Microsoft Andromeda OS e a evolução do Windows Phone

andromeda

Vamos falar sobre o Plano A da Microsoft na atual gestão Satya Nadella, antes, muitos imaginavam qual seria o Plano B caso se o Windows Phone não desse certo, para Nadella, só existe um único plano. Deixando a era Steve Ballmer de lado, vamos entender onde a Microsoft quer chegar com seus dispositivos móveis. Hoje, 19, saíram novas informações sobre o Andromeda e que nós detalharemos um pouco mais sobre isso.

A Microsoft quer mesclar todas as versões separadas do Windows em um sistema operacional unificado, isso foi revelado um ano antes do lançamento do Windows 10 em 2015. Satya Nadella disse durante uma entrevista (e tem reintegrado isso até no mês passado) que “nós racionalizaremos a próxima versão do Windows de três sistemas operacionais separados em um único sistema operacional convergente” [fonte]. Isso é exatamente o que hackers estão observando no código das versões atuais do Windows 10. Nadella não está brincando.

Detalhes sobre como e quando a Microsoft vai simplificar os três principais sistemas operacionais (Windows, Windows Phone e Xbox) um único sistema operacional para todos os tamanhos de tela faltaram até recentemente. A Microsoft ainda oferece suporte e atualizações das edições diferentes separadamente e apesar de todas as edições serem baseadas em um núcleo Universal, são projetos diferentes.

Mas em 2017, aprendemos que a gigante do software pretende trazer o Composable Shell para todas as versões do Windows – nós o chamamos abreviadamente de CShell. Esta Composable Shell irá incluir submódulos separados que fornecem diferentes adaptações na experiência Windows dependendo da forma do dispositivo ou do tamanho da tela.

Com o codinome ‘Andromeda OS’, esta evolução do Windows 10 irá proporcionar uma experiência semelhante em todos as formas de dispositivos, mas mais importante, permitirá que a Microsoft ofereça suporte e atualizações para todos os dispositivos ao mesmo tempo. Graças a nova “Composable Shell” para Windows 10, o sistema operacional irá adaptar-se ao dispositivo em tempo real. Importante, o Composable Shell é esperado aumentar significativamente a funcionalidade de Continuum do telefone, fornecendo um ambiente de desktop mais avançado como incluindo janelas redimensionáveis, barra de tarefas e muito mais.

Andromeda OS, a versão híbrida do Windows 10 para todos os dispositivos, eventualmente chegará aos dispositivos com Windows 10 Mobile nas próximas gerações de dispositivos móveis. Mas a Microsoft continua atualizando os aparelhos, inclusive é esperada que a Redstone 3 chegue aos smartphones após o mês de setembro.

A transição para a nova categoria de dispositivos

De acordo com o Windows Phone Area, a Microsoft está planejando fazer tal transição em quatro passos principais que levarão o sistema móvel atingir o OneCore propriamente completo.

Estamos atualmente ainda na fase 1 com dispositivos móveis tradicionais, executando o sistema operacional móvel – Windows 10 Mobile. Na fase 2, introduzirá o OneCore e smartphones com telas única (smartphones tradicionais) – pode ser o “Celular PC”, inclusive.

No estágio 3 introduzirá o Andromeda para dispositivos não-tradicionais como 2-em-1, enquanto a fase 4 não só marcar o fim da longa transformação, mas também coincidir com um codinome de dispositivo secreto de tela dupla chamado ‘Andromeda’, que pode ser o aguardado Surface Phone. Isso não vai de encontros com os rumores afirmam que tal dispositivo híbrido chegue no final de 2017 ou início de 2018, pois aos outras fases estão sendo desenvolvidas pela Microsoft há anos.

Como você poderia esperar, Andromeda OS será executado em processadores ARM e ou Intel/AMD. Já que a Microsoft anunciou que o Windows 10 funcionará em processadores típicos de smartphones. Dispositivos ARM futuros serão capazes de executarem todos os apps UWP publicados na loja, incluindo Win32 que são convertidos em UWP usando o Projeto Centennial. A ideia final é que o “smartphones do futuro” possa se usado como PC real, com ou sem Continuum, ou seja, com ou sem uma tela externa.

O Andromeda OS, a grosso modo, seria uma fusão entre o Windows Phone e o Windows 10 com adaptações na interface para que tudo funcione nos conformes, seja utilizando tais aparelhos como smartphones ou como PCs completos. Além disso, ele será mais valioso para dispositivos híbridos, inclusive dispositivo com o Surface Pro (2 em 1), mas seu ponto principal realmente é estar atrelado ao nascimento do Surface Phone.

O Andromeda tem evoluído muito nas últimas builds do Windows 10 Redstone 3, e é justamente por isso que esta matéria foi feita, vamos ter falar mais sobre isso daqui para frente.

68 comments on “Microsoft Andromeda OS e a evolução do Windows Phone

  1. Mais uma vez separam os sistemas, engraçado que o próprio Nadella disse que o Windows 10, Windows 10 Mobile são um único sistema, estranho abordarem isso e separar de novo os sistemas. Pois o OneCore é o mesmo, então tudo é o mesmo, o que muda é a interface e recursos, pois o Windows 10 completo é completo pois tem a sua disposição Hardware potente para isso, pois até mesmo o PC de 4 GB de RAM roda perfeitamente ele…

    1. Mano, parem com isso… não é porque compartilham partes do kernel e APIs que são um único sistema.

      Cada vez que vocês falam isso Temer ganha 500 mil em propina.

      Dizer que o Windows Phone está em transição pra seja o que for é a mesma coisa falar que o Surface RT com o Windows 8 RT virou Surface Pro com Windows 10.

      1. Entendi, então mande um e-mail para Nadella dizendo para ele que não são o mesmo sistema, e que ele é mentiroso, eu prefiro acreditar no que ele diz, do que em você que não é quem desenvolve o sistema.

    1. Na boa gente, vão pra outros sistemas, esse negócio de ‘soon’, ‘no momento certo’…já deu. Deixa a Microsoft terminar e pronto, vão se aventurar em outros mares…

    1. Não tentei mais conectar meu pc à minha smart tv depois da Creators. Será que consigo (não estava conseguindo, meu 640 XL espelha perfeitamente, mas meu PC não)?

  2. “Garoto de 11 anos descobre como trazer apps para Windows 10 Mobile, salva a plataforma e intriga cientistas e Google e Apple estão com medo de fechar. Clique aqui (Empiricus).”

  3. Nunca li tanta informação desencontrada numa única publicação!
    Joe Belfiore à Business Insider durante a Build 2017 explicou a avaliação da Microsoft.
    http://www.businessinsider.com/microsoft-fluent-design-system-2017-5

    O erro da Microsoft, segundo a declaração de Belfiore estava no Design e agora eles buscam corrigir esse erro a partir de uma nova postura: redesenhar o Windows interface desktop para que essa possa ser levada aos mais diversos aparelhos.

    Como o tempo é o Senhor da razão, a visão que a Microsoft passa a adotar é a que defendi em 2015 e que causou toda revolta, inclusive dessa página.

    Não tem essa de Andrômeda, Shyriu ou Ceya, por favor, tratem desse tema de forma respeitosa.

      1. Não tem essa de me “peitar” ou não, mas publicam matéria contrária à declaração dos Diretores da Microsoft baseado em publicações rasas da internet.
        Aí não dá.

          1. Pode ser.
            O Windows irá mudar.
            A interface será refeita para que seus elementos possam ser utilizados em diferentes aparelhos e métodos de interação e entrada de dados.
            A experiência Desktop será modernizada e adaptada a todos os aparelhos Windows. Ponto final. Quem declarou? Joe Belfiore, diretor geral de Design.
            Então, como eu escrevi em 2015, finalmente a Microsoft NÃO quer mais um Windows mobile, sistema com diferentes princípios de composição.
            Essa nova proposta já está sendo refeita e testada através do OneNote atualizado essa semana aos que ativarem “Habilitar Nova Experiência de Uso” nas Configurações.
            O objetivo passa a trabalharem sob UX baseada em Composite Layout. Ponto final.
            Após chegarem a uma aprovação, eles virão com o remodelado Windows universal e pesado no Mobile. Ponto final.
            Agora fica a imprensa, especialmente a estadunidense, enchendo com esse tema publicando informações deturpadas.

          2. Joe Belfiore: “Realise the change as a journey.”

            A profundidade das alterações serão implementadas num período de 24 a 36 meses.

      1. Não há Projeto Andrômeda. Andrômeda foi a referência realizada pelos engenheiros a algumas Library mobile que estão sendo introduzidas na versão unificada do sistema. Só. Essa informação o mundo já conhece desde que Nadella ascendeu a CEO.

        1. Blza. De qualquer modo acho que está na hora de deixar de visitar esse blog, muito rolo para quem procura uma fonte de informação confiável simples e direta.

          1. Está foda mesmo, queria uma fonte mais segura que assumisse os fatos sejam bons ou ruim (e não tentar sempre limpar a barra e amenizar). E um texto melhor elaborado e com concordância seria bônus 🙂

  4. Caso o merdella tivesse certeza que este seria o caminho, teria colocado e divulgado este objetivo.

    Ainda mais ele, a bibinha chegada a um holofote…

    Este é apenas mais um remendo, mais uma tentativa de fingir, e iludir os touxas, de que não está mais perdido que cego em tiroteio.

    OU SEJA MUITOS ANOS DEPOIS,
    OS ENGENHEIROS CONSEGUEM AVISTAR UMA POSSIBILIDADE DE SALVAR A SITUAÇÃO,

    E O IMBECIL QUE DEU ANOS DE PREJUÍZOS A EMPRESA, USUÁRIOS, CLIENTES, PARCEIROS COMERCIAIS, ETC ETC ETC

    SAI DE BAIXO DA ESCURIDÃO AONDE SE ESCONDE, PARA FALAR

    ESTÁ AQUI !

    É ISTO QUE EU TINHA PROGRAMADO DESDE QUE MANDEI O BALLMER TOMAR NO C#
    ,,
    ASSINADO: merdella

      1. Cara como está atualmente o windows 10 mobile. Desde a loja, suas funções (comparadas aos concorrentes) e sua fluidez?
        Não vejo a hora dessa parada do onecore sair do papel de uma vez e ser como eles vem prometendo, porque gostaria de voltar ao windows “phone” mas tenho receio de comprar um smartphone agora e no fim nessa mudança acabar ficando sem atualizar.

        1. Olha, eu gosto bastante. Mas não sou um usuário que exige muito de um smartphone. Não gosto de jogos e nem de acumular apps. Gosto da simplicidade e do modo escuro de tela. Mas os apps básicos como Instagram, WhatsApp e Facebook não tem todas funções dos mesmos para Android. Isso é bem chato. Concordo com vc em esperar mais para comprar um Windows 10 mobile ou qualquer outro OS que a MS venha lançar para smartphones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *