Uma nova geração, com o console mais potente do momento, com o serviço mais interessante, com os recursos mais apreciados, com uma compra épica da Bethesda e de outros estúdios renomados, mas ainda assim, a sombra dos “consoles vende exclusividades” sempre espreita Xbox e em cada entrevista com nosso querido Phil Spencer, que mais uma vez responde enfaticamente. Tudo leva tempo e as mudanças que começaram em 2014 com sua chegada são incríveis, mas ele precisa terminar com o catálogo.
Enquanto a Sony adota a palavra “exclusivo” com todas as leis, o ecossistema e trabalhar para o jogador são as principais preocupações de Phil Spencer. E é precisamente o tema que levantaram em uma entrevista que o The Guardian acaba de publicar, onde a pergunta recorrente aparece logo no início junto com o óbvio “The Last of Us, God of War e Spiderman”. Sabendo que a Microsoft se concentrou em títulos progressivos, online e de construção de comunidades, qual a probabilidade de títulos exclusivos como esses chegarem à série Xbox?
Acho que provavelmente estamos fazendo mais disso do que nunca na história do Xbox (aventuras narrativas para um jogador ). Os proprietários de plataformas, sejam eles uma assinatura, um dispositivo ou uma loja, estão investindo ativamente em coisas novas e provavelmente mais arriscadas, porque se funcionar, podemos obter o resultado de trazer jogadores para o ecossistema.
Como dizem no artigo, é muito arriscado e caro hoje ousar com um título single player dessas características, pois tudo é apostado em um só momento de lançamento, onde se funciona é um sucesso, mas se não funciona, é irrecuperável pelas suas próprias características.
Phil Spencer reage a isso precisamente, afirmando que estão trabalhando em uma espécie de sistema que permite aos usuários testar jogos antes, algo mais avançado que o Game Preview limitado, por isso teremos que ficar atentos às novidades a esse respeito, pois com certeza iremos estar relacionado ao Cloud Gaming.