Microsoft mostra formas engenhosas de usar controles VR para dar sensações reais

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A realidade virtual (VR) é uma das grandes apostas para a indústria dos games e a Microsoft tem sido pioneira neste aspecto, seja com o HoloLens ou com a Realidade Aumentada lançada na atualização Fall Creators para o Windows 10. No Brasil, o único dispositivo disponível com tal tecnologia é o Lenovo Explorer, mas é bem possível que isso mude caso mais fabricantes se interessem pelo nosso país. No caso do Xbox One, a Microsoft ainda não expôs seus planos práticos, mas devemos ver isso na E3 2018.

A boa nova é que Walking Cat encontrou recentemente um projeto da Microsoft Research Paper que adiciona sensações reais à experiência de realidade virtual.

De acordo com o título intitulado “Haptic Links: Bimanual Haptics for Virtual Reality Using Variable Stiffness Actuatio”, os pesquisadores encontraram uma maneira de manipular os controles VR para simular forças entre dois sensores individualizados.

Apresentamos Haptic Links, conexões físicas acionadas eletro-mecanicamente, capazes de tornar a rigidez variável entre dois controles de realidade virtual portátil. Quando anexado, Haptic Links pode alterar dinamicamente as forças sentidas entre as mãos do usuário para suportar a renderização hábil de uma variedade de objetos e interações de duas mãos. Eles podem bloquear rígidamente os controles em uma configuração arbitrária, restringindo graus específicos de liberdade ou direções de movimento e rigidez ajustada dinamicamente ao longo de um intervalo contínuo. Nós demonstramos e comparamos três protótipos Haptic Links: Chain, Layer-Hinge e RatchetHinge.

Por ser algo da Microsoft Research, isso ainda está em fase de projeto e pode ou não vir ao público. Contudo, pare ser interessante buscar dar a sensação de uso reais de armas ou de dirigibilidade de veículos.

O que vocês acharam?

17 comments on “Microsoft mostra formas engenhosas de usar controles VR para dar sensações reais

  1. Para quem comprou o VR no PS4, junta todos os fios e vai brincar de pular corda, porque no PS5 será lançado outro. Na realidade, só no PS4 já são 2.

      1. Saiu ou já vai sair uma versão melhorada, mas não sei porque não me interessa. Pesquisa antes de falar de má fé e dar uma de burro.

        1. A pergunta que não quer calar:
          O VR da deusa microsoft feito para o xoneX porque os otários do xone fat jamais terão, é sem fio? ops… não pera… kkkkkkkkk

  2. pra que isso. na boa, e muito melhor fazer isso na vida real. esse negocio de “virtual” é sem sentido. o pessoal quer imersão, mais acabam esquecendo da imersão da vida real.

          1. Se fosse projeto eu estaria comentando sobre The Last Guardian ou No Man Sky, GT Sport e Driveclub.

          2. ACHISMO! primeiro vc tem que ter o jogo, depois procurar os botões. pois como se viu nas gameplayers ele pula, não haverá combates “aéreos” mas ovelha é burra, é querer demais para a cabecinha destes animais.

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