Os anos se passam, mas o Minecraft ainda é um dos jogos mais populares do mercado e, portanto, representa uma grande fonte de renda para a Microsoft, que adquiriu os direitos de propriedade intelectual e Mojang em 2014. Segundo relatos durante o julgamento entre o colosso de Redmon e o jogo desta semana FTC, o jogo atualmente gera receitas maiores no Nintendo Switch do que nas plataformas PlayStation e Xbox.
O CFO da Microsoft, Tim Stuart, revelou de fato que o Minecraft no Switch registra cerca do dobro das receitas em comparação com os consoles PlayStation e cerca de quatro vezes em comparação com os do Xbox. Na prática, nem mesmo combinando as receitas das plataformas PlayStation e Xbox se chegariam às feitas no portátil da casa de Kyoto. Não há estimativas precisas em relação ao PC, que no entanto representa uma parcela “muito grande” do total.
Cabe salientar que Minecraft está disponível no Xbox Game Pass, e é o jogo mais jogado do serviço, e nesta conta o engajamento ou o valor das assinaturas não entram! Não custa lembrar que o Playstation e o Nintendo Switch não têm Game Pass.
Além disso, na mesma audiência, Stuart, embora não oferecesse números indicativos, confirmou que “Minecraft é um dos jogos originais mais lucrativos, senão o mais lucrativo “ da Microsoft. Justamente pelo sucesso registrado em outras plataformas, segundo o CFO do Xbox, não faria sentido torná-lo um exclusivo do Xbox.
Durante o processo entre a Microsoft e a FTC que provavelmente decidirá o destino da aquisição da Activision Blizzard, também descobrimos que não existe uma versão PS5 nativa do Minecraft, pois a Sony não enviou os devkits do console para a Mojang.