSuse é baseado, foi vendido.

Portanto, o plano não é apenas mudar para o Windows; mas para renovar todo o equipamento de informática com o Windows pré-instalado. Como eles iam trocar de equipamento, provavelmente pensaram que seria o momento ideal para a migração.

Outras razões são que muitos dos trabalhadores e serviços de suporte já usam o Windows; Por isso, não faz sentido fragmentar sua base.

O interessante é que a Baixa Saxônia tem resistido há muito tempo à tentação do Windows. Quando em 2006 eles mudaram para o OpenSuse, eles vieram de outro sistema operacional alternativo: o Solaris. Portanto, será uma experiência totalmente nova para os funcionários.

Tudo isso não será barato. Os orçamentos contemplam 5,9 milhões de euros somente no próximo ano; e espera-se que gasta cerca de 7 milhões de euros por ano no futuro próximo. Tudo depende de quanto tempo a migração leva.

Os governos abandonam o Linux, há esperança?

As razões para mudar para o Windows são muito pragmáticas e compreensíveis. E o problema é que a Baixa Saxônia não é a única; aqueles que apostam alto no Linux estão retirando seu suporte e mudando para o Windows. Entretanto ainda existem exceções como Barcelona.

Fonte

77 comments on “Linux perde outro governo em favor do Windows, o sonho acabou?

  1. Não querendo colocar o mérito em uma pessoa só, mas Satya Nadella tem muito crédito em tudo de bom que está acontecendo nos tempos atual da empresa. Ele renovou o foco da Microsoft que desde então não para de crescer.

    1. Developers, Developers, Developers, sem eles windows não é windows. Ações do passado é que refletem o presente e não ações do presente. Ações do presente refletem no futuro.

      1. Como falei no início, a intenção não é dar merito a uma pessoa só. Mas o líder precisa ser reconhecido.

        Vale lembrar que a Microsoft mudou de rumo cara, e uma das diferenças foi focar na nuvem, que foi o foco do próprio Nadella e hoje é a maior receita da empresa. Muita coisa é mão dele sim. Não dá pra tratar o CEO como um qualquer.

  2. O foco do linux nunca foi desktop, nao sei pq tem tanto tonto que acha isso.

    É os servidores e iot. Até a microsoft usa linux nesses cenarios

  3. Eu como usuário Linux ubuntu desde 2011 vejo na grande maioria da distribuiçoes Linux uma característica amadora eu já passei muita raiva. Infelizmente por razões políticas se adota certas distribuições que no fim e necessário suporte, ai é que mora o desecanto porque manter um sistema atualizado é de suma importância um gasto considerável para mantê-lo funcionando, não basta somente mudar nas máquinas, distribuições Linux funcionam como Windows, a diferença é somente a licença no resto todos precisam de manutenção e atualizações como qualquer outro. O modelo de negócio continua existindo a competição continua a mesma, tudo depende do peso político e do lobby feito para assinar contratos e nesse ponto a Microsoft tem expertise o suficiente para superar os gostos governamentais de certos representantes. isso nenhuma empresa tirando duas ou três que emvestem em distribuições tirando fora empresas como IBM que focam muito em servidores. O mundo Linux é fragmentado o suficiente para que governos invistam nele pois no fim acarreta em criar sua própria distribuição e adaptala as necessidades governamentais com desenvolvimento de softwares próprios e exclusivos que no fim nao comversam com outros sistemas operacionais, há ai um custo muito grande quando muda os sevidores em cargos de confiança levando a perda de experiência acarretando em mais investimento em treinamento.

  4. Linux de longe é o sistema operacional mais usado no mundo… No mundo mobile encabeçado pelo Android…na internet das coisas pela canonical e em servidores com red rat .nasa , Google, tesla sao exemplos de grandes empresas que fazem uso do Linux em alguma de suas tecnologias…certo que no quesito desktop ja são outros 500 …realmente o Linux em comparação ao sistema das janelas é menor …

    1. “Menor” é uma palavra que não representa dignamente essa situação. Windows está em 89% dos PCs do mundo, e o Linux em 2%. “Menor” é uma palavra muito branda para descrever isso, o Abismo é a diferença entre Deus e o Homem!

          1. Falou o sujeito que oque faz de melhor na vida é escrever contos de hentai gay, jogar Pokémon e achar que entende de política porque sofre lavagem cerebral em uma universidade federal dos cafundós dos judas

            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

            No mínimo está com o nome no SPC kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

            Vai lá, gado do sertão.

          2. Se esse for seu melhor argumento, só mostra a sua completa ignorância política, social e cultural. Você, a exemplo de qualquer outro da Direita, não passa de Lixo xD

    2. Considerando os investimentos da Google no desenvolvimento de um novo SO mobile, com um kernel próprio, essa fatia do Linux no mundo tende a cair, e muito, nos próximos 5 anos. Vai quase desaparecer

    3. Android é aquele sistema inseguro e instável para smartphones? Não dizem por aí que tudo que usa o Kernel Linux é estável e seguro?
      rsrs…

      Acho fanboys Linux engraçados. Quando é para enaltecer números do Kernel Linux, citam Android. Quando vem um e fala mal dos problemas do Android, citam que não deveriam sequer considerar o Android um sistema baseado em Linux.

      Ai ai…

  5. Estranha essa matéria, porque fica evidente que a MS considera o Linux um grande concorrente, já que fazem tanto barulho quando uma cidade resolve adotar novamente o Windows. A prova da grande sacada do Linux está representada pela busca da Microsoft em se unir a canonical (idealizadora do Ubuntu Linux), além da compra do Github, onde são colocados ideias de software livre, em um tipo de incubadora. Não é estranho um país ir para o Windows, estranho foi ele ter saído das garras da MS antes, claro que os acordos que a Microsoft faz com esses países, influenciam em muito essa decisão, como os programas em educação que a MS propõe a bancar (por exemplo), pena o Linux não ter o mesmo poder aquisitivo para “comprar” a confiança dos países.

    1. “saído das garras”, “‘comprar’ a confiança dos paises”.
      A Microsoft oferece um produto e tu cria todo esse mundo “colorido” na tua cabeça?
      Quando vai surgir o héroi em cima do cavalo alado para combater o dragão?

      1. Amigo, a universidade a qual cursei utilizava o sistema linux sem problemas, por anos, até que a MS procurou a mesma e propôs mudar para windows, com pacotes de descontos para capacitações e cursos especializados. Ela não fez isso só com uma universidade do interior do estado, ela está buscando desesperadamente parcerias que, mesmo ela pagando, possa entrar no número de usuários do windows.

        1. Nossa, que absurdo! A Microsoft PROPÔS mudar para Windows?
          Empresas propondo a venda de seus produtos e serviços. Onde esse mundo vai parar?

          1. Então, igual aqueles vendedores chatos que vai de porta em porta, pra você ver em qual ponto a MS chegou, implorar, criar descontos e dar brindes para que usem seus produtos!

          2. De titã tirânico querendo dominar o mundo para escoteiro chato vendendo biscoito de porta em porta.
            Teu mundo fantástico é um pouco confuso.

          3. @A1ex4ndr3:disqus. Por incrível que pareça a Microsft é sim um pouco dos dois, além de ser uma das empresas que mais lucra com pirataria do mundo. Você acha mesmo que a facilidade de encontrar um Windows pirata ou simplesmente ativá-lo nada tem a ver com a Microsoft? Pois está completamente enganado. Uma das maiores fontes de renda da Microsoft são justamente as fiscalizações em empresas, que levam a processos jurídicos de valores absurdos que chegam a ser 3.000 vezes (você não leu errado) o valor original do produto instalado. Isso sem contar a pena de 6 meses a 4 anos de reclusão que o responsável pela instalação (geralmente um técnico de informática assalariado) vai ter que arcar. Muito provavelmente diferente de você, possuo conhecimento sobre isso, por já ter passado por duas auditorias da ABES em empresas diferentes. Obviamente possuíamos em ambas as ocasiões todo o licenciamento em dias. Eu não posso presumir que você seja somente um usuário final (por mais que pareça), mas eu acho que uma discussão técnica sobre sistemas operacionais, deve ser composta somente por aqueles que possuem determinado conhecimento. Possuo um projeto de um Kernel (núcleo de um sistema operacional, caso não sabia) monolítico opensource hospedado no github (https://github.com/abdias9/kal) e obviamente precisei de muito tempo e estudo sobre sistemas operacionais para escrevê-lo, assim como é perceptível que o @danielalvesdias:disqus no mínimo, cursou uma universidade e estudou sobre o assunto. Peço mil perdões se por acaso você for um engenheiro de software que trabalha na Microsoft defendendo seu produto, mas a impressão que tenho é que você é apenas um usuário final que usa seu Windows para tarefas domésticas ou para algum tipo de ofício que não envolve diretamente a Ciência da Computação (editor de video, por exemplo). Nesse caso é completamente plausível ouvir argumentos de sua parte, defendendo o Windows por ser ‘simples de usar’ ou por gosto pessoal, mas não de querer debater ou definir o que é ou não fantasia, sobre um assunto do qual não possui estudo. Porque honestamente, se possuísse, seu conceito seria bem diferente.

          4. A tua noção de lucro e pirataria parece ser tão confusa quanto ao outro user que vê vilania numa empresa oferecer seu produto no mercado. Tu induz que a Microsoft tem interesse na pirataria para poder processar corporações que utilizem seu sistema clandestinamente. Mesmo que fosse verdadeiro, apesar de não fazer muito sentido (pois a cada um que ela processa outras 1000 utilizam sem ter pago um centavo), por que ela estaria errada? Tu mesmo comentaste sobre OS alternativos ao Windows, quando servi no Batalhão de Comunicações utilizávamos Linux (tenho pouca experiência comparado a alguém que seguiu carreira em TI, mas para tu não parecer só mais um paspalho sem argumento que precisa mostrar currículo para debater, espere a discussão chegar em tópicos técnicos antes de trazer argumento de autoridade, do contrário só faz papel de palhaço antecipadamente).

            Mas seguindo teu raciocínio curto (apesar do post longo, pois precisou de muito espaço para dedicar ao seu próprio altar), se a Microsoft tivesse interesse na pirataria para pegar malandros que lucram usando seu sistema clandestinamente, tanto melhor! Quem usa para fins domésticos, sem fins lucrativos, agradeceria imensamente.
            Essa é empresa tirânica querendo dominar o mundo? ???

          5. Já agradecem. Eu chutaria que pelo menos 95% das pessoas físicas do Brasil utilizam Windows pirata. As informações que citei sobre os processos e fiscalizações, você pode encontrar diretamente no site da ABES, que possui também uma outra página somente para denúncias anônimas de utilização de software pirata com sistema de RECOMPENSAS para os denunciantes. É interessante mostrar o currículo, afinal estar embarcando num mestrado na área é a prova irrefutável de que estudei sobre e sei do que falo, diferente de você que na verdade nada compreende sobre o assunto, já que assumiu que usou Linux uma vez na vida (no Batalhão de Comunicações) e decidiu vir expressar uma vaga opinião de um usuário final, que não sabe o que seria por exemplo, o conceito básico de multi-threads, o qual já abriria um amplo debate nas formas de sua aplicação entre ambos os SO’s. Na verdade o papel de palhaço, faz o leigo que se mete a falar de assuntos que sequer compreende. Acredito que a palavra que melhor define isso no dicionário é ignorância, mas você não parece ser alguém que lê muito, de qualquer forma. Como percebo agora que você é de fato o leigo que pensei e sei que não possui o mínimo conhecimento de Linux (vide sua própria experiência, na qual certamente usou uma distribuição modificada para os fins do Batalhão, e não diretamente para o teu, sem assim a liberdade ampla de modificação do sistema, que certamente resumido a certas funcionalidades foi), me retiro dessa discussão e obviamente não mais te respondo. Se meu currículo e conhecimento tanto te incomodam, me perdoe. Não foi minha intenção me exaltar, mas sim apenas mostrar que não venho a falar sobre algo sem conhecimento prévio. Um bom dia, Alexandre, e vá desculpando o tamanho incômodo que lhe causei demonstrando o “meu mundo de fantasia” que parte na verdade de estudos acadêmicos os quais respeito, diferente do senhor. Passar bem.

          6. Tua dissertação vai ser um relatório da tua dedicação ao estudo e como tu SE RECONHECE como grande conhecedor do assunto ou tu pretende conduzir uma pesquisa de verdade? ?
            Gostaria de saber qual tópico TÉCNICO que um leigo em ciência da computação não conseguiria compreender dentro das frases: “sair das garras da Microsoft”, “comprar a confiança dos países”, “MS procurou a mesma e propôs mudar para windows, com pacotes de descontos para capacitações e cursos especializados”, “igual aqueles vendedores chatos que vai de porta em porta”, “além de ser uma das empresas que mais lucra com pirataria do mundo”.
            ???
            Na realidade, se é para brincar de argumento de autoridade, deveríamos estar discutindo quem tem mais expertise em Direito e Economia, pois citou direitos referente à propriedade intelectual, sanções jurídicas e lucro.
            Será que tua arrogância dá um jeito de bancar essa?

    2. ” fica evidente que a MS considera o Linux um grande concorrente” Tá maluco? A MS colocou distribuições na Store!!! Hahhaha.. Concorrente? Guri, isso é mercado: Optaram pelo que o barato podia proporcionar, a longo prazo, o barato ta saindo caro e tornando a evolução tecnológica distante. Reavaliação, propostas, considerações, novo projeto aceito.. simples assim: Vence o melhor! Neste caso, a diferença é tão absurda, que a MS, cobrando uma fortuna, ainda é mais vantajosa que manter um ambiente já difundido sobre software livre.
      “pena o Linux não ter o mesmo poder aquisitivo para “comprar” a confiança dos países.”: Linux não possui uma centralização, pois LINUX representa várias distribuições variantes de seu Kernel inicial.. “LINUX” não é uma instituição para concorrer com alguém, é uma proposta, e quando olhamos a participação das distribuições Linux, resta constatar que o Windows se sobressai ainda mais absoluto, pois 2 a 3 % de participação total de Kernel Linux instalado, faz com que as diversas distribuições fatiem este número em algo menor que 1% cada.

      1. A intenção da MS colocar no Store foi a tentativa de diminuir a imagem dos sistemas a um simples mecanismo de uso dentro do windows, quando na verdade ela provou que os sistemas linux são muito mais versáteis. Até pouco tempo a MS tentava manchar a imagem do Linux com declarações depreciativas, agora que ela tem perdido mercado, principalmente mobile, eles querem fazer parcerias para chamar a atenção dos desenvolvedores de software livre para seu sistema pago, a prova disso está na parceria com a canonical e a compra do GitHub.

        1. ” agora que ela tem perdido mercado” Amigo, o setor Mobile nunca foi da MS, infelizmente, pois amei o Windows 10 no telefone, mas se participação dela é pequena, considerando o Android um não linux, a participação dele é ainda menor. Nos PCs, o linux já teve seu momento, e não vingou(70% dos notes e pcs novos que recebia tinha uma distro linux, e o pedido era: coloca windows, XP, 7)… E não há para quem direcionar, pois “Linux” é um conjunto de distribuições próprias, cada qual com suas convicções… Não existe “um linux” para fazer frente ao Windows… Nem vejo isso a médio prazo(nem longo), salvo que este mercado dinâmico mude novamente. Linux é para o Windows o que o WP e outros são para Android e iOS.

      2. Pra você ter ideia, o maior lançamento da MS nos últimos tempos, o que está levando mais atenção da empresa nesses dias turbulentos é o Windows Azure, já que a intenção de sua existência é para a Internet das Coisas, e adivinha só, ele é baseado em kernel linux (sim, mundo livre). Nunca disse que o linux era uma instituição, por isso mesmo ela não tem como COMPRAR A “CONFIANÇA” DOS PAÍSES. LINUX, na verdade, é algo muito maior que um prédio ou uma marca, ele é uma ideia plenamente compartilhada em comunidades e de livre acesso, algo que qualquer ser humano (com dinheiro ou não) pode utilizar, alterar e melhorar, e mesma assim ainda é mais seguro que as concorrentes. O Kernel Linux está em 92% dos servidores mundiais (você está acessando internet através de sistemas linux), por sua segurança, fácil administração e possibilidades ilimitadas de aperfeiçoamento, a grande maioria dos IoT idealizados hoje são em linux (incrível, né?), já que, ao contrário do windows, todo a inteligência da máquina pode ser estudada desde o seu “núcleo”, parte do sistema que a MS não dispõe para ninguém. é ruim que as pessoas prefiram usar o windows no desktop, já que é um sistema pago e que copia descaradamente recursos dos sistemas linux a anos. Porém os desktops tem perdido espaço de forma cada vez mais crescente, hoje existem muito mais pessoas usando celulares e tablets com android (software livre) e iOS do que computadores com windows (e o windows phone?).

    1. Windows 10 Pro é o melhor sistema operacional da atualidade.
      Já usei Linux, já usei macOS, tudo que pensar aí.
      Windows 10 (em produtividade) deixa todo o resto para trás.

      E não é questão de saber ou não saber usar os outros. Até porque eu uso e sei .Mas sou bem mais produtivo no Windows 10, por causa das features do mesmo.

  6. Linux não tem e NUNCA tera suporte descente e centralizado uma equipe pronta com infraestrutura tão grande como a M$ é a dura realidade para quem é fanboy do Pinguim, seu destino ja esta traçado a muito tempo, desde 2001 eu escuto esse papinho que linux vai derrubar Windows. auhahauha

      1. A SUSE já morreu.. faz tempo.. estava com câncer terminal, optou-se por sacrificá-la pois sofria muito. Pobre cachorrinha, mas era o capeta a danada, ruim que uma praga… Pobrezinha.

          1. E, só complementando. É mais barato usar Windows, do que Linux, hoje em dia. Mesmo que a licença seja gratuita. rsrs…

            A cidade de Munique avaliou que as despesas com migração, desenvolvimento de softwares, melhorias de drivers, contratos de manutenção, problemas de compatibilidade e outras despesas acabaram possuindo um valor maior do que a manutenção continuidade dos contratos com Windows.

          2. depende do uso, né

            no dia que o windows for mais barato que o linux pra só navegar na internet

          3. Repito. Para um governo, a empresa tem que ter a capacidade de cumprir garantias em acordos bilionários. A parceria da Microsoft com a SUSE, não faz dela uma gigante.
            A Microsoft faz parcerias com um monte de empresas pequenas. Inclusive com Startups mundo afora.
            Estou falando que a SUSE, Canonical, RedHat são pequenas? Não! Para nós, reles mortais, são mega corporações. Entretanto, perto da Microsoft (tendo essa como referência) são formigas.

            E os governos precisam de contratos bilionários preenchidos. E as empresa tem que ter capacidade fiscal para garantir tais contratos.

          4. pare de ser binário

            pega a NASA e a ESA, duas agencias espaciais, elas usam tanto linux quanto windows, depende da aplicação

  7. Claro que uma matéria desse em um site desse seria tendenciosa, infelizmente essas coisas acontecem. Sou usuário tanto de Linux como de Windows. Prefiro sim Windows no meu PC pessoal, por motivos pessoais. Mas quando se trata de servidor não tem nem o que dizer. Linux sempre e sabemos que o Linux lidera com grande vantagem esse setor, não tem nem o que discutir. São propostas diferentes para finalidades diferentes.

    1. As pessoas de uma organização não possuem servidores, mas estações de trabalhos, e estas, precisam ser produtivas, e na grande maioria não são consideradas missões de risco, ou seja, ainda que a ilusão da insegurança do Windows seja alguma verdade, com um mínimo de centralização de documentos e ambiente corporativo em distribuído, uma estação com Windows OEM pode ser formatada e recolocada em produção em 30min(geralmente menos), sem perca alguma de dados. E, acompanhada de uma boa orientação, por certo a produtividade será bem maior a este usuário – Leve em consideração que esta adesão leva consigo propostas como Office365, Serviços Azure, etc.. Não há como comparar: Linux é bom, sim, melhor que o Windows? Na totalidade, jamais(ou ao menos, não ainda). PS: uso o Linux desde 98, acompanhando muitas evoluções a cada nova distribuição/versão. Sempre usei muito em servidores, hj, retomando-os após o .NET Core, porém, nas estações de trabalho(como em meus pcs pessoais), não tem como comparar. Windows10 é muito bom, simples, seguro, produtivo, e não tem baidu nem porcaria nenhuma, pois o melhor antivírus é o bom senso.

      1. Concordo bastante com você Carlos! Em estação de trabalho eu pessoalmente prefiro Windows sim. Apesar de sempre ter várias VMs no meu virtual box para trabalho com Linux. O que não gosto são fã boys que nunca utilizaram ou viram uma vez ou dizem que degustaram alguma coisinha e falam que não presta. Prefiro sempre Linux em servidores(Depende do linux também) do que windows server nos meus casos. Vão ver a lista de top 500 servidores mais rápidos do mundo e vejam quantos usam linux e quantos usam windows, acredito que vocês vão se surpreender. Missões críticas em mais de 90% dos servidores usam linux, isso é fato! Poucos são os casos onde existe a opção de rodar algo em linux e o cara coloca em Windows, e quando isso acontece geralmente, quase 100% dos casos, é por que é uma pessoa com pouco conhecimento técnico e tem medo de linux.

        1. Tércio, discordo de um ponto: “quase 100% dos casos, é por que é uma pessoa com pouco conhecimento técnico e tem medo de linux”.. Se o ambiente permite o custo elevado, a MS será considerada pois permite uma gama de serviços robustos, seguros, e hoje, voltados cada vez mais à nuvem do Azure que é algo no mínimo, excelente. Nos outros cenários, sim, o Linux em servidores se sobressai muito, pelo custo! Meu caso inclusive, pois se posso gastar nada para um servidor Linux com .Net Core, pq comprar a licença.

          1. Olá Carlos! Discordo quando você fala que se o ambiente permite custos elevados a MS será considerada. Isso não é uma verdade. Acompanho projetos em que o custo fica na casa de dezenas de milhões, com licenças e hardware, e sempre é colocado Linux. Dizer que o Windows Server será considerado pois permite uma gama de serviços robustos também não é verdade. Se formos contar quantos tipos de serviços existentes entre Linux e Windows o Linux ganha em disparada. Claro. Existe algo que sempre iremos precisar do windows server sim! Tipo, sempre erá um AD, WSUS, e etc, tudo integrado para agilizar e organizar diversos serviços em maquinas clientes, instações e etc. Acredito que toda empresa sempre deverá ter Windows Server sim, principalmente por conta das máquinas clientes que sempre em quase todos os casos serão Windows. Eu meso sempre recomendo para estes fins.
            Agora se você quiser colocar um banco de dados como Oracle, ou um web server e etc. Sempre irei recomendar Linux, claro, distribuições como red hat, centos e oracle linux.

          2. Custos de licenças diretas, relacionadas ao Windows, não de terceiros.. Mesmo assim, servidores windows conseguem entregar o resmo rendimento em bases de dados Oracle, podem trabalhar tanto ou mais quando colocados em cluster tal como Linux, aceitam demandas de missão crítica com mesmo nível de qq ambiente Linux tb, ou seja, o que quis dizer foi, usando um de seus exemplos, se meu servidor é apenas para Oracle Database, tenho duas opções, mas se tenho neste mesmo a necessidade de outros serviços como AD, tenho de considerar o custo da licença, mais o custo de um novo hardware ou o peso do dimensionamento de uma VM, portanto, melhor uma coisa só, e neste caso, o Windows. Bem sabemos que, tanto um ambiente windows quanto linux, mal dimensionado ou parametrizado, terá problemas, mas, estando em conformidade com as cargas exigidas, o resto é folclore e o que resta e decidir o custo. Como eu disse, com .NET Core, posso opinar por um servidor Linux grátis, ou por um servidor Windows pago: adivinha minha opção! Mas, se no ambiente houver a necessidade de outros serviços, como AD, TS, etc.. Aí a escolha pode ser outra. Isso que quis dizer: A depender da necessidade, tenho de pesar o custo total do ambiente, pois se preciso de um serviço que o Linux não entregue, não haverá como ignorar o Windows e, neste caso, pq não portar a ele toda a carga então. Mas, gosto é gosto, o que não concordei é que toda opção por Windows e por falta de conhecimento no Linux.

      2. Seguro não é. Não é questão de bom senso, dá pra pegar vírus por java script em Windows, e pedir que todas as pessoas de um grupo tenham bom senso, é algo complexo. O Windows só tem 2 coisas melhores que linux. O suporte a aplicativos tradicionais e a curva de aprendizado, já que o povo é mais habituado. Se vc instala um Windows em 30min, imagina um linux…

        1. Sr. Lobo, antes de haver um Security Essentials, passei 6 anos sem software anti-vírus ou anti-span ou coisas do gênero, e durante este tempo jamais precisei formatar meu computador por conta de vírus, e jamais deixei de usar a internet ou me privar de algo que era de fato útil. A receita: Bom senso! Meu windows era original, com softwares originais, e downloads de fabricantes. Cuidado com rede sociais(links ou anexos) e cuidado com e-mails(se não conheço, e não tem nada com o que eu preciso ou vivo, ignoro). Faço isso até hoje, e desde o windows 7, nunca mais precisei formatar meu PC por pragas digitais.. Infelizmente, tive de fazer isso para atualizar o Windows! kkk Ironicamente.. Mas é que uso direcionar a pasta users e criar uma junção com a outra partição, e pelo visto, a MS não suporta esta “gambi” para o update.. Vou ter de formatar novamente, pois consegui atualizar para a atualização de Abril, mas meu EDGE não acompanhou a gambiarra e não voltou a funcionar.. kkkk.. Fatos isolados causados pela customização do ambiente, mas vírus, nunca nem vi desde o SP3 do XP.

          1. Um SO tem de ser seguro independente dos hábitos do usuário, inda mais se tratando de ambiente corporativo e diversos funcionários com comportamento distindo. Já no Windows 10 peguei um hansonware, mesmo sem essa promiscuidade alegada por vc e com todo o security essentials existindo. Mas é muito bom culpar o usuário, o mesmo que faz as mesmas coisas no Linux, e não pega vírus. Mas cada um tem seu caminho de aprendizado.

          2. Na minha simples opinião, se a curva de utilização do Linux o fizesse atingir o número de cópias que o Windows hoje, essa segurança estaria tão ou mais em cheque que a do Windows. Era como comparar a segurança do WP e do Android: A qtde de usuários não justifica nem mesmo intenção de se criar um malware para estes usuários. Ora, então os 100% de segurança são verdadeiros? Tenho minhas dúvidas. Paz e bem!

        2. Sr. Lobo, antes de haver um Security Essentials, passei 6 anos sem software anti-vírus ou anti-span ou coisas do gênero, e durante este tempo jamais precisei formatar meu computador por conta de vírus, e jamais deixei de usar a internet ou me privar de algo que era de fato útil. A receita: Bom senso! Meu windows era original, com softwares originais, e downloads de fabricantes. Cuidado com rede sociais(links ou anexos) e cuidado com e-mails(se não conheço, e não tem nada com o que eu preciso ou vivo, ignoro). Faço isso até hoje, e desde o windows 7, nunca mais precisei formatar meu PC por pragas digitais.. Infelizmente, tive de fazer isso para atualizar o Windows! kkk Ironicamente.. Mas é que uso direcionar a pasta users e criar uma junção com a outra partição, e pelo visto, a MS não suporta esta “gambi” para o update.. Vou ter de formatar novamente, pois consegui atualizar para a atualização de Abril, mas meu EDGE não acompanhou a gambiarra e não voltou a funcionar.. kkkk.. Fatos isolados causados pela customização do ambiente, mas vírus, nunca nem vi desde o SP3 do XP.

        1. Primeiramente, a metodologia desses site não é Claro, já que esse site pode estar contando uma VM como um servidor. Ou seja, se um servidor tem 500 VMs Linux, contam como se fossem 500 servidores, quando é apenas um e assim inflando o Linux 🙂

          E segundo, desde 2001 são vendidos muito mais servidores Windows do que Linux, e a própria Oracle admitiu isso em um documento dela: http://www.oracle.com/us/corporate/analystreports/idc-linux-2157541.pdf

          1. Olá Sweet the Fox! Então, hoje em dia tem mais virtualização ok? Isso já é o presente, e você negar isso mostra como você não entende nada 🙂
            500VM contam 500 O.S e não apenas um. Maiores empresas virtualizam tudo hoje em dia.
            E o link da matéria mostra como ambos estão sistemas estão equilibrados hoje em dia. Mas não encontrei na matéria que diz que desde 2001 são vendidos muito mais servidores Windows do que Linux. Apesar de que eu não acho que seja mentira.
            Sempre que se compra servidores hoje em dia, principalmente pensando em virtualizar, colocamos a licença windows e uma VM e criamos mais umas 50 Linux pelo menos 🙂

          2. Na verdade, quem não entende é você. 500 VMs com Linux executando em um servidor não quer dizer que há 500 servidores Linux, meu caro, esses “servidores” simplesmente não existem.

            O que existe é o servidor hospedeiro que está rodando essas VMs, e que algumas vezes são alugados (como os 40% das máquinas virtuais do Azure que rodam Linux em uma plataforma Microsoft: https://www.zdnet.com/article/microsoft-says-40-percent-of-all-vms-in-azure-now-are-running-linux/ )

  8. O grande problema se chama usuários. Quem não sabe usar se dá mal… também sou advogado e jogo xbox e daí, mas faço musicas no Ubuntu… cada um usa o que lhe aprouver, sem necessidade de satanizar um ou outro… podemos viver em comunidade, sabiam!!!!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *