Microsoft: A FTC viola a Constituição ao tentar interromper a aquisição da Activision Blizzard

A Microsoft está travando uma luta árdua contra os órgãos antitruste, em particular com a Federal Trade Commission (FTC) dos EUA, que agora acusa de violar a Constituição para tentar bloquear a aquisição da Activision Blizzard.

Muitos pensaram que a aquisição da Activision Blizzard ocorreria sem problemas e, nos estágios iniciais, eles minimizaram os possíveis riscos. Na realidade está a revelar-se um processo longo e tortuoso, como hipotetizam outros, os mais espertos. Em particular, a FTC decidiu levar o acordo ao tribunal administrativo, efetivamente bloqueando-a. A Microsoft, que no passado manteve um perfil muito discreto em todo o caso, tirando o melhor proveito de uma situação ruim mesmo diante das acusações da Sony, decidiu reagir, afirmando em um longo documento defensivo que a decisão da FTC violaria, entre outras coisas, a quinta emenda da constituição americana (considerada o farol das liberdades individuais).

A Microsoft então reiterou que o acordo deveria ser permitido porque o Xbox e a Activision Blizzard são apenas duas das centenas de editoras de videogames. A acusação contra a FTC pode ser encontrada na página 34, entre vários argumentos contra a ação movida pela FTC, que também reitera o quão limitante é reduzir toda a questão à série Call of Duty: “Xbox quer aumentar sua presença em os jogos móveis e três quartos dos jogadores da Activision e mais de um terço de suas receitas vêm de suas ofertas móveis.”

A própria FTC nos documentos apresentados na Justiça colocou o mercado mobile em segundo plano, quase como se não fosse relevante no negócio, focando na série Call of Duty e no risco de a Microsoft torná-la exclusiva do Xbox, apesar das garantias da Microsoft sobre isso e das tentativas de chegar a um acordo com a Sony.

“A aquisição de um único jogo de um fabricante de console não pode virar uma indústria altamente competitiva de cabeça para baixo”, diz a Microsoft no processo, “particularmente quando o fabricante deixou claro que não vai tirar o jogo de outros”.

Atualmente é difícil dizer se a aquisição da Activision Blizzard, um negócio avaliado em cerca de 69 bilhões de dólares, será efetivada. Porém ficaremos atentos já que a Microsoft tem se mostrado decidida a conquistá-la e a FTC tem perdido a imensa maioria de suas batalhas nos tribunais.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *