Microsoft e Activison: CMA teme que o Xbox Game Pass possa crescer muito

A britânica CMA (Competition and Market Authority) teme que a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft possa fazer com que o valor do Xbox Game Pass cresça demais, a ponto de criar o monopólio de serviços similares e reduzir a concorrência.

De acordo com o relatório publicado hoje pela CMA, o Game Pass tem uma posição predominante no cenário de serviços de assinatura e seus rivais são significativamente menores em termos de assinantes e ganhos, além de ter uma popularidade menor e um catálogo menor. A preocupação da agência britânica é que, com a aquisição da Activision Blizzard, o serviço possa crescer a tal ponto que “crie barreiras à entrada de rivais, reduza a concorrência e aumente significativamente o poder de mercado da Microsoft”.

“O Game Pass detém uma forte posição em serviços de assinatura de vários jogos antes da aquisição e a maioria de seus concorrentes é significativamente menor em termos de usuários e receitas”, diz o documento da CMA.

“A maioria dos rivais do Game Pass não tem a popularidade e a variedade de conteúdo que o Game Pass pode possuir após a aquisição. Dada a importância do conteúdo da Activision, os rivais atuais e futuros podem ser afetados por qualquer estratégia de encerramento usando esse conteúdo.”

“Os serviços de assinatura de vários jogos são um mercado nascente que mostra efeitos diretos e indiretos. A combinação do Game Pass com o catálogo de jogos principal da Activision pode reduzir substancialmente a concorrência após um encerramento total ou parcial, ou uma combinação de ambos. Isso pode aumentar as barreiras à entrada, reduzir o número de concorrentes para um ou apenas alguns provedores, e aumentar significativamente o poder da Microsoft no mercado. A aquisição pode ter esse efeito, ou pelo menos acelerar o processo, privando os consumidores de um período maior de competição entre as plataformas.”

Em outra seção do documento, a CMA afirma que, mesmo segundo terceiros, a aquisição aumentaria bastante o custo-benefício do Game Pass.

“Os jogos primários da Microsoft não estão disponíveis em nenhum serviço de assinatura que não seja o Xbox Game Pass, mesmo quando esses títulos estão disponíveis para compra em consoles rivais. Os documentos internos da Microsoft destacam ainda mais seus incentivos para encerrar rivais em serviços de assinatura de jogos.”

“Terceiros disseram à CMA que a Microsoft se beneficiaria ao tornar o conteúdo da Activision exclusivo para o Game Pass, e isso estaria alinhado com a atitude da Microsoft em relação a aquisições anteriores, incluindo a da ZeniMax Media”.

Deve-se dizer, no entanto, que o que o CMA disse não é inteiramente verdade. Por exemplo, Deathloop está disponível há algumas semanas no catálogo PlayStation Plus Extra, enquanto Fallout 4 está incluído na coleção PlayStation Plus. Por outro lado, também deve ser considerado que a inclusão dos títulos da Bethesda nos serviços da Sony decorre de acordos firmados anteriormente à aquisição pela Microsoft.

Não são apenas as únicas dúvidas da CMA em relação à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. O antitruste do Reino Unido teme que Call of Duty possa se tornar um exclusivo.

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