A Microsoft anunciou que DirectStorage, um recurso anteriormente dedicado ao Xbox Series X|S, também chegará ao PC, podendo ser suportado também por SSDs NVMe com interface PCIe 3.0, levando a uma melhoria substancial no desempenho em termos de gerenciamento de dados e um alívio da carga de trabalho na CPU.
DirectStorage é um componente central da Xbox Velocity Architecture e é uma interface de programação de aplicativo (API), que é uma ferramenta de software pronta que os desenvolvedores podem usar para tirar proveito de determinados recursos do hardware com o qual estão lidando. No Xbox Series X|S isso foi integrado imediatamente nas ferramentas de desenvolvimento do console, já que a arquitetura do hardware foi projetada para trabalhar nessas características, mas no PC a questão é mais complexa, dada a diversidade de configurações possíveis.
Durante o GameStack Live, a Microsoft anunciou que trará a ferramenta dentro das atualizações do DirectX 12. Ela também será estendida para dispositivos que não são necessariamente muito recentes, pois também inclui SSDs NVMe PCIe 3.0 e qualquer GPU que nativamente suporte DirectX 12 , portanto da série Nvidia GTX 600 e AMD Radeon HD 7000 em diante.
O objetivo do DirectStorage é reduzir a sobrecarga no gerenciamento de dados do arquivo e nas operações de E/S em geral, liberando a CPU de grande parte dessa carga de trabalho. A ferramenta implementa uma série de operações automatizadas e paralelas para realizar solicitações em lote do arquivo.
Microsoft DirectStorage do Xbox Series X|S também no PC, tempos de carregamentos reduzidos com SSD PCIe 3.0https://t.co/D72xUM2aOT pic.twitter.com/swOou5pvGU
— Windows Club (@WindowsClubBr) April 21, 2021
Como você pode ver na imagem acima, a ideia é deslocar a carga de trabalho para a memória de vídeo da GPU: em vez de fazer com que a CPU execute a descompressão de dados em conjunto com a movimentação destes para a RAM, as pilhas otimizadas do arquivo (que deve ser configurado previamente), vá diretamente para a RAM e de lá para a memória de vídeo da GPU, onde ocorre a descompressão com o apoio da CPU, também porque as placas gráficas podem suportar larguras de banda muito maiores. Tudo isso resulta em melhores resultados em termos de streaming de dados e tempos de carregamento, reduzindo operações redundantes e mantendo a CPU mais livre.
Esta aproximação dos recursos do Xbox Series X|S com o PC tende a favorecer aos jogadores e facilita o porte de jogos de uma plataforma para outra.