Microsoft não teria lançado Realidade Virtual no Xbox por ainda ser “inadequada”

A Microsoft deu um grande passo para democratizar os headsets de realidade virtual no ano passado e se uniu à Acer, Lenovo e outras grandes fabricantes para lançarem uma série de headsets Windows Mixed Reality. Esta primeira geração de headsets de realidade virtual tem sido focada principalmente em cenários de jogos, mas, infelizmente, para os jogadores, eles precisam de poderosos PCs com Windows 10 e não são suportados nos consoles Xbox One da Microsoft.

No início deste ano, a Microsoft confirmou que não tinha planos para VR nos consoles do Xbox, com Mike Nichols, diretor de marketing da Microsoft, explicando que as plataformas de PC abertas “permitem iterações mais rápidas e mais rápidas”. A Sony obviamente discorda após anunciar 3 milhões de PSVR vendidos em dois anos no início deste mês.

De acordo com um novo rumor da CNET, a Microsoft tem discutido seus planos de Xbox VR com alguns desenvolvedores de jogos nos últimos dois anos, mas a empresa decidiu arquivar o projeto no início deste ano. A falta de um verdadeiro avanço tecnológico como uma melhor tecnologia sem fio é, aparentemente, o que convenceu os executivos do Xbox a evitarem lançar um produto que realmente não se destacaria ao lado da concorrência:

A Microsoft cortejou parceiros nos últimos dois anos para criarem jogos para um headset de realidade virtual projetado para funcionar com o console Xbox, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Embora os designs físicos do dispositivo não fossem amplamente conhecidos, as especificações de qualidade da tela eram consideradas boas, mas não tão boas quanto as do rival Oculus Rift, do Facebook, ou dos headsets Vive, da HTC, disseram as pessoas.

No início deste ano, no entanto, a Microsoft começou a dizer aos parceiros que estava suspendendo seus planos de headset do Xbox. Duas pessoas familiarizadas com o pensamento da Microsoft disseram que a empresa decidiu esperar até que novas tecnologias como headsets sem fio fossem mais viáveis.

Em retrospectiva, a abordagem “esperar para ver” da Microsoft pode ter sido a melhor. Atualmente, a indústria de videogames parece muito mais focada em jogos de 4K, HDR e fidelidade visual do que as experiências imersivas, mas também isoladas, fornecidas pelo VR. Você não vê crianças perguntando por uma versão VR do Fortnite, e a maioria dos jogadores provavelmente está mais disposta a gastar em uma nova TV 4K do que em um headset Xbox VR que pode se tornar obsoleto assim que o próximo console Xbox for lançado.

Você acha que o VR tem seu lugar nos consoles, ou você acha que os PCs provavelmente serão a melhor plataforma para os jogos de realidade virtual? Deixe sua opinião abaixo.

31 comments on “Microsoft não teria lançado Realidade Virtual no Xbox por ainda ser “inadequada”

    1. Não só por isso. Existe o incomodo de jogar em pé, se mexendo o tempo todo, a quantidade absurda de fios pra conectar o disposivo, efeitos adversos como nauseas e dor de cabeça e os jogos ruins que parecem mais demos.

  1. Só não sei pq perder tempo numa E3 com aquela apresentação de realidade mista do minecraft a tempos atras se não tinham nenhuma intenção de lançar algo viável nos anos seguintes, o hololens parece estar muito longe de entrar no mercado.

      1. Mas a E3 é um evento para jogo, poderia mostrar aquilo em um evento de tecnologia e focar na E3 em jogo, aliás me lembro que mostraram uma grande ferramenta de digitalização em 3d muito interessante que até hoje não se viu lançar, enfim anteciparam muito algo que ainda era um projeto muito inicial e não se vê nem uma previsão de quando será aplicado em algo útil.

        1. Electronic Entertainment Expo, como o proprio nome do evento ja diz, se trata de entretenimento eletrônico, e o hololens é isso e muito mais, foi somente uma demonstração das muitas formas de utilização da plataforma, por isso foi o palco ideal, e foi a melhor coisa de minecraft ja apresentada, mesmo para quem não curte como eu. E hololens ja esta sendo comercializado, caso tenha interesse de investir vc vai ver que esta sendo investido em coisas mais uteis que o video game, segue o endereço.
          https://www.microsoft.com/en-us/hololens?SilentAuth=1&wa=wsignin1.0

          1. Foi muito antecipado, alem de ser desnecessário uma apresentação num evento de games algo que será focado mais na produtividade e poderia ser apresentado em um evento de tecnologia mais importante e que abrange mais o mercado do hololens, o que está a venda é a versão para desenvolvedores com o kit de desenvolvimento incluído e não para o publico geral, alias foi apresentado minecraft no hololens em 2015, estamos em 2018 e até agora nada oficial direcionado aos games anunciado, foi surpreendente, isso com certeza foi, mas passados 3 anos ainda parece bem longe de um aparelho comercialmente viável.

    1. Acho que essa apresentação não foi na E3 e sim no evento da Microsoft onde apresentou o lumia 950 entre outras coisas. Se puder ajudar, me corrija, mas acho que foi este evento mesmo.

  2. Namoral! Acho que fez certo…gastar um dinheiro que é o preço de outro console, para ficar jogando esses jogos e depois enjoar e voltar para os jogos tradicionais é a realidade de muitos, vai ser igual o Kinect da vida, no Xbox 360 até tinha uns jogos bacanas, mas no One era muito inútil, fora que já tinha perdido a graça, acho que a Microsoft fez certo tbm em não colocar esse acessório na versão s e x, até pq barateia o produto, usar uma webcam de qualidade igual agr é possível no Xbox e um HD externo é mais que o suficiente para uma boa experiência soma de um headset e um joystick pro

    1. O kinect, que por acaso vinha com o console? e que chegou a ser “obrigatório” no Xone? kkkkkkk sinceramente, é cada argumento nesse site…

  3. A tecnologia 3D não é nova, o Master System já usava em jogos. Naquele tempo, além de caro e limitado, já não atraia muito por causa do desconforto que sempre teve a tecnologia. Os cinemas entraram com 3D e já estão saindo, TVs já não fabricam mais a tecnologia embutida. VR é semelhante, um 3D mais moderno, porém, ainda pouco imersivo ao ponto de valer investimento agressivo. E ainda continua com o mesmo desconforto. Particularmente, eu não sou fã de 3D, VR, nenhum tipo de acessório do gênero ou tecnologia.

  4. Concordo com a MS que o melhor nesse caso é esperar. O hardware do videogame tem que durar vários anos, o VR ainda ta evoluindo.. não faria sentido lançar uma versão agora e daqui a 2 anos lançar uma nova melhor, ainda mais de algo tão caro quanto um óculos VR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *