A Microsoft está se preparando para fechar a aquisição da Activision independentemente da FTC: algumas fontes do New York Post afirmam isso, que se referem a como a casa de Redmond está disposta a finalizar a operação caso chegue o sinal verde da CMA e da Comissão da União Europeia.
Aparentemente, há otimismo em relação às decisões das autoridades antitruste inglesas e europeias, como demonstram as previsões dos analistas da Wedbush: graças ao trabalho realizado com as duas comissões e às concessões concedidas pela empresa.
E a FTC? Parece que a Microsoft quer seguir em frente apesar do processo, na verdade irão “fazer a FTC engolir goela abaixo”, como teria dito uma fonte familiarizada com a situação. Isso porque o juiz da comissão não tem competência para conceder liminar que impeça esse tipo de transação.
“A CMA tem sido o regulador mais rígido nos últimos anos nas operações do mercado de tecnologia”, disse a fonte do New York Post, dando a entender que, uma vez que a comissão esteja convencida, todo o resto será fácil.
“Por lei, a FTC precisa levantar questões de alguma relevância para obter uma liminar, mas o juiz terá que considerá-las”, explicou a fonte. “Se a Microsoft fechar um acordo com os britânicos e a União Européia, pode-se dizer que as preocupações competitivas foram resolvidas e, se você for um juiz, não será a favor da FTC.”