Um dos meus erros de marketing na história do Xbox foi quando a empresa encomendou um musical inteiro para comercializar o malfadado Super Duper Graphics Pack do Minecraft, apenas para ser posteriormente cancelado sem cerimônia. O Minecraft Super Duper Graphics Pack deveria trazer resolução, texturas, shaders e iluminação aprimorados para a versão Xbox One X do Minecraft, a popular aventura de sobrevivência craft ’em up da empresa, que é um dos jogos mais populares de todos os tempos.
O Minecraft existe em praticamente todas as plataformas do mundo, completo com cross-play, controles móveis e servidores dedicados para aluguel. Onde o jogo tropeça é na falta de dimensionamento gráfico para plataformas modernas, com as versões Java Edition fortemente modificadas sendo a única maneira de experimentar.gráficos aprimorados do Minecraft com shaders. Os jogadores no entanto, podem ter acabado de receber uma tábua de salvação.
Compartilhado pelo observador do Xbox IdleSloth, os dataminers descobriram strings gráficas na versão mais recente do Minecraft Preview, oferecendo um vislumbre de possíveis esforços para adicionar visuais modernos ao jogo antigo … ou são?
(Rumor) Minecraft maybe getting graphical update (shaders) and ray-traying soon
In the yesterday’s Minecraft preview there are new HIDDEN Graphics Options in the game files
Could be announced at the #XboxShowcase
Credit to @xKingDarkYT 📸 and @pluginer_tr for the heads up 👏 pic.twitter.com/c31zgPMmCm
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) May 26, 2023
A disputa reside em strings como “graphicsModeOptions.rayTraced”, que, é claro, não pode ser ativado no console agora. O Minecraft tem suporte para raytracing no Windows Bedrock Edition, graças a uma parceria com a plataforma RTX da NVIDIA. Os recursos do Minecraft RTX ainda estão na versão beta, no entanto, e se essas strings forem realmente novas para o cliente regular, isso pode indicar que eles estão se preparando para disponibilidade geral. Mas até agora, e pelo que sabemos, não há evidências de que esses recursos possam chegar aos consoles Xbox baseados em AMD, que usam técnicas internas da Microsoft para renderizar raytracing baseado em DirectX.
Agora, nada disso é para sugerir que isso não está acontecendo. Em 2020, Mojang realmente habilitou o raytracing na versão Xbox do Minecraft em um ponto, mas depois alegou que foi um “acidente”. Durante os eventos do Xbox Series X em 2020, um criador de conteúdo observou que viu uma demonstração do Minecraft executando raytracing em consoles Xbox, que a Microsoft mais tarde esclareceu novamente que não tinha a intenção de provocar nenhum anúncio de produto.