Você já foi pego pela renovação automática de assinaturas no Xbox? Conhecemos a dor, às vezes as coisas podem ser um pouco mais complicadas de cancelar do que deveriam. Bem, parece que a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido concorda, pois “identificou preocupações” relacionadas a algumas políticas do Xbox.
Como resultado, a autoridade entrou em contato com a Microsoft e o detentor da plataforma agora está fazendo alterações na maneira como as coisas funcionam. Muitas dessas mudanças giram em torno da transparência, com a Microsoft pedindo para ser mais direta com informações sobre renovações automáticas, reembolsos e muito mais.
A Microsoft agora “fornecerá informações mais transparentes e antecipadas para ajudar os clientes a entender sua assinatura no Xbox”. Essas informações incluem detalhes sobre datas de renovação, custo e até mesmo como solicitar um reembolso se você renovar acidentalmente uma associação.
Há mais aqui também e, novamente, gira em torno da comunicação. A Microsoft também entrará em contato com os usuários em renovações de 12 meses com antecedência, caso eles desejem cancelar antes da renovação. Isso também se estende a usuários inativos, que serão lembrados de que ainda estão pagando se não estiverem usando determinados serviços.
Por fim, a Microsoft também comunicará os aumentos de preços com antecedência, para que os jogadores tenham o tempo necessário para decidir sobre o cancelamento ou a renovação de um sub.
Tudo isso é útil e sempre ficamos felizes em ver os consumidores obterem mais proteção quando se trata de compras. Aqui está o que Michael Grenfell, Diretor Executivo de Execução da CMA, disse sobre isso:
“Os jogadores precisam receber informações claras e oportunas para fazer escolhas informadas ao se inscrever para assinaturas e assinaturas de renovação automática. Portanto, estamos satisfeitos que a Microsoft tenha dado ao CMA esses compromissos formais para melhorar a justiça de suas práticas e proteger os consumidores, e oferecerá reembolsos a determinados clientes.”
Como isso aconteceu no Reino Unido, não sabemos se essas regras serão espalhadas para todo o mundo, e claro, para o Brasil. Contudo, acreditamos que sim.
O que você acha das mudanças apresentadas pela Microsoft? Deixe-nos saber nos comentários.