Microsoft confirma que milhões de PCs nunca receberão a atualização Creators do Windows 10

creators

Esta semana nos chegou uma controvérsia: usuários do Windows 10 com determinados processadores Intel Atom não iriam conseguir instalar a atualização Creators (também conhecida como Redstone 2); casos eles tentassem, iria aparece um erro que o Windows 10 não é compatível com seu sistema.

O problema parece estar localizado nos processadores de Atom Clover Trail, lançados entre 2013 e 2014; em particular, falamos sobre notebooks/tablets “dois em um” com o processador Atom Z2760, Atom Z2520, Atom Z2560 e Atom Z2580.

Fim do suporte?

Isto poderia não seria um grande problema, mas existe um detalhe; Desde quando a Microsoft mudou o modelo de suas atualizações, cada versão do Windows 10 só terá 18 meses de suporte técnico. Uma vez findo esse prazo, se nós não estivermos atualizados com a última atualização do sistema, obviamente ficaremos sem suporte.

Por exemplo, a atualização de Aniversário, que foi lançada no ano passado, não receberá mais atualizações no início de 2018; a solução é instalar a atualização de Creators para continuar recendo os updates.

No entanto, a Microsoft confirmou que haverá muitos usuários nunca receberão a Creators; mesmo que seu sistema seja compatível com o Windows 10, a atualização Creators introduz alterações incompatíveis com esses processadores.

Se você estiver usando um sistema com processador Intel Atom Clover Trail, provavelmente veio com Windows 8.1 pre-instalado; Graças a promoção da Microsoft, foi possível fazer o upgrade para o Windows 10 gratuitamente. Contudo, os usuários que fizeram esse “pulo” ficariam sem suporte daqui a poucos meses, seu sistema estaria inseguro; por outro lado, o Windows 8.1 o suporte acaba só em 2023. Justo isso?

Microsoft não desiste dos usuários

central-acoes-rs3

Felizmente, a Microsoft também anunciou que ela não vai deixar esses usuários na mão; Então anunciou uma exceção para a regra, e continuará a fornecer suporte para a atualização de Aniversário até 2023, se usamos um processador Intel Atom Clover Trail. Desta forma, teremos o mesmo suporte como se tivéssemos com Windows 8.1.

Isto é uma ótima decisão da Microsoft; Embora que o problema venha da Intel, que precisa atualizar esses processadores com novos drivers para serem compatíveis com a atualização de Creators.

Então os usuários destes processadores não receberão as novidades da Creators Update, ou Fall Creators (Autumn ou Redstone 3), nem Redstone 4, e assim por diante. Mas pelo menos irã receber patches de segurança, e isso não deixa de ser uma vitória.

71 comments on “Microsoft confirma que milhões de PCs nunca receberão a atualização Creators do Windows 10

  1. A bem da verdade o usuário corporativo “comum”, ou seja, aquele que acessa seus e-mails, suas planilhas, seus documentos, usa o Skype, usa o ERP da sua empresa, etc. nem precisa tanto assim das, digamos, “frescuras & perfumarias” das novas versões. Tendo as atualizações de segurança é o suficiente, e até é melhor: cada atualização o W10 fica mais e mais pesado, lento ao iniciar/desligar, etc.

      1. Até pode ser, mas para NOSSA realidade temos que buscar alternativas, concordas? E não, o sistema fica pesado sim: cada atualização, cada “remendo” de segurança equivale a mais linhas de código, que aumentam os GB do SO, que impactam em mais tempo de carga de todos os serviços, etc. Isso não é ficar mais “pesado”? Isso independe da máquina ser antiga ou não.

        1. Tem computador hoje iniciando o Windows 10 em 5 a 10 segundos. Eu sei que é chato para muitos já que trocar de computador no Brasil é complicado, porém em vários mercados a realidade é bem diferente, mercados esses que não acompanhamos.

          As alternativas que eu recomendo é:

          1° parar a iniciação de alguns programas.
          2° desativar vários outros.
          3° Recomendo muito algumas pessoas a usarem o Linux se forem ter o PC só para coisas básicas ou mesmo o Windows 7 ou 8.1 (já que tudo funciona neles) que ainda esta em suporte para atualizações de segurança.

          1. Uma alternativa então também é investir cada vez mais em memória SSD pelo menos para o SO & aplicativos, concordas?

          2. Sim mas o problema maior é o lugar onde moramos viu, esses componentes são caros aqui.
            Na Amazon um da Kingston de 480Gb custa já convertido uns R$ 480,00 reais aqui no brasil é mais que o dobro em algumas situações.
            Quem pode atualizar, eu recomento de mais pois a experiência sobe de nível.

  2. Isso porque o processador Atom é focado no mobile (tablet e notebooks)… e isso porque a MS falou que ia focar no mobile.

    Imagine se o foco não fosse no mobile.

    1. Nossa amiguinho…

      Imagina que a Intel disse em 2016 que não lançaria mais processadores Atom no mercado. Como é que a Microsoft deve dar suporte ao chip se a produtora abandou?

      Microsoft vacilona né, foda.

        1. mano se não cansa de falar merda? como a microsoft dará suporte a um processador q nem a intel quer lançar driver? rodar em modo de compatibilidade e perder desempenho? kkk vc é uma criança mesmo

          1. Retardado é você que sempre defende a MS a qualquer custo… mas usa Android aheuaheuahueahueh

          2. Você fala que android e ios são uma bosta, que wm é mágico…. mas na hora de usar o wm, prefere o android

            patético

          3. Mesmo que eu usasse android o tempo todo seu idiota, não impediria de gostar da Microsoft, ou para você eu usar uma coisa tenho que não gostar da outra?

            Patético.

          4. eheheh tá bom cara, você comprou um Google Pixel e um Apple iPhone só pra conhecer

          5. Você dizer “Você mente” para outra pessoa é a mesma coisa que o Cunha chamar outro politico de corrupto.

            Cadê o blog português?

          6. KKKKKKKKKKK Já disse para relaxar.
            Vou postar quando for apropriado pois ai vou cutucar uma outra pessoa junto.

        2. Vamos lá amiguinho.

          1° A Intel pressuponho que saiba descontinuou os chips e não esta atualizando os drives dos mesmos.
          2° O sistema sempre evolui e a Microsoft para suportar teria que limitar o sistema por conta disso?

          Sky a TV por assinatura.

          1. Então meu i5-4670 que teve suporte da Intel encerrado na sexta-feira passada também vai ficar sem atualizações do Windows?

          2. melhor pegar os drivers enquanto tem disponivel. depois, só ficando com o legados ou em sites estranhos.

          3. PC é diferente. Tem um monte de driver padrão do Windows que vem da época do Vista. Só ver as datas de lançamento.

          4. Processador da 4° geração lançado em 2013 assim como os Atoms, caso o Windows tenha alguma novidade que seu processador não suporte vai ficar de fora também.

            Seria culpa da Intel por encerrar o suporte ou da Microsoft por sempre estar melhorando o sistema?

          5. Ah claro, um processador desse não aguenta o Windows.

            Para de ser burro cara. O Atom não vai receber atualizações porque é fraco, não porque é velho.

            Tem nego usando i7-2770K até hoje.

          6. Vocês tem uma mania estranha de entender as coisas.

            Vamos lá:

            Segundo a Microsoft.

            “Os dispositivos que utilizam processadores Atom Clover Trail necessitam de suporte adicional para o hardware para que seja proporcionada a melhor experiência de actualização possível para a última versão do Windows 10, a Creators Update. Contudo, estes sistemas já não são suportados pela Intel e sem suporte necessário ao nível dos drivers, não poderá ser possível transpor o Windows 10 Creators Update para estas máquinas sem que o desempenho seja impactado negativamente.”

            Ela esta encerrando suporte por conta de driver e não por ser fraco (se bem que a linha atom nunca foi referencia em desempenho), se o seu i5 ou o i7 precisarem de suporte adicional e a Intel não fizer vai ser o fim.

  3. isso é algo que já sabia com meus dispositivos Atom aqui. (sim, tenho mais de 1)
    mas voltar ao 8.1 é muito tosco, por tais e quais problema preexistentes.
    de qualquer forma, é um bom aviso. hoje, o Atom só é bom para poucas coisas, pois tem pouco poder de processamento.

  4. Essa notícia é fogo de palha. Os Atom são muito fraquinhos. Um dia cessaria o suporte por defasagem tecnológica mesmo.

    É melhor as pessoas entenderem o quanto antes que o fato de a Microsoft ter dito que o Windows 10 seria a versão definitiva do Windows NÃO implica que em 2050 uma máquina de hoje vá conseguir rodar o SO atualizado. Obsolescência tecnológica existe. Até pq a empresa de um certo robozinho verde não libera atualizações recentes pra smartphones praticamente novos, coisa de dois ou três anos, com a desculpa de que as OEMs é que são as responsáveis pela distribuição dessas atualizações. Então é ok eu andar com sistema desatualizado e vulnerável só pq o modelo atual não tem grande vantagem de processamento sobre o antigo, o que não me motiva a trocar de aparelho?

    Isso ocorre nos aparelhos da marca da maçãzinha tb. Enfim…

    1. Se mantiverem as atualizações de segurança, aí tudo bem (no caso, a MS vai manter, mas salientou que é uma exceção).
      Isso gera um pouco de insegurança. Nas versões anteriores do Windows tínhamos 10 anos de suporte, o XP teve mais ainda…

      1. Sim mas aí entra a necessidade de alguém esclarecer pro público que o Windows tem sido uma plataforma muito estável desde que implementaram o kernel NT (que acho que foi no 2000 como híbrido entre o anterior e o NT). Como eu respondi pro Victor Hugo, se vc olhar a lista de drivers de sistema do Windows, a imensa maioria é da época do Vista. Os drivers mais atuais geralmente são os OEM dos fabricantes de hardware e periféricos. Esse tipo de coisa é que dá estabilidade, considerando que as CPUs x86 não tiveram grandes avanços nos últimos anos, devido à estagnação do mercado.

        O Atom já estava com os dias contados qdo os processadores ARM começaram a ficar mais rápidos, pq os ARM consomem muito menos, o que é crucial no setor mobile. x86 é bom qdo a máquina precisa de poder, não tanto qdo precisa de eficiência. E com essa possível parceria entre a Microsoft e a Qualcomm pra tentar resgatar alguma fatia do mercado mobile, creio que o foco da Microsoft em relação a essas máquinas de baixo consumo vai ser todo no ARM.

        1. A bem da verdade o mercado de hardware meio que “estagnou” porque hoje em dia o GRANDE gargalo de uma máquina não é o processador, a memória, a placa de vídeo, etc, mas sim o HD… esse velho HD mecânico chegou quase no seu limite de velocidade, ou pelo menos não consegue acompanhar a evolução dos outros componentes (do software nem se fala…). Por isso que disse lá embaixo que o futuro (ainda é muito caro) estará num PC com memória de armazenamento principal local (não falo da nuvem)100% SSD…

          1. Você compra um laptop mediano novo, todos só vem com HD. Só servem pra você retirar o drive de dvd e instalar o ssd.

          1. O que ditou o fracasso do Vista foi justamente o mercado, ora pois! O sistema era ruim mas os novos recursos não foram bem aceitos.

  5. As pessoas querem que um processador de 2013 tenha como receber suporte num sistema de 2018. Gente… troca de máquina.
    Imagina se a Microsoft tivesse que dar suporte a quem ainda insiste em usar Windows 98. (To falando de outro caso.)…. Que ridículo.
    As coisas mudam…. Quando eu ainda usava Windows 95 eu ouvi um amigo meu falar que um ano pro mercado de informática é uma eternidade… Agora imagine cinco anos.

    1. Quem comprou um PC com Windows XP no fim de 2001 teve suporte até 2014. Acha justo perder um suporte com tão pouco tempo? Mantenha as atualizações de segurança, mas o sistema simplesmente deixar de funcionar é sacanagem. Ainda bem que a MS abriu exceção.

    2. É meu amigo, mas em muitas empresas a coi$a fede… daí partimos para pessoas ainda usando XP (sem falar em 7 e 8.1), instalações piratas (para baratear onde pode)… veja bem: Não estou dizendo que isso é certo mas na nossa realidade as coisas estão cada vez mais “digitais”, mais “on-line” mas o “retorno” disso não se reflete na contabilidade da maioria das micro/pequenas empresas…

  6. Ahh ta, achei que os Cherry Trail, x5 e x7 ficariam de fora. Os únicos híbridos que eu vejo pra comprar são com eles, e parecem ser muito bons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *