O Playstation está passando por um momento difícil, em que demissões são uma ocorrência diária. Mesmo os grandes nomes da indústria não estão imunes a esse problema, tendo perdido uma porcentagem significativa de seus trabalhadores nos últimos meses. A situação não melhorou no início de 2025, pois mais demissões foram relatadas na Sony.
Caso você não se lembre, a divisão de jogos da Sony sofreu várias ondas de demissões em 2024. A empresa japonesa fechou estúdios como London Studio, Firewalk Studios e Neon Koi. Além disso, demitiu 900 trabalhadores em todo o mundo, o que representa aproximadamente 8% de sua força de trabalho. A Bungie parece estar em apuros. Agora, tudo indica que a PlayStation perdeu funcionários do seu departamento de desenvolvimento de software.
Oscar Diaz, técnico sênior de design da PlayStation, postou uma mensagem preocupante em suas redes sociais. Ele revelou que uma parcela significativa de sua equipe foi demitida esta semana. Especificamente, a equipe de desenvolvimento de software e ferramentas foi a que perdeu funcionários. Até o momento em que este artigo foi escrito, a Sony não comentou o assunto.
Como resultado, as razões por trás da nova onda de demissões são desconhecidas. Diaz começou sua carreira na empresa em 2020. Ele trabalhou no design de ferramentas e processos de software, então não estava diretamente ligado ao desenvolvimento de jogos.
Em sua mensagem, ele pediu ajuda para encontrar um novo emprego, já que ele foi um dos afetados. Ele também expressou sua gratidão pela oportunidade de trabalhar na PlayStation, empresa da qual era fã desde criança.
“A maior parte da minha equipe acabou de ser demitida da PlayStation. Era um sonho poder trabalhar com a Sony na plataforma em que cresci jogando desde o PS1 e contribuir para o PS5, Portal, PS VR2, o aplicativo PlayStation e futuros consoles. Se você conhece alguém que precisa de um engenheiro com experiência em interface de usuário de console nativa, sinta-se à vontade para entrar em contato.”
Seus seguidores lamentaram a notícia e o questionaram sobre os motivos de sua demissão; No entanto, Diaz não respondeu. Diante disso, a comunidade especula que isso se deve à onda de demissões generalizadas que o setor de tecnologia vem sofrendo nos últimos meses.
O PlayStation Studios sofreu recentemente demissões após o cancelamento de vários projetos. Uma das equipes afetadas foi a Bend Studio, que estava trabalhando em um jogo como serviço que nunca foi revelado. Então, a nova onda de demissões afetou os estúdios da Sony?
Como discutimos, a equipe que foi impactada recentemente foi a equipe de desenvolvimento de software e ferramentas. Ele colabora com o PlayStation Studios, mas não faz parte da indústria. Então os estúdios e projetos da Sony estão seguros por enquanto. No entanto, vale lembrar que a empresa passa por uma crise após seu tropeço com jogos como serviço.