Microsoft e Activision: processo da FTC serve para impedir acordo com a UE, relata Bloomberg

A Bloomberg publicou um novo estudo sobre o famoso caso da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, segundo o qual algumas fontes próximas ao assunto teriam afirmado que o processo da FTC contra a casa de Redmond teria o objetivo de impedir o acordo que a Comissão Europeia se preparava para assinar.

Embora um pouco esperado, o processo da FTC veio muito antes do que a Microsoft esperava e também em comparação com o cronograma padrão desses casos, em que o processo representa uma espécie de último recurso a ser usado quando se aproxima o prazo dos acordos, então neste caso, era esperado para perto do final do ano.

Segundo relatos da Bloomberg, porém, a manobra teria sido decidida praticamente poucas horas após um contato direto entre a FTC e a Comissão Europeia, já que esta última demonstrou disposição em aceitar um acordo com concessões para aprovar a aquisição da Activision Blizzard.

Nesse ponto, a FTC teria decidido agir rapidamente, processando a Microsoft nos estágios ainda preliminares do estudo de aquisição. De acordo com o especialista antitruste Barry Nigro, da Fried Frank Harris Shriver & Jacobson LLP, essa transação acelerada seria projetada para “ultrapassar a Europa em uma tentativa de mudar a narrativa”.

Desta forma, a aceitação da proposta da Microsoft pela Comissão da UE seria mais difícil, ao contrário, se isso já tivesse acontecido, representaria um importante precedente que poderia desacreditar a causa da FTC. Neste último, a FTC disse que a aquisição permitiria à Microsoft ” suprimir a concorrência no console Xbox, assinatura de videogame e negócios de jogos em nuvem”.

Nesse ínterim, pelo contrário, vimos que a audiência da FTC está marcada para agosto, mais tarde do que o esperado, então o assunto vai se arrastar por muito tempo. De acordo com vários especialistas antitruste, o trabalho da FTC está ligado ao desejo de mudar o atual cenário do mercado.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *