A aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft está se esgotando: os dois lados concordaram com o prazo de 4h de hoje, 19 de julho de 2023. O que pode acontecer agora? Existem apenas duas possibilidades.
A primeira é que, como sugerem alguns rumores, a Microsoft está pedindo para estender o prazo máximo para fechar a aquisição, para poder chegar a um acordo com o Reino Unido e concluir a operação em todos os principais mercados (e órgãos reguladores relacionados).
A segunda possibilidade é que a empresa de Redmond decida anunciar a conclusão da transação, que passará a operar praticamente em todo o mundo, exceto no Reino Unido.
Microsoft’s proposed Activision Blizzard deal has missed the original deal deadline and ticked over into July 19th. Now we wait to see if there’s an announcement of a deal extension or just an understanding neither side will walk away from this transaction https://t.co/pKk9KmsbYG
— Tom Warren (@tomwarren) July 19, 2023
Embora certamente não seja ideal, a hipótese de uma aquisição concluída apesar do parecer negativo da CMA é plausível, especialmente se a alta direção da Activision não aceitar o adiamento, temendo a multa de 3 bilhões de dólares que a casa de Redmond se comprometeu a pagar caso de insucesso da operação.
Nesse caso, a Microsoft seria obrigada a vender a divisão de nuvem para outra empresa no Reino Unido, para evitar as acusações de possível monopólio que levaram ao bloqueio da aquisição no Reino Unido. No restante do mundo já está aprovado e a Microsoft não precisa vender nada.
Qualquer que seja a decisão tomada pelas partes, ela provavelmente será anunciada em breve.