O CMA, órgão regulador para a promoção da concorrência no Reino Unido, compartilhou alguns dados relacionados à nuvem de jogos, destacando como em 2022 o Xbox Cloud obteve até 70% do mercado, enquanto o Stadia não passou de 5%.
Os dados vêm diretamente das empresas envolvidas e são para todo o mundo, não apenas para o Reino Unido. Também estão disponíveis informações para 2021 (ano completo) e 2022 (até julho). No caso do Stadia, portanto, a possível queda de usuários nos últimos meses do ano não deve ser considerada, pois o anúncio do fechamento do serviço ocorreu apenas em setembro de 2022.
Então vamos ver os dados de 2021 para a nuvem de jogos:
- Xbox Cloud: 20-30%
- PlayStation Cloud: 30-40%
- Nvidia GFN: 20-30%
- Google Stadia: 5-10%
Aqui estão os dados para 2022 :
- Xbox Cloud: 60-70%
- PlayStation Cloud: 10-20%
- Nvidia GFN: 10-20%
- Google Stadia: 0-5%
- Lua Amazônica: 0-5%
Vamos fazer algumas considerações sobre os dados. O fato de as porcentagens terem mudado maciçamente em favor do Xbox Cloud em 2022 não significa necessariamente que outros concorrentes tenham perdido usuários, mas pode significar simplesmente que a Microsoft viu um crescimento no número de pessoas usando a nuvem para jogar através do Game Pass.
O número de usuários do Stadia pode, portanto, não ter caído muito, mas de qualquer forma nunca parece ter sido particularmente significativo no mercado global. Repetimos que sem dados em valor absoluto fica difícil fazer considerações precisas e o próprio CMA coloca vários asteriscos ao lado dessas informações, sinalizando possíveis erros de contagem. De qualquer forma, podemos dizer que no momento a nuvem ainda não é o método mais utilizado para distribuir videogames e ficar em torno de 5-10% do total claramente não foi suficiente para um serviço como o Stadia.
Também relatamos que, de acordo com o CMA, o Google Stadia falhou porque “faltava pelo menos parcialmente de jogos, o que estava relacionado ao uso do sistema operacional Linux”.