Microsoft pretende abrir loja móvel do Xbox em 2024, diz Phil Spencer

Em entrevista ao Financial Times, Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, disse que a empresa quer lançar a loja móvel do Xbox já em 2024, desde que a aquisição da Activision Blizzard se concretize.

Graças às novas leis sobre mercados digitais decididas pela União Europeia, a partir de 6 de março de 2024, as plataformas móveis do Google e da Apple também deverão permitir o uso de lojas criadas e gerenciadas por terceiros, afetando assim o domínio indiscutível do Google Play e App Store.

De acordo com o Financial Times, “a Microsoft prepara-se para lançar uma nova app store para jogos em smartphones iPhone e Android já no próximo ano”, tirando assim partido dos novos regulamentos da UE e do catálogo IP da Activision Blizzard, pelo menos no caso de a aquisição vai no porto.

“Queremos poder oferecer Xbox e conteúdo nosso e de terceiros em qualquer dispositivo”, disse Spencer. “Não podemos fazer isso no celular hoje, mas queremos construir com um mundo em mente onde essas plataformas serão abertas. A Lei de Mercados Digitais que está chegando – esse é o tipo de coisa que estamos planejando. Acho que é uma grande oportunidade.”

Várias vezes no passado, Spencer reiterou que uma das razões por trás da aquisição da Activision Blizzard é permitir que a Microsoft concorra no mercado móvel com Google e Apple, que praticamente criaram um duopólio.

Isso também é confirmado pelos documentos publicados pelo CMA, órgão antitruste que avalia a aprovação da fusão no Reino Unido, que revelam que a empresa quer criar uma loja chamada Xbox Mobile Platform, que terá como objetivo “expandir a presença do Xbox no celular, onde a capacidade de alcançar os jogadores é dificultada pelo duopólio do Google e da Apple na oferta de lojas móveis.”

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *