Entre os documentos que surgiram do processo entre a FTC e a Microsoft está também o plano estratégico para a aprovação do projeto de aquisição da Square Enix pela Microsoft, elemento que permaneceu secreto dentro da empresa mas que foi desclassificado, pelo menos parcialmente durante o processo.
Conforme relatado pelo jornalista Stephen Totilo, não está claro em que patamar o projeto chegou ou se houve negociações reais com a Square Enix, mas a intenção da Microsoft em adquiri-lo remonta a 2019, quando a editora japonesa ainda tinha as divisões ocidentais com a Crystal Dynamics e Eidos, posteriormente vendida para o Embracer Group.
De qualquer forma, o plano havia atingido um nível importante de discussão interna, com feedback fornecido por Phil Spencer sobre a proposta de aquisição. Com base no que surgiu dos documentos, a Microsoft também discutiu a estratégia de distribuição do jogo.
Strategy proposal was for existing SquareEnix games to launch on announced platforms. Future games would ship day/date on Game Pass (which they note would cannibalize sales)
Team wanted to explore trade-offs of selling SquareEnix content exclusively on Xbox vs. competing consoles pic.twitter.com/I85xvR7AKU— Stephen Totilo (@stephentotilo) June 28, 2023
Os títulos já lançados ou anunciados e em desenvolvimento pela Square Enix deveriam ter sido lançados nas plataformas já referidas da forma tradicional, mas os jogos seguintes teriam sido lançados no primeiro dia no Game Pass. Parece que a fase de planejamento também havia explorado a possibilidade de tornar os jogos da Square Enix exclusivos para Xbox, porém avaliando as possíveis perdas em termos de vendas que teriam surgido com essa iniciativa.
Por outro lado, inúmeras histórias de fundo sobre a potencial expansão do Microsoft Xbox estão surgindo do processo, como vimos na lista de mais de 100 equipes e editoras consideradas para aquisição pela empresa.