Morre BlackBerry OS, o ex-concorrente do Windows Phone não foi salvo pela “emulação”

Blackberry-Assistant-

Durantes a CES 2016 vimos o Windows 10 reinar entre a grande maioria dos dispositivos, e estar presente até em máquinas de lavar, mas nem tudo foram flores, ainda tivemos algumas notícias como a morte da marca Motorola e também a morte do sistema operacional da BlackBerry.

BlackBerry OS foi ultrapassado pelo Windows Phone perdendo a terceira posição do mercado global, e isso pode ter acontecido em maio de 2013, já que os Estados Unidos é o seu principal reduto. Bem, é o fim de um concorrente para o Windows Phone, e o Android ganha mais um aliado, já que a empresa pretende lançar dois smartphones em 2016 rodando o sistema móvel do Google.

Mas o ponto onde queremos chegar é que a BlackBerry criou ferramentas para emular aplicativos do Android no seu sistema, BB10, mas parece que nem isso deslanchou, algo similar ao Projeto Astoria da Microsoft. Dessa formas, podemos concluir que “emular” aplicativos dos concorrentes para fortalecer a loja é ruim? Ainda não podemos pensar assim. São diversos fatores que fazer uma empresa cair, mas pelo menos vimos que isso não foi a solução.

No mais, até agora, a estratégia da Microsoft com os aplicativos universais tem se posto como um sucesso e o Windows 10 já atinge um bom número de usuários.

Agora nos resta assistir se o Android salvará a BlackBerry. Se bem, como o aparelho possui muitos adeptos no meio corporativos, o Windows 10 Mobile cairia bem nele.

Fonte: Venturebeat

37 comments on “Morre BlackBerry OS, o ex-concorrente do Windows Phone não foi salvo pela “emulação”

  1. Eu digo por uso que o BBOS10 era muito completo até mais que os Andorid e iOS o que carecia mesmo era os apps pois a empresa vivia uma situação ainda mais cotica que nos do Windows. Mesmo que eles telham se esforçado em por a Loja da Amazon como uma alternativa, a coisa não funcionou. Vendi meu Z10 tem pouco tempo pois vi que ela iria acabar abandonando o sistema depois que ela resolveu lançar o Priv com Android. Ainda arrisco em dizer que ela não vai pra frente com o sistema da Google.

  2. Realmente lastimável. O BBOS era o Segundo Sistema mais seguro do mundo para Smartphones, perdendo apenas para o próprio Windows Phone, fora que seria o único que eu usaria se por um acaso eu saísse do Windows, mas não foi por aí não u.u

    Era um sistema super seguro e super otimizado, conversava perfeitamente com o Hardware. Agora é triste ver um sistema pensado para a Segurança ser trocado pelo… Android… Que de Segurança… Acreditem… NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADICA DE NADA!

    Pobre BB, parece que os executivos não vão ter mais as suas senhas de banco seguras!

    1. A Blackberry salvou o android no quesito segurança, pode ter certeza, agora todo o mes a google lança uma atualização de segurança e aposto que numa versão com uma atualização de segurança bem avançada o SO é mais seguro que muitos por aí como numa lista que saiu esses dias colocando o IOS e o MacOS no topo da lista dos mais vulneráveis e o android lá pela décima segunda colocação, sendo que no outro ano antes de a Blackberry aderir ao android ele era líder desse ranking de insegurança. A Blackberry não é boba em aderir ao android, isso foi ótimo não só pra ela mas para todos os outros usuários do android.

      1. A versão da Blackberry pode se tornar segura com modificações mas isso não quer dizer que o Android como um todo se tornará seguro, as modificações das fabricantes são apenas delas, não são obrigadas a repassar pra mais nenhuma (e nem pra Google) e não vejo a Blackberry “dando de mão beijada” justamente aquele que pode ser seu maior diferencial num mercado tão disputado.

      2. Até onde sei a versão que a BlackBerry usa no Priv é diferente da versão publica amplamente pelas fabricantes. Já o iOS ele é mais seguro que o Android sim isso é fato, o que ocorre é que nessas listas de vulnerabilidades todos os sites passam as informações erradas. Circulou uma lista de vulnerabilidade onde consta que o iOS foi o mais veraneável mas não lista as correções, enquanto a Apple mostra todas suas vulnerabilidades encontradas em um total sendo somado as do sistemas e de apps. A Google por outro lado compra erros encontrados e muitas vezes não publica e consequentemente não se sabe se tem correção.

    1. Quanto ela lançou o sistema ele já tinha uma boa Loja com cerca de 270.000,00 apps porem parou ai a adoção do sistema e ela não fez nada para alavancar a adoção. So para comparação a Loja do Windows Phone foi chagar a 100.000,00 apps somente em 2012.

  3. É mercado mobile é complicado, cheio de fanáticos por sistema, bla, bla, bla… O windows largou mal no início e isso faz com que a grande maioria não recomende, ou seja, cada um android vendido é um a menos para o Windows… Sem usuários as empresas não fazem app. E acredito que a unificação não salve o Windows mobile, pois quem tem pc, faz as coisas no navegador.
    O que pode salvar é a empresa continuar a evoluir o sistema, afim de que seja invejável! E falta muito ainda. Assim tera aplicativos usuários. Se der certo…

    1. Os PCs não são mais como antes. Agora mesmo estou utilizando um híbrido. Os números de downloads e novos aplicativos na loja do Windows 10 só no mês de dezembro foi bem alto.
      O aplicativo Netflix mesmo, no Windows 10 superou o navegador. O Surface Pro batendo o iPad Pro.
      São novos tempos.

      1. vdd… mesmo pq as pessoas estão usando bastante apps no pc influenciados pelos smartphones… a real é que apps são mais rápidos do que usar o navegador… se as pessoas começarem a usar vão preferir apps… pra muita coisa eu já abandonei o navegador…

    2. Comentário sem nexo… O PC irá ajudar o móbile e já esta ajudando, todo dia é noticiado de um aplicativo universal sendo lançado e/ou de um aplicativo famoso se tornando universal, coisa que não vimos na era do Windows 8/Windows Phone 8, lembrando que, já era possível ter aplicativos universais, e o mais interessante, foi lançado oficialmente apenas o Windows 10, e falta lançar agora o Windows 10 Móbile, foi anunciado pela primeira vez dois Tablet usando o Windows 10 Móbile, isso é empresas apostando, coisa que nunca ocorreu com o Windows Phone 8. Vocês pensam demais de uma forma pessimista, é o erro de vocês. Esquecendo que o Windows 10 esta se tornando um ecossistema grandioso, onde irá abranger todos os tipos de dispositivos, servidos de aplicativos universais, o desenvolvedor não ficará limitado a um tipo de usuário, que era apenas Tablet e Smartphone, mas agora a usuários de Óculos, Desktop, Relógio, TV, Vídeo Game e assim por diante. Imagine, empresas que fazem jogos para Windows 10 fará agora este jogo universal que irá rodar em Desktop, Smartphone,Tablet e o melhor, no Xbox One. E o sistema virou serviço, constantes melhorias, correções de bugs, para mim, Android esta ficando arcaico, por isso saiu uma matéria de especialistas em T.I afirmando que a Microsoft irá colher os frutos da unificação em longo prazo, médio prazo, e crítica o marasmo da Google que acha que focar somente no Android dará sucesso pelo resto da vida.

  4. A única razão de a Nokia ter morrido, foi apostar em um único S.O.
    Se caso lançasse menos aparelhos, mas, com android e wp, seria a grande marca de celulares até hoje.

    1. discordo brother… acredito que a razão da NOKIA ter morrido foi ela ter demorado a se adaptar ao mercado… quando ela começou a cair ninguém sabia o que era android e o q era IOS… sabiam o que era galaxy e iphone… ainda tem muita gente que nem sabe o SO que usa kkkk mas blza… o fato é, as pessoas deixaram de usar NOKIA pq era caro e a estratégia dela foi fraca no marketing.. o q me assusta em relação à MS eh exatamente o fato do marketing… o symbian era complicado pq não enregava o que o mercado queria, agilidade em acessar os apps bom uso na navegação e uso de apps sociais, e ai acho que ofi a merda… alem do ponto crucial que eu considero sendo o marketing mesmo… o N8 era lindo, mas caro que só a poha… ou seja, inviável… o IPHONe e o galaxy também eram caros, mas já eram famosos e o android era muito parecido com o IOs o que acabou sendo uma alternativa pra quem não tinha a grana pra comprar um IPHONE… graças a deus o w10 tá se vendendo sozinho… então o W10M vai ser uma decorrencia disso… mesmo pq a NOKIA investiu sim em android… e continuou na mesma merda… vc pode falar que foi no final, mas mesmo assim, se fosse tão milagroso assim teria vendido bem mais… whatever… não acho que a nokia tinha solução, da mesma forma que não acho que a BB tenha, a nokia foi por um bom caminho, abandonou os smarts e hj eh uma empresa lucrativa d novo… agora volta só com o nome, lance esperto… vamos ver qual vai ser a jogada da BB…

      1. Eu diria que tudo se resume a tempo, o Android chegou no momento certo, quando as grandes começavam a fraquejar (Nokia e BB) e as pessoas procuravam alternativas ao iPhone (que atuava em poucos mercados e era/é caro) que era o “desejado” do momento além disso o mercado de smart era BEM menor e justamente ali que houve o “boom” pela procura desses aparelhos, aquele foi o momento certo pra Nokia mudar (não diziam que ela sabe se reinventar? então, isso é esquecer algumas convicções) e tambem era pra MS olhar pro mercado mobile (esperou Android e IOS se consolidarem pra fazer algo), ambas “dormiram no ponto” e pagam o preço até hoje.

        1. Exatamente… E o q salva o W10M eh que o mobile esta ultrapassando os pcs e isso faz com q a MS insista ateh o apito final para nao perder mercado… Sabe que quem domina o mercado mobile eh a google, e se deixar a google vai acabar dominando a area da MS, entao ela vai continuar insistindo e vai acabar vencendo pelo cansaço… Assim como o xbox que acabou tendo resultados bem positivos depois de .revezes seguidos entao o q vai salvar a MS eh insistencia e marketing que ta fraco.. Mas eh real o que vc falou, foi o timing… E vejo q a MS tah pecando de novo no quesito realidade virtual, em compensação saiu na frente nos hologramas…

          1. E acho que esse é o maior erro da MS, só passou a dar importância ao mobile quando percebeu que isso ia afeta-la futuramente, foi obrigada a fazer algo, não foi como o XBOX que foi uma iniciativa própria (se ela não fizesse nada não faria diferença PRA ELA) mas o mercado de consoles, apesar de importante, é bem menor que o mobile, DEVERIA ter lançado o WP7 uns 2 anos antes, não o fez e hoje precisa enfrentar um “Golias”, a briga poderia estar bem mais equilibrada se ela tivesse sido mais ágil.

          2. Com certeza… Agora tem q correr atrás, nao tah fazendo feio mas vai ter muito trabalho ateh se fixar no mercado…

  5. Ahhhhh…. foram vários fatores do BB OS ter morrido, uma delas foi por não querer entrar no mercado low e intermediário…. que até hj não conseguiu, sem falar que a emulação dos apps foi de maneira diferente da astoria, que vários recursos não poderiam ser utilizados por precisar do google play Services, e que com o tempo as participantes do projeto iriam implementar…

  6. E a empresa acha que a solução é lançar um aparelho android; com tantos outros milhares de aparelhos androids por ai, mais um entrou na bagunça a qual ninguém entende nada. BlackBerry só vai se afundando!
    Se ela quisesse realmente inovar, ela lançaria com Windows Phone! Pra mim, é o mais viável pra atrair um público curioso…

    1. cara, acho que o mercado de WP é mais phoda do que o de android em alguns sentidos… mas muito melhor em outros… eh phoda pq vc tá disputando com quem faz o sistema, então, sempre será uma desvantagem, o segundo ponto é que as pessoas já veem WP como lumias, ainda mais pela mão grande que a samsung aprontou ninguém quer ficar dependendo dessa negada que não tá nem ai para seus usuários… agora, em compensação, se ela chega forte batendo nos pontos que a MS é forte, com certeza ela acabaria chamando muito mais atenção do que no android, e por mais que sejam menos usuários de WP ainda assim ela estaria disputando com poucas de renome, o que já não acontece no android, lá só tem peso pesado, a disputa é colossal e se vc não lança um samart phoderoso e vários mid e low satisfatórios a cada ano vc perde mercado da noite pro dia… a unica que reina absoluto no android é a samsung, essa está de boa e olha a galera se bater em baixo… a xiaomi e a howai também tao meio tranquilas pq manda lah na china o que dá um conforto pra elas… apesar de que a xiaomi está saindo para o mercado agora, então vamos ver como as pessoas vão reagir a esse novo peso pesado entrando na briga… com certeza a samsung não gostou nada nada desse avanço das marcas chinesas e está pensando em um plano “b” sóoo olhando para o W10M e como ele vai se desenvolver… então é possível que dependendo da brincadeira o mercado de WP se torne um bom negócio… ai a MS vai ter alguém com quem disputar o mercado… cara de boa… as outras empresas são muito burra kkkk eu se fosse uma lenovo da vida eu lançaria um moto g e um moto x para WP… pq?? simples, pq ganha fama, e fama é tudo, ela estaria disputando só com a MS que ainda não tem fama nenhuma em smartphones… acabou de nascer, as pessoas nem sabem que a MS era a antiga nokia… então ela entraria quase que sozinha… tiraria uma grande fatia da MS e seria capaz até de pegar o quarto lugar da xiaomi… outra que poderia lucrar com o nome seria a samsung se ela não tivesse se queimado tanto… o W10 vai ajudar muito nas vendas do mobile isso é fato, quem surfar nessa onda vai ganhar uma fatia interessante de usuários…

      1. Eu só acho que a MS não visa vender Hardware, e sim serviços através do WP. A Blackberry vende também serviços, por isso o conflito. A BB tem que se posicionar ou vender aparelhos diferenciados ou serviços. Se for só aparelhos mete android, se for Serviços voltados para empresas vai de WP, apesar que a MS também quer essa fatia…. Ferrou pra Blackberry, dormiu no ponto. Vende essa porra!!!!

        1. Isso isso a MS quer passar para terceiros a produção dos smarts e ficar como uma coadjuvante nessa area, como eh o google no android, o prob eh que nenhuma ainda investiu no wp entao a MS tem q se manter lah ateh alguém tomar o lugar dela… E eh por isso q acho q a lenovo e a samsung tao vacilando… Quanto à BB realmente, o bico pegou p ela…

  7. sinto muito pra BB… mas prevejo o fim dela… uma pena… sempre que um SO sai do mercado nós sabemos que é ruim para nós consumidores… mas não acho que android salva ninguém… na verdade android afunda, a única que se dá bem com android é a samsung, o resto male male se aguenta nas pernas… eh mutia competição, por mais que tenha muitas pessoas comprando a MS se tirasse as chinesas (mercado que a MS PERDE FEIO, e não conta pq lá tem mais de um bilhao de pessoas kkl qualquer coisa que vender mediano lá já ultrapassa quase que soma de um continente inteiro kkkk) a MS provavelmente estaria entre as 4 que mais vendem smartphones no mundo… perdendo pra samsung, apple e lenovo, logo, achar que fugir para o androi é saída?? só se for pra se enterrar mais fundo ainda… o BB ainda vendia pq tinha sua fama de seguro, agora o que vai convencer alguém a comprar um BB??? sinto muito, mas a BB acabou… o que é uma pena…

  8. Em minha opinião a Blackberry acabou com seu único diferencial. Era um sistema extremamente competente que carecia apenas de apps. Mais um grande trabalho que se vai, porque nem tudo que a maioria gosta necessariamente é melhor… Lamentável!

  9. Sem fanatismo, se a BlackBerry é mais voltada para empresas ela não deveria optar pelo Windows? Digo isso por questões de segurança e todas as ferramentas que a Microsoft já disponibiliza para esse mercado, que também é um dos setores mais visados pela Microsoft. Ainda mais com os aplicativos universais e o modo Continuum.

    Acho que ela poderia, no mínimo, utilizar os dois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *