Mudou! Google Stadia fecha estúdios internos, mudando o foco do negócio

O Google fechará seus estúdios internos de desenvolvimento de jogos Stadia, a empresa anunciou hoje, enquanto muda o foco do Stadia para ser um lar para streaming de jogos de desenvolvedores existentes, em vez de desenvolver seus próprios jogos para o serviço. A Microsoft pode ter perdido um grande rival aqui para o Xbox Game Pass e Project xCloud.

“Criar os melhores jogos do zero leva muitos anos e um investimento significativo, e o custo está subindo exponencialmente”, diz um post de Phil Harrison, vice-presidente do Google e gerente geral do Stadia. “Dado nosso foco em desenvolver a tecnologia comprovada do Stadia, bem como aprofundar nossas parcerias comerciais, decidimos que não investiremos mais em trazer conteúdo exclusivo de nossa equipe de desenvolvimento interna SG&E, além de quaisquer jogos planejados a curto prazo. ”

Como parte dessa mudança, a empresa está fechando seus estúdios de jogos de Los Angeles e Montreal, com Jade Raymond – o veterano da indústria da Ubisoft e EA que liderou o estúdio Stadia Games and Entertainment – definido para deixar a empresa completamente.

O próprio Stadia, juntamente com o serviço de assinatura Stadia Pro de US $ 9,99, continuará a existir no futuro, e o Google pode continuar a tentar obter títulos de terceiros exclusivos (ou temporários) para oferecer por meio desse serviço.

Mas o fechamento dos estúdios internos do Stadia representa um sério golpe nas ambições de jogos do Google. Além dos meros aspectos técnicos do serviço de streaming em si, o fato de o Google estar disposto a investir em vários estúdios próprios era uma das partes mais significativas da visão original do Stadia.

O fato de o Google estar criando jogos para o incipiente serviço de streaming – títulos que, em teoria, tirariam proveito de sua tecnologia de nuvem exclusiva – marcou o quão sério o Google estava investindo no Stadia. Foi também um sinal de que a empresa aspirava um dia lançar produtos exclusivos que pudessem oferecer concorrência atraente para empresas como Microsoft, Sony e Nintendo, todas as quais dependem fortemente de seus próprios estúdios internos para criar jogos exclusivos importantes para levar os jogadores a seus serviços.

O fato de que o Stadia não estará mais no ramo de criação de jogos faz certo sentido: desenvolver um título AAA é um empreendimento incrivelmente caro. Mas também significa que o futuro do Stadia provavelmente será relegado a apenas mais uma opção onde você pode jogar os mesmos jogos que já joga em um PS5, Xbox Series X ou PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *