Microsoft e sua luta contra a pirataria de jogos, dessa vez o alvo foi Age Of Empires: Definitive Edition

age-of-empires-definitive-edition

Péssimas notícias para a Microsoft e não é por culpa da própria empresa dessa vez. Há poucos dias falamos sobre o lançamento Age of Empires: Definitive Edition, um título que tem despertado grande interesse, e que agora se tornou protagonista, mas não de boas notícias.

E é que Age Of Empires: Definitive Edition foi crackeado. Hackers conseguiram violar a proteção usada pela empresa norte-americana, o segundo caso depois de vermos há alguns dias o jogo Zoo Tycoon protecção: Animal Collection Ultimate ser crackeado. Foi o mesmo grupo, CODEX, o mesmo que quebrou a segurança do Zoo Tycoon: Ultimate Collection Animal, responsável por colocar o Age of Empires: Definitive Edition na pirataria.

Uma vez quebrada a proteção de segurança, Age of Empires: Definitive Edition pode ser executado com um instalador e um binário modificado sem ter que usar a Microsoft Store. Deve-se ter em mente que de qualquer maneira, Age of Empires: Definitive Edition, sendo um título UWP, só pode ser executado em Windows 10, o único alívio que a Microsoft tem agora a este respeito.

Vale notar que os responsáveis pela quebrar a segurança alegam que quebraram cinco camadas de DRM: MSStore, UWP, EAppX, XBLive e Arxan. Resta agora a saber se outros títulos da Microsoft sofrerão isso, ou se a empresa oferecerá uma solução com uma atualização para o Windows 10.

Fonte: Reddit

33 comments on “Microsoft e sua luta contra a pirataria de jogos, dessa vez o alvo foi Age Of Empires: Definitive Edition

  1. É muito curioso isso já que o jogo só pode ser executado em Windows 10. A Microsoft poderia identificar a versão pirata e inativar remotamente o sistema a partir da IP do computador por violaçao das politicas da empresa.

  2. Pior coisa é a pirataria, quem trabalha de graça? o que encarece os jogos são os impostos brasileiros, quase a metade do valor é imposto. do distribuidor e do lojista. e como tu acha que paga salario do caminhão que leva produtos e dos designers e tantos outros que fazem parte de tudo isso, se tah achando caro é porque tah trabalhando pouco. Tah bebendo champanhe catando latinha.

  3. Choradeira da rapeize… Pirataria sempre existiu e sempre irá existir. Quanto mais difícil e desafiadora for a proteção (e tiver um jogo com alta procura usando-a), mais vai chamar a atenção dos grupos.

    E não, a M$ não vai desativar sistema de ninguém por estar jogando um jogo pirata, a não ser que ela queira ser processada em todo canto do mundo.

    1. Realmente, o sujeito vai chegar na frente do juiz e reclamar que foi banido pq estava pirateando, mesma coisa de um ladrão processar a vítima alegando que apanhou. kkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Aham, claro claro… Nego usa o sistema operacional PIRATA e ela NÃO desativa, mas você no alto de sua sabedoria acha que a Microsoft vai DESABILITAR o sistema porque o cara ta jogando AoE pirata (que btw, puta joguinho 7/10, só tem gráfico mesmo)… Ou melhor, que se ela fizer isso (num momento de total insanidade), ela não se foderia judicialmente (pq adivinha?? Windows não é só pra jogo, envolve muito mais variáveis do que um simples console) [Ah, e no console o ban é só pro modo online, o modo offline continua funcionando].

        No mundo real, se for punir todo mundo que usa software pirata, até mesmo o juiz da corte seria vítima (ou seja, a principal peça do processo seria inimigo da M$). Inclusive recentemente apareceu até uma notícia parecida, se não me engano de uso do Office pirata em computadores do alto escalão do governo americano. ¯_(ツ)_/¯
        Quer deixar alguém MUITO puto? Bloqueia o acesso do usuário aos arquivos dele… Especialmente, faça isso no computador pessoal de um juiz. hahahaha

        A lei depende de quem a lê e a interpreta, apenas isso.

        1. Desculpa, mas o seu texto está muito confuso, se perdeu completamente no assunto (pelo visto ficou nervoso e se atrapalhou na hora de transcrever as ideias), colocando até em questão a qualidade do jogo, como se isso influenciaria em algo ou tivesse relação com o tema abordado.

          Primeiro leia pelo menos cinquenta vezes antes de responder um comentário e se possível estude interpretação, também ajuda reler diversas vezes os próprios textos.

          Em nenhum momento do meu comentário afirmei que a Microsoft VAI sair banindo todo mundo, mas sim que SE ela for banir não teria problemas judiciais, então expliquei.

          Lei não é regra de futebol que o árbitro em um jogo interpreta mão na bola e no jogo seguinte interpreta bola na mão, se esforce um pouquinho e imagine como seria a civilização mundial se as leis fossem pura interpretação de quem lê, simplesmente seria um caos completo e não seria necessário um advogado, bastava ir no juiz certo de acordo com o seu interesse.

          “Ah mas aqui no Brasil vemos a lei favorecendo alguns”. Realmente, mas isso não significa que qualquer um vai fazer o mesmo, é o pirateiro processando a Microsoft e com pouca pesquisa encontra muitos casos de condenação por litigância de má-fé, inclusive o CDC aborda bastante isso.

          Você teria o link sobre o uso de Office Pirata por parte do alto escalão do Governo Americano, pelo que eu encontrei foi a MARINHA que estava utilizando um software de terceiro em um número maior de máquinas do que o acordado, isso resultou em uma condenação em torno de U$ 500 milhões pela pirataria e quem instala esses softwares pirateados não é o alto escalão, existe a esquipe correta, um juiz não fica formatando Windows e instalando pacote Office.

          Xbox é banido a nível de hardware, mesmo trocando de conta você não vai conseguir utiliza-lo, tanto é que no ML está cheio de consoles sendo vendido no estado de banido. “Ah mas é só jogar offline.” Vai ser igual um Smartphone sem internet, o que você vai conseguir fazer com ele? Além disso tem jogo que mesmo com o disco precisa de update para iniciar, então um console dessa geração vira sucata se for banido.

          Novamente, NÃO, a Microsoft não vai ser processada por todo mundo se ela quiser banir os pirateiros, como expliquei no comentário anterior seria categorizado como litigância de má-fé e inclusive se pesquisar vai encontrar diversos casos onde consumidores picaretas acabaram se fodendo e é assim que tem que ser.

          Abraços e boa sorte.

          1. Realmente, fiquei nervosão… Tu nem imagina, tive até que comprar uma bombinha de asma, o cara da farmácia achou que eu tinha cheirado 3 pinos quando cheguei lá, mó loucura… Citei a qualidade do jogo em parenteses (que é uma das funções dele, caso não saiba), exatamente pq não acrescentaria em nada – diretamente – na discussão, mas por ter sido algo que passou na minha cabeça no momento, senti que seria oportuno já deixar minha opinião sobre o jogo citado na notícia.

            Primeiro, leia você, já que teve dificuldades de entender uma colocação em parenteses.
            Segundo, o “banindo todo mundo” é o que tava sendo abordado em alguns comentários no post, não foi algo direto a você, mas a quem compartilhou dessa ideia esdruxula. (Realmente, eu poderia ter dito que não era algo direto a você)
            Terceiro, continue ai achando que ela não teria problemas em “banir” o usuário de um S.O. por uso de soft pirata, se um dia isso acontecer, espero que lembre do meu “comentário confuso”. 🙂

            Agora sobre todo esse blablabla legalista, sério, não merece um pingo do meu tempo. Se esforça ai você um pouco, num país onde tem um tal de Gilmar Mendes e cia fazendo basicamente o que bem entende (interpretando leis de um modo ‘favorável’ a seus réus), já era pra essa ideia de confiar na justiça ter sucumbido há tempos.

            O link que vc pediu: https://canaltech.com.br/espionagem/pirataria-do-office-levou-a-vazamento-de-ferramentas-da-nsa-diz-kaspersky-102486/

            Xbox banido a nível de hardware (oh, rly?) e o grande foda-se que sempre esteve presente nesse caso, como que lida? ahaha. Quem não da a mínima pro online (como eu), se satisfaz com o offline tranquilamente (provavelmente por uma questão cultural, já que na minha época [não sei a sua idade] era isso que existia e depois o pvp -em geral – nunca foi muito do meu agrado). Se você se importa com o online, não tente usar mídia pirata no seu console e tudo ficará bem :).

            E sim, a Microsoft se foderia em vários lugares do mundo se fosse “banir o Windows (seja lá oq isso for) de users de app piratas”. Você vai insistir no não e eu no sim… Se um dia isso vier a acontecer, conversamos novamente pra ver quem estava certo, por enquanto isso só será uma discussão em que os dois estarão dando murro em ponta de faca.

            Abraços e até um dia, em algum comentário por ai.

  4. O ponto forte desse jogo é de longe o online. Se não der pra entrar online com a Jack Sparrow Edition, nem vale a pena.

    Sinceramente, nesses jogos da Microsoft Store eu não me arrisco a piratear, dou muito valor à minha conta. Claro que eu poderia usar um alt caso fosse possível entrar online, mas não é a mesma coisa…

    1. Eu vi e sinceramente aquilo não condiz com a qualidade do jogo e também li muitos comentários sem noção.
      Comprei com receio e simplesmente o jogo está incrível, quem é fã vai se acabar de jogar, terminando a campanha vou partir para o multiplayer.

    1. Num é nem isso senhor, é que tem gente no mundo que gosta de fazer isso, a atitude deveria parti do torrent, e nao da steam, e o torrent num vai mexer um dedo por que eles sabem que a maioria esmagadora de conteudo que possui nos servidores deles retem de conteudo pirata, e eles ganham com as irresponsabilidade de outros. È triste. A sorte é que se uma publicadora de jogos por inteligente, ela vai perceber que o dinheiro delas estao garantido na windows store. e a MS ganha com isso em confiança.

      1. Sim, muita gente vai piratear, tantos outros vão comprar. A MS não vai falir por isso mas provavelmente ela ira agir sobre isso pra manter essa confianca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *