Microsoft Store agora é a casa dos aplicativos poderosos

Windows-store

A Microsoft Store (antes conhecida como Windows Store) mudou o seu conteúdo para focar nos aplicativos poderosos, com muitos grandes nomes que chegaram 2017. Empresas de grandes porte estão trazendo seus aplicativos para a loja que estão preenchendo lacunas.

Esta mudança é graças ao trabalho da Microsoft continuo para a tornar os aplicativos da Microsoft Store mais acessíveis, e assim fazer com que cada mais desenvolvedores lancem apps na loja do Windows 10.

Grandes Nomes

spotify-uwp

Atualmente, muitos usuários acessam aplicativos e serviços com os quais estão familiarizados. Mesmo que outro aplicativo ou um cliente de terceiro faça o trabalho, ou seja melhor do que um aplicativo bem reconhecido, as pessoas procurarão o nome que eles conhecem. Isso faz com que os aplicativos com grandes nomes sejam importante para se ter em um loja, e em 2017 chegaram alguns dos aplicativos mais importantes que estavam faltando na Microsoft Store.

O mais reconhecido é Spotify. O enorme serviço de streaming de música é muito mais popular do que o serviço da Apple. O Spotify chegou à Microsoft Store para ajudar a legitimar a plataforma. O Spotify disponível no Windows 10 é mais importante do que o Groove Music.

Não só isso, a Microsoft Store também ganhou outros aplicativos grandes nomes dentro de seus respectivos campos. Evernote, Photoshop Elements, Paint.net, Affinity Photo, dJay Pro, MuseScore e Staffpad estão disponíveis para músicos e a Slack tornou-se disponível para funcionários das empresas se comunicarem. Esses aplicativos não são apenas bons no que eles fazem, eles são alguns dos maiores nomes em suas indústrias.

Outro que tentou, mas não conseguiu, foi o Google Chrome, o navegador mais usado do mundo foi removido da Microsoft Store por não se adequar as regras da loja, mas de qualquer forma mostra que até o Google já está interessado nela. A Apple atrasou, mas vai lançar o iTunes na loja.

As pontes continuam

djay-pro-on-surface-studio

A Microsoft possui uma série de “pontes” que ajudam os desenvolvedores a portarem seus códigos para outras plataformas. Isso permite que as empresas que investiram recursos criando seus programas e aplicativos em versões antigas do Windows e outras plataformas, como o iOS, tragam seus aplicativos para a Microsoft Store com um esforço significativamente menor.

O Project Centennial, a ponte que permite que você traga programas tradicionais do Windows para a Microsoft Store tenha sido especialmente bem sucedida. Esses aplicativos já são reconhecidos e usados por usuários de PC, mas agora podem ser comprados ou baixados de forma segura através da Microsoft Store. Na verdade, muitos dos aplicativos mais poderosos da Microsoft Store vêm dessa ponte, incluindo Evernote, Slack, Spotify e Affinity Photo.

Menos aplicativos vêm usando o Project Islandwood, que permite aos desenvolvedores usem o código de seus aplicativos do iOS, mas o dJay Pro mostra que é possível criar um aplicativo Windows 10 bonito e poderoso usando esta ponte. Djay Pro faz isso muito bem, pois está otimizado para o Surface Studio e funciona com o acessório exclusivo do Windows 10, o Surface Dial.

Criadores

Cover Photo Stock Image

A Microsoft fez um esforço para atrair criadores para sua plataforma, nomeando duas principais atualizações do Windows 10 com “Criadores”, e esse foco parece estar dando certo. Os criadores de muitos aplicativos criativos trouxeram seus apps para a Microsoft Store este ano tornando os dispositivos do Windows 10 uma opção mais viável para tal público.

Os editores de fotos podem usar Photoshop Elements, Paint.net e Affinity Photo. Os músicos podem usar o Staffpad e Musescore. Animadores têm Animation Desk e artistas digitais têm o Krita. Estes não são os únicos aplicativos disponíveis nessas categorias, mas são exemplos sólidos de aplicativos disponíveis para uma grande variedade de criação de conteúdo.

Jogos de PC

Cuphead

A Microsoft Store hospeda outros conteúdos além dos aplicativos, incluindo filmes e jogos. Os jogos que chegaram à Microsoft Store este ano podem justificar por si só, mas vale a pena mencionar que os desenvolvedores de jogos também estão começando a ver a Microsoft Store com outros olhos. Mais jogos suportam o Xbox Play Anywhere  mais do que nunca, e mais empresas estão trazendo seus jogos para a Microsoft Store.

Estado atual da loja

A Microsoft Store passou muito bem em 2017. As pontes da Microsoft estão ganhando força com os desenvolvedores e a loja como um todo está sendo vista de forma mais positiva. Especificamente, os fabricantes de software de PCs poderosos que entraram na Microsoft Store. Isso mostra grande promessa para a plataforma e o Windows 10 S, que é restrito a aplicativos da Microsoft Store.

Isso não significa que tudo esteja perfeito. A reputação da Microsoft Store ainda precisa ganhar força como uma bola de neve, mas os aplicativos mais poderosos e diversos chegaram e a maioria dos outros desenvolvedores querem levar seu software para ela.

Você acha que a Microsoft Store tem ido bem nos aplicativos poderosos?

Fonte: Windows Central

58 comments on “Microsoft Store agora é a casa dos aplicativos poderosos

          1. O fato de ser mais usado nao significa ser melhor

            Entao nessa tua lógica patética o android é o melhor sistema e o linux é o melhor kernel

            E o fausto silva é o melhor tv show do brasil

      1. Gente, o appx da loja do Windows é a mesma coisa do Win32. Só q vem dentro de um pacote que só instala na loja. Instala o Spotify da loja e depois entra na pasta Appx e compara os arquivos com a instalação normal. São os mesmos arquivos, inclusive tem até o executável exe do Spotify na pasta Appx

    1. o q eu mais gosto de ver nos seus comments é q vc sempre quebra a cara auhauha, antes falava q ninguém usaria a loja… agora mudou q todos os apps são win32… já q vai mudar de novo
      antes ficava bostejando q o pubg não saia agora bosteja q os fps tão baixo auhauhauah um a um vc é quebrado muito top dou risada de vc kkk

          1. caralho vc mesmo se refuta pqp vc é muito burro kkk já estão no lvl 2 raposão quero ver na hora q chegar no lvl 5 oq vc vai falar auhauhauah “mas mas eles não programaram do zero então não é uwp mimimimi”

  1. Normal, o 10 está ganhando share e a loja está se tornando relevante justamente por ser pratica, logo todos os programas serão baixados por lá, no começo pelas pontes e logo nativos #uwpéinevitavel

  2. Mas poderia melhorar a pesquisa e recomendação de apps similares, porque o coisa ruim de encontrar apps que vc possui na sua biblioteca, imagine coisas novas.

  3. Essa loja é uma bosta, sempre tenho a sensação de peso, travamento, e com uma UI inacabada e sem padronização, nem se compara com a qualidade dos apps do iOS e MacOS.

    1. Mas tu procura ou deixa ao menos testar os apps? Pois tem o Email, Skype (bons recursos, sempre atualizado e bem mais leve que o tradicional), Fotos, Netflix, Messenger, Disqus?

      Para apelar, nem Calculadora? kk Que por sinal, tem o Naturplay Calculator (escrever contas em forma natural, como escrevemos os símbolos).

      1. Bom, sendo sincero, não uso nenhum dos citados. Tudo pelo navegador. Os aplicativos da Microsoft são ruins, incompletos, lentidão ao abrir e usar. Isso que uso máquinas boas um i5 e outro i7, ambos com memória de sobra. Ainda não consegui entender a MS neste sentido, tem um baita sistema, mas não vejo atenção ou dedicação para seus apps. Se olhar meu PC ou notebook, vai ver que desativo (na raiz) até a cortana, a mesma consome recursos violentos.
        Enfim, no PC tudo que uso não depende de app.

  4. A loja da Microsoft ainda é deficitária, isso é evidente. Mas é importante ver que ela deu saltos, mesmo que tímidos, em favor de sua melhora. Queira ou não, há uma maior variedade nos apps e jogos oferecidos, diversificação dos conteúdos presentes, melhora na busca por apps (sim, tem de melhorar tb.). Percebe-se claramente aos que usam os apps da loja, que são BEM MAIS vezes atualizados tanto pela Microsoft quanto das outras desenvolvedoras, assim como também bem melhores construídos.

    E mesmo que os grandes apps estejam em Win 32, já mitiga um problema, o de falta de apps. Depois a Microsoft deve ver como forçar essa transformação para UWP aprodundada, pois as pontes funcionam e se mostram como boas alternativas a quem quer fazer um esforço inicial (o problema é que muitas não estão dispostas).

    Continuo achando que o impulsionamento da loja se dará pelos jogos. Quanto ao Google, acho que não foi para confrontar como alguns disseram nem acho que seja receptivas aos seus programas lá. Acho que nesse caso, é descaso mesmo da Google. Só pôs só para garantir que poderiam achar. Bom que a Microsoft logo cortou, até porque era contra uma regra da loja.

  5. A Google poderia lançar seu navegador obedecendo as regras da M$ e colocar junto um add on onde vc poderia optar em trocar a engine do Edge pelo da Google, sei lá. É só uma opinião. Pois no Google Chrome do Windows 8 vc poderia optar em trocar pelo navegador normal ou pela interface metro.
    Essa nova engine de troca poderia vir por um extensão de dentro da extensão da app do próprio Chorme. Acho que isso não seria infringir as regras, já que o usuário deveria ter o livre direto de escolher qual o melhor motor de navegação para ele.

  6. O Edge mesmo baixado para o Android usa o motor do Edge e não do Google.
    O app internet do Samsung, eu acho muito melhor em vários coisas, tem loja de completos e a Google não fala nada nem dele e nem do Edge. O iTunes virá come uma versão Win32 convertida, assim como o Spotify veio e a M$ nem se manifestou contra isso.
    É apenas uma guerra burra da M$. Tenho o Cortanda aqui no meu Android e oq a Google fez, nada. A M$ quer usar o sistema dos outros em benefício próprio, agora qdo os outros querem usar o dela…. A história é outra.

  7. M$ já disse que vai tirar o WordPad e o Paint Classic na próxima build, mas eles estarão na loja convertidos de Win32 pra App Universal. Grande coisa, continua com ele no sistema então.
    Colocar o Moviemaker e o Editor de Fotos do Windows Live novamente na loja em vez daquela porcaria que eles chamam de editor isso eles não fazem.

    1. Ela já tentou criar um monte de coisa pra substituir o Movie Maker, mas nada chegou realmente aos pés dele.
      Movie Moments, Movie Creator, Lumia Storyteller, Video Tuner, e agora esse Story Remix (que na prática, nada mais é do que um novo recurso do Windows Photos).
      E mesmo o Movie Maker 2012 é preferível manter junto com ele o Windows Movie Maker 6.0, que tem algumas vantagens em relação a ele.
      Agora, quanto ao Galeria de Fotos do Windows Live, ele não deixa muita saudade, não. O Windows Photos do Windows 8.1 e o do Windows 10 são bons substitutos pra ele.
      Uma pena que ele instala junto com o Movie Maker, porque não faz falta.

  8. Não gostei do teamviewer da loja pois não consegui achar onde adicionar a máquina para ser controlada pelo acesso remoto… Tendo que instalar a versão normal. É apenas um controlador nao aceitando ser controlado.

    Mas utilizo no celular, que cumpre a função, pois nos PCs eu deixo instalado a versão normal, se fosse a versão da loja instaladas nos PCs, eu não conseguiria acessar as máquinas.

    Se alguém puder ensinar como fazer para adicionar as máquinas pelo app da loja, ficarei agradecido

  9. Uma pena que apps de Windows 10 continuam sendo uma completa porcaria no geral. O Skype por exemplo, se vc minimiza ele e alguém manda msg, quando vc abre o app ele leva uns 5 segundos pra atualizar a interface do app todo, logo vc demora para ler as mensagens.
    E isso ocorre com qualquer app. Mal programado demais esse Windows 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *