A decisão da Comissão Europeia sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ainda terá de esperar, uma vez que o antitruste europeu pediu o adiamento da decisão final do caso para 25 de abril.
A resposta final da UE era esperada para cerca de 10 de abril, mas a Comissão solicitou uma extensão final de duas semanas para fornecer a resposta final, que deve, portanto, chegar em 25 de abril de 2023. Isso é justamente uma véspera do prazo também estipulado para o CMA, órgão antitruste do Reino Unido, que deverá dar sua resposta definitiva no dia 26 de abril.
A hora de conhecer os desdobramentos da famosa aquisição, ainda na balança com as autoridades antitruste da União Européia, Reino Unido e Estados Unidos, que devem dar a conhecer suas decisões finais, e sim, está demorando demais devido a grandiosidade da compra.
(FYI) The European Commission has delayed the date of its final decision to April 25th
They want 10 more working days to decide under Article 10(3)2 on 01.03.2023
Just 1 day before the final decision of the CMA which is April 26th pic.twitter.com/HCRMW5dfgS
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) March 1, 2023
Tanto a União Europeia como a CMA já recorreram a todas as prorrogações possíveis (8 semanas para a CMA e 20 dias úteis para a CE), pelo que a resposta definitiva de ambas terá de chegar, respetivamente, a 25 e 26 de abril, que se esperam como dois dias particularmente intensos para quem acompanha a história há vários meses.
Desta forma, o calendário muda com as próximas datas importantes para a aquisição, pelo menos no que diz respeito ao prazo das decisões da União Europeia e do Reino Unido, aguardando ainda a conclusão da batalha com a FTC que, no entanto, este ponto pode ser de importância secundária, com base no desenvolvimento do antitruste no Velho Continente.
Entretanto, realizou-se no dia 21 de fevereiro, em Bruxelas, uma reunião decisiva sobre a aquisição, com a presença da Microsoft, Activision Blizzard, bem como da Sony e outras empresas, na tentativa de encontrar uma solução para a transação. A Microsoft fechou acordo com a Nintendo e NVIDA, mas o Playstation se nega a aceitar a aquisição.