Um tribunal federal emitiu uma ordem de restrição temporária que impedirá a Microsoft de fechar seu acordo de US$ 68,7 bilhões para adquirir a Activision Blizzard – pelo menos por enquanto. A Federal Trade Commission apresentou uma queixa na segunda-feira buscando obter a ordem de restrição e uma liminar, e o tribunal concordou com a ordem de restrição enquanto considera a liminar. Se os tribunais concederem a liminar também, a FTC terá a chance de apresentar seu caso legal antes que qualquer acordo possa ser fechado.
Como resultado do pedido de hoje, a Microsoft e a Activision não podem concluir a aquisição até “depois das 23h59, horário do Pacífico, no quinto dia útil após a decisão do Tribunal sobre o pedido de liminar da FTC” ou uma data definida pelo tribunal (o que for é mais tarde). O tribunal também marcou uma audiência probatória sobre a liminar para 22 e 23 de junho, portanto, é extremamente improvável que essas empresas fechem a transação este mês.
BREAKING: Microsoft has been temporarily restrained from buying Activision Blizzard, a judge rules. The FTC has secured a temporary restraining order that will last until the court rules on the preliminary injunction in a hearing starting June 22nd https://t.co/xsjGChpRIe pic.twitter.com/O4Le6rq25M
— Tom Warren (@tomwarren) June 14, 2023
A Microsoft e a Activision anunciaram a aquisição planejada em janeiro de 2022 e, nos meses seguintes, enfrentou um enorme escrutínio regulatório. Embora os reguladores da UE tenham aprovado o acordo em maio, os reguladores do Reino Unido bloquearam o acordo em abril (uma decisão da qual a Microsoft apelou ) e a FTC processou em dezembro em outra tentativa de bloquear o acordo. Tecnicamente, o acordo deve ser fechado antes do prazo de 18 de julho.