Microsoft e Activision: sindicato AFL-CIO também é a favor da aquisição

Outro sindicato americano de trabalhadores, o AFL-CIO, alinhou-se a favor da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, consolidando assim a visão positiva da operação pelo menos por parte dos funcionários da empresa, ainda que não pudesse ser decisiva para o sucesso da negociação.

“É decepcionante que a Federal Trade Commission (FTC) esteja processando para bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, um acordo que poderia criar uma empresa mais forte e proteger os consumidores, ao mesmo tempo em que capacita os trabalhadores”, afirmou, que critica o trabalho da FTC e seu novo processo contra a Microsoft. “Em qualquer aquisição, há muitos fatores a serem considerados, mas as necessidades dos trabalhadores devem sempre ser levadas em consideração.”

Quando os trabalhadores conseguem se unir e defender seus direitos, isso cria uma cultura que verifica e equilibra o equilíbrio de uma empresa, o que acaba beneficiando os consumidores e o público em geral.

A proposta de aquisição da Microsoft daria aos trabalhadores da Activision Blizzard a liberdade de ingressar em um sindicato por meio do Acordo de Neutralidade, dando-lhes o poder de construir uma empresa mais forte que permita policiar quaisquer práticas antiéticas, uma vitória para trabalhadores e consumidores.

Depois de já ter visto a CWA (Communications Workers of America) se posicionar abertamente ao lado da Microsoft com uma declaração declarando apoio à aquisição, a AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais) também segue a mesma posição, sobretudo graças ao pacto de “neutralidade laboral” que a Microsoft já celebrou com os parceiros sociais tendo em vista a aquisição. Trata-se de um acordo que prevê essencialmente o reconhecimento oficial dos trabalhadores para optarem por se fazerem representar por um sindicato ou poderem constituir uma associação de trabalhadores para defesa dos seus direitos.

A questão não é nada óbvia, pelo menos no atual sistema trabalhista nos EUA e especialmente no que diz respeito às grandes empresas do setor de videogames, onde o fenômeno da “sindicalização” ainda não se instalou e está se espalhando nos últimos anos.

Em junho passado, a Microsoft chegou ao acordo de neutralidade com os trabalhadores da Activision Blizzard, que basicamente estabelece em cinco pontos a possibilidade de filiar-se a um sindicato ou formar um e usar esse sistema para negociações com a Microsoft.

Esse acordo já está em uso na Microsoft e também em algumas das equipes de desenvolvimento do Xbox Game Studios, e se estenderia à Activision Blizzard dentro de 60 dias após o fechamento da aquisição. O apoio dos sindicatos à aquisição é um sinal forte pelo menos no que diz respeito à voz dos trabalhadores.

A AFL-CIO é a maior federação de sindicatos dos Estados Unidos. É formado por 56 sindicatos nacionais e internacionais, representando juntos mais de 12 milhões de trabalhadores ativos e aposentados.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *