Microsoft: aquisições direcionadas contra a Sony, para evitar que ela fosse problema no mercado de assinaturas

Em 2019, a Microsoft acreditava que as aquisições deveriam servir não apenas para fortalecer o Xbox Game Pass fazendo-o crescer, mas também para evitar que a Sony entrasse no mercado de serviços por assinatura.

Em um e-mail da época, podemos ler que Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, incentivou Tim Stuart, CFO da Microsoft, a gastar grandes somas na aquisição de conteúdo para vencer a Sony em serviços de assinatura. O e-mail surgiu entre os documentos apresentados durante o julgamento entre a Microsoft e a Federal Trade Commission, órgão antitruste dos Estados Unidos, sobre a aquisição da Activision Blizzard.

Booty escreveu, referindo-se a gastar $ 2 bilhões ou $ 3 bilhões em 2020 para evitar que os concorrentes alcancem quantidades de conteúdo em uma data posterior: “Nós da Microsoft estamos na posição única de poder gastar dinheiro para deixar a Sony do mercado… Neste ponto, é virtualmente impossível para qualquer um iniciar um novo serviço competitivo de streaming de vídeo.” Na segunda frase, Booty refere-se a concorrentes como Sony, Amazon e Google. Segundo o executivo do Xbox, no entanto, apenas a Sony poderia ter criado um serviço que pudesse competir com o Game Pass:

“Nos videogames, o Google está a três ou quatro anos de ter um estúdio funcionando. A Amazon tem se mostrado incapaz de lidar com conteúdo lúdico. O conteúdo é a única proteção que temos, no sentido de um catálogo que roda em máquinas de geração atual e com a capacidade de criar novos. A Sony é realmente o único outro concorrente que poderia competir com o Game Pass e temos uma vantagem inicial de 2 anos e 10 milhões de assinantes.’

O e-mail é particularmente interessante para ser escrito antes de grandes aquisições da Microsoft, como a da Zenimax e a da Activision Blizzard. Ele também tem um aspecto potencialmente perigoso para o processo, embora muito antigo, porque mostra a disposição da Microsoft de atacar o mercado de serviços de assinatura relacionados a videogames fortemente, crescendo a um ponto em que é impossível para qualquer outra empresa competir no mesmo campo.

 

 

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