Nadella faz o modesto, mas a Microsoft é a empresa que vale mais

Após a notícia de alcançar o cobiçado marco de US$ 1 trilhão, Satya Nadella diminui o tom dos recentes resultados financeiros da Microsoft. Os números em mãos podem ser ditos sem demora que, em apenas cinco anos, Nadella realizou um verdadeiro milagre – pelo menos para os cofres da Microsoft e seus investidores. A nova estratégia implementada pelo CEO da Microsoft levantou uma empresa que, para alguns, estava inexoravelmente afundando, trazendo-a de volta às glórias da era Bill Gates, concentrando tudo na nuvem.

Apesar desses resultados incríveis, Satya Nadella quer manter os pés no chão respondendo com raiva às declarações sobre a recente conquista do título de “companhia de trilhões de dólares ” .

Eu ficaria enojado se alguém celebrasse nossa capitalização de mercado.

Sob sua liderança, a Microsoft aumentou sua capitalização herdada da administração da Ballmer em 230%. Talvez referindo-se aos comportamentos excêntricos daqueles que o precederam, ele quer permanecer cauteloso e continuar a trabalhar sem estar satisfeito com os resultados obtidos.

Na Microsoft, temos o péssimo hábito de não sermos capazes de nos esforçarmos porque nos sentimos muito satisfeitos com o sucesso que tivemos.

Em 2014, Nadella se viu nas mãos de uma empresa que estava falhando em muitas frentes, no setor de smartphones, nos mecanismos de busca, nas redes sociais, enquanto continuava forte no setor de desktops, embora o mercado já tivesse começado a declinar. Depois de inúmeros cortes, realocações e movimentos internos, conseguiu retomar o motor da empresa, direcionando-a para a tendência do momento, a nuvem.

Em poucos anos, sob a liderança de Nadella, a Microsoft conseguiu reverter o curso e alcançar os concorrentes Amazon, Apple e Google, e até mesmo alguns dias atrás, superá-los. Algo inimaginável, pois todos acreditavam que apenas quem tivesse a mobilidade em mãos (leia-se sistema operacionais de smartphones) poderia alcançar – Estavam errados.

Enquanto tudo parece perfeito, ainda existem muitas coisas a serem melhoradas em sua gestão, o próprio Windows carece de uma boa revolução prometida há anos, a Plataforma Universal do Windows (PWA) parou de crescer, a sucessão de um sistema para dispositivos móveis ainda não aconteceu, o Edge não avançou e a Cortana parece ter fracassado. A Microsoft precisa lançar o quanto antes os seus novos dispositivos para o mercado consumidor com o seu suposto sistema “Windows Core OS”. Entendemos que, Nadella precisa fechar com chave de ouro ao mostrar que pode bater de frente com o Android e iOS e  superar uma área que todos os outros falharam.

Nadella é um gênio, tornar uma empresa a mais valiosa do mundo é algo para poucos, mas não é perfeito. Cabe notar que, na era Ballmer, tivemos êxitos fantásticos como o Windows 7 e o Xbox 360. Queremos ver a Microsoft focada cada vez mais no consumidor, e não se tornando uma empresa como a IBM com foco no corporativo. Por isso, esperamos ver cada vez mais investimentos em produtos como Xbox One, Hololens, Surface e no próprio Windows.

Como você avalia o trabalho de Nadella e a direção tomada pela Microsoft? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários.

Fonte

48 comments on “Nadella faz o modesto, mas a Microsoft é a empresa que vale mais

  1. Edge agora virou app separado e está no projeto chrominium (ruim para o mercado otimo para msft)
    a plataforma universal realmente veio parecendo q iria acabar com o win32 em 5 anos mas transições são demoradas e a microsoft aprendeu isso tanto q a grande novidade das suas novas sdk são apps desktop win32 no backend com frontend em uwp. Demora mas chega lá, o mais importante é q hj é uma empresa saudavel e vai ficar por ai um bom tempo.

      1. até a MS percebeu que o UWP (nativo, não qlqr bosta “encapsulada”) já era

        o novo skype é feito com react+chromium, office até hoje não virou UWP nativo, paint 3d não vingou e vão até manter o velho paint.exe

        nem o notepad virou uwp

  2. OFF:
    Possível Novo Exclusivo ou mais uma piada da Valve?

    Ontem, (02) a Valve publicou um novo vídeo com o seu titulo sendo um monte de código, o vídeo já mostra no início a frase (Game Engine Footage), e é um trailer de 1:30 segundos de um possível Left 4 Dead 3 ou Remake; No trailer, aparece todo o cenário do primeiro jogo, com cenas de tripas e sangue a todo lado, e no final dele a já conhecida mão de L4D aparece fazendo uma analogia do retorno da franquia, bem nos títulos credenciais do trailer é mostrado as licenças de Trademark da Valve & Microsoft Xbox;

    Vale lembrar que Left 4 Dead 1 e 2 são Exclusivos Xbox 360 e Steam até hoje e o que muitos levam a crer que seja verdade é o fato de que ano passado, o Escritor de Left 4 Dead voltou para a Valve, assim como o antigo diretor criativo da Turtle Rock Studios (Criadora de L4D);

    O que acham? O Retorno da parceria da ValveSoft igual na antiga geração? Ou mais uma piada de mal gosto da Valve?

    Fontes: IGN, Kotaku, ValveInsiders.

      1. Piada de mal gosto porque a Valve em 2013 brincou com um L4D 3, mas que atualmente, e depois do trailer, acaba por ter mais chances de realidade.

  3. Cara, aqui temos um órfão do Windows mobile 10, que sistema incrível, eu realmente mudaria o designer de blocos e daria opção de aplicativos normais redondos, como no Ios e Android, uma jogada interessante da Microsoft, seria focar em seu sistema localmente, algo que sentia falta na época, era os apps localizados aqui no Brasil, como apps de bancos, jornais, sites e etcs, seria interessante lançar o smartphone bem limitado nos Estados Unidos e começar a ganhar devs, diminuir os lucros sobre vendas em sua loja, talvez algo com a Epic está tentando fazer, o segredo é a localização, lançar um smart no Brasil por exemplo, sem apps que estão presentes no dia a dia nosso, não daria muito certo, principalmente bancos.

    1. O maior problema do sistema era uma imagem que já estava muito gasta, uma participação mundial estagnada alguns boicotes por parte de terceiros e por fim uma linha de aparelhos defasada que não aguentou a transição para o Windows 10 Mobile.

      Nos sabemos que nesse meio tempo tinha muita coisa que foi descartada e a empresa tentou inúmeros meios de dar um UP na loja, apesar dos fãs morrerem de amor a coisa já não andava bem, a decisão de matar foi mais acertada pois quando ela lançou a linha X50 o mercado já estava uns 2 anos a frente em termos de funcionalidade e recursos (fora todos os problemas com o sistema mau otimizado). O sistema começou a ficar realmente bom na atualização de aniversario, talvez se houvesse um esforço maior a partir daquele ponto as coisas poderiam ter melhorado. Massss infelizmente decisões foram tomadas e nos perdemos com isso.

    1. Skype tem 44% das ligações internacionais. Sua crítica deveria ser, 1 trilhão e não consegue fazer um navegador decente.

      1. e qual outro mensageiro faz ligações? lol, óbvio que domina esse tipo de ligação, já que a maioria faz ligações via internet (whatsapp, messenger, hangouts etc), vai assinar a porra de uma linha pra q?

        e grande bosta, vai olhar o marketshare, até o tumblr tem mais usuários

  4. Empresas como a Microsoft tem que brigar pelo topo sempre, em qualquer segmento que esteja engajada…a era balmer foi do céu ao inferno e mudanças tiveram que ser feitas, Nadella é um visionário no mundo corporativo.

  5. Adianta ser a empresa mais valiosa do mundo, melhor serviço online, melhor hardware, melhores jogos exclusivos e não ter capa azul e se chamar playstation ?

    adianta nada

  6. ”Nadella é um gênio” ele é mais ainda, o cara literalmente faz milagre, e sabe como a coisa funciona, esse nao cai.

  7. Penso mais na frase coerente que diz: Na Microsoft, temos o péssimo hábito de não sermos capazes de nos esforçarmos porque nos sentimos muito satisfeitos com o sucesso que tivemos.

    A evolução deve ser constante e contínua, qualquer indício de estagnação é fatal para qualquer empresa desse porte.

    Inegável que a MS está longe de ser perfeita, ou mesmo, não cometerá erros. Então, o trabalho não pode parar. Piscou? Já era…

  8. (OFF) O Sea Of Thieves, lançado em 2018, consegue fazer mais visualizações na Twitch do que o Days Gone, que foi lançado há 8 dias atrás. Os Sonystas não estão nem assistindo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *