Microsoft tenta esclarecer o licenciamento do Windows 10, mas cria confusão

Windows-10-logo

No fim de semana, a Microsoft publicou uma mensagem para os usuários da versão prévia do Windows sugerindo que ganhariam a versão final do Windows 10 totalmente licenciada.

Aqui está o problema, se você estiver participando do programa Insider, você será capaz de atualizar para o Windows 10 em 29 de julho de graça, como qualquer consumidor que tenha uma licença válida do Windows 7 ou 8. A questão é que se você não tiver uma licença válida, o que você pode fazer é baixar uma ISO do Windows 10 e assim realizar uma instalação limpa, mas será os piratas não usariam essa brecha para conseguirem a ativação gratuita?

Afinal, se você tem um Windows pirata é só baixar uma versão ISO de uma versão de testes e realizar a instalação limpa, e pronto! Windows 10 totalmente gratuito para os piratas!

Desfazendo a confusão, e confundindo mais!

A Microsoft fez algumas outras mudanças sutis ao post de anúncio sobre a possibilidade do Windows 10 gratuito aos testadores. A empresa retirou as palavras “permanecer ativado” do seu post. E a partir daí gerou mais confusão ainda.

A declaração está dessa forma: “Enquanto estiver rodando uma versão do Insider Preview e conectado com a Conta da Microsoft que usou para se inscrever, você receberá a versão final do Windows 10“ .

Antes estava da seguinte maneira: “Enquanto estiver rodando uma versão do Insider Preview e conectado com a Conta da Microsoft que usou para se inscrever, você receberá a versão final do Windows 10 e permanecerá ativado“. (grifo nosso)

Não é a primeira vez que a Microsoft comete erros em suas declarações. Em março, o chefe da divisão de Windows e dispositivos, Terry Myerson, disse o seguinte: “Vamos atualizar todos os computadores qualificados, genuínos e não genuínos, para o Windows 10”. Depois de algum tempo, a Microsoft informou que o estado da ativação não seria alterado — logo, quem tivesse um Windows não genuíno poderia apenas atualizar para um Windows 10 não genuíno (vamos ver como será isso na prática ainda).

O que sabemos até agora?

O único fato confirmado é que você não precisará fazer uma instalação limpa do Windows 10 caso esteja utilizando uma versão beta. Contudo, o Windows 10 será gratuito para todos os atuais usuários que possuam uma licença genuína do Windows 7 e Windows 8.1.

12 comments on “Microsoft tenta esclarecer o licenciamento do Windows 10, mas cria confusão

  1. Dá a entender que a MS não tem planejamento ou então possui uma falha imensa em sua comunicação.
    Os desmandos e alterações de funcionalidades de apps está desgastando a imagem da MS.

    1. O que você faria com uma base de aproximadamente 4 milhões de Insiders? Para meros mortais as cartas já estão na mesa, tem Windows 7/8/8.1 (home, pro, single language, ultimate..), receberão a sua licença se o seu Windows e original, já os Insiders ainda é uma dúvida até para a própria Microsoft, tendo em vista que nem ela, conforme pronunciamentos, acreditava que tanta gente estava disposta a testar na suas maquinas principais.

      1. Em um planejamento profissional, existem ações pré programadas para os diversos panoramas que serão encontrados em um negocio e as suas respectivas ações a serem realizadas.
        Se o que você disse é verídico, que a MS não se programou para uma quantidade enorme de insiders, aí a falta de visão no negocio foi enorme.
        Imagina, uma empresa em qualquer nicho, que possui 04 milhões de pessoas que se dispõem, gratuitamente e pela adoração ao sistema, testar o seu produto, é o sonho de consumo de todas as corporações. Sem contar os muitos outros dezenas de milhões de clientes que a MS tem pelo mundo!
        Está na hora de a MS acertar na comunicação e ações para voltar a dominar o mercado em todos os nichos. Número de usuários de Windows ela já possui para isto.

        1. É exatamente isso. Ouve um ruido enorme por parte da assessoria da Microsoft. Está na hora de revisar certinho antes de submeter ao público! Assim fica difícil de saber qual será a atitude final a ser tomada.

    1. Correções de boot infinito entre outras coisas menores, o da minha esposa recebeu no sábado, L920 com 8.1 Denim, aparentemente a bateria melhorou um pouco

  2. Nada contra quem acredita no que quiser, mas é muito mimimi de pão duro.
    A ms dá a mão e o povo quer o braço todo. Se não quer pagar por algo, vai pro Linux que pra mim é maravilhoso, mas vive em Beta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *