Não vemos o futuro onde as assinaturas serão dominantes”- Microsoft

A Microsoft tem se tornado a rainha dos serviços sejam no mercado empresarial ou consumidores, mas isso tem levado a muitos a criticarem essa postura e afirmarem que isso prejudicará os desenvolvedores de jogos, apesar de beneficiar os consumidores. Diante disso, ao site Gamesindustry, o chefe de serviços dos jogos da empresa, Ben Decker, e o diretor de planejamento da Game Pass, Matt Percy, fizeram algumas declarações a esse respeito.

Decker rebateu tal crítica e afirmou que a Microsoft não quer tornar o Xbox Game Pass um serviço central como Netflix ou o Spotify:

“Quando lançamos [Xbox Game Pass], pensamos que um número cada vez maior de títulos poderia ser algo realmente importante para os jogadores”, admitiu. “Mas, na verdade, não é exatamente isso que eles estão pedindo. O que recebemos de nossos clientes não é ‘quero uma assinatura que tenha milhares e milhares de jogos’.” O que ouvimos deles é: “Eu quero uma assinatura com 100 ou pouco mais de 100 jogos. Mas eu quero que eles sejam realmente bons jogos. E eu quero um portfólio com curadoria onde eu sei que o que está lá será muito bom para jogar.

“Não temos o objetivo de ser a assinatura em que você obtém todo o seu conteúdo. Isso tem o objetivo de ser aditivo ao ecossistema. Não vemos um futuro em que as assinaturas sejam dominantes. Vemos um futuro em que os clientes têm escolha entre uma assinatura e compra-a-própria, onde há um ecossistema misto, porque é isso que os clientes querem, e é isso que os desenvolvedores querem”.

“Eu não acho que [Sea of Thieves e State of Decay] alcançariam esse nível de adoção na comunidade sem sua inclusão no Game Pass”.

Em sua forma atual, o Game Pass cobra uma taxa mensal de R$ 29 e oferece uma seleção rotativa de 100 jogos com alterações no catálogo feitas a cada mês. Enquanto muitos dos títulos são mais antigos, a Microsoft se comprometeu a ter todos os seus firsty party disponíveis no Game Pass no dia do lançamento, e também tem feito acordos com desenvolvedores de terceiros para que seus jogos sejam lançados no serviço Game Pass, no lançamento também. E pelo menos por enquanto, Decker disse que está funcionando bem para todos os envolvidos.

“O Sea of Thieves já viu mais de 5 milhões de jogadores, e atribuímos muito desse sucesso ao fato de que o jogo está no Game Pass”, disse Decker. “State of Decay já viu mais de 3 milhões de jogadores. Eu não acho que esses títulos alcancem esse nível de adoção na comunidade sem sua inclusão no Game Pass.”

Ele acrescentou:

“Nossos parceiros no Game Pass até agora ficaram muito felizes com o desempenho que viram. Eu vou dizer isso. Eu não acho que tenhamos tido um parceiro que não tenha visto a experiência deles no Game Pass como sendo aditivo à franquia e ao título que eles incluíram no Game Pass. As pessoas geralmente ficaram muito felizes com o taxas de licenciamento e o engajamento que ele gera. E para títulos que oferecem compras adicionais em jogos, acho que as pessoas ficaram satisfeitas com os negócios incrementais que viram lá de uma base de jogadores significativamente maior como resultado de estarem no Game Pass. “

A Microsoft tem observado os hábitos dos assinantes do Game Pass nos três meses antes de se inscreverem e nos três meses seguintes, e encontrar alguns dados para apoiar essa posição. Em média, os membros do Game Pass aumentaram em 20% o tempo gasto com jogos no Xbox, com Percy notando que uma “parte significativa” desse tempo é gasta jogando “não-Game Pass”. O número de jogos que eles jogaram aumentou em 40%, com aumento de compras e envolvimento com títulos fora do serviço Game Pass.

“O que queremos fazer é garantir que prestamos o melhor serviço possível aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que proporcionamos o melhor ecossistema possível para nossos parceiros e para o mercado mais vibrante”, disse Decker. “Se os clientes optarem por comprar, ótimo. Se eles optarem por assinarem ótimo. Se você quiser lançar seu jogo no Game Pass, ótimo. Se você quiser fazer apenas compras, também está bem. É escolha do desenvolvedor e escolha do cliente, quero criar um ecossistema próspero. Eu não diria que somos dogmáticos de ambos os lados”.

Quando questionada se a Microsoft acredita que o cenário de jogos para consoles e PCs dominados por assinaturas seria prejudicial à indústria, Decker reiterou que a empresa vê o Game Pass como complemento e não vai substituir a compra direta.

“O que é ótimo sobre jogos é que você tem uma diversidade de modelos de negócios ao contrário outros formatos de entretenimento, e nós vemos o Game Pass como uma extensão disso”, disse ele.

O que vocês acham?

53 comments on “Não vemos o futuro onde as assinaturas serão dominantes”- Microsoft

  1. Gosto do fato da MS colocar em prática diversas opções para os clientes. Acertos e erros são sempre úteis para definir evolução e incluir o cliente nesse caminho é legal. Sem essa coragem teríamos outra Sony, com papos “não queremos crossplay, pois queremos proteger nossos clientes” ou “não aceitamos a EA access pois nossos clientes não a querem”.

    É claro que temos a Xbox one de 2013 com suas políticas escrotas, mas aí vemos o maior exemplo de aprender com erros, a Xbox atual não lembra nem mesmo de longe a de 2013 e tudo isso foi por justamente incluir a opinião do cliente acima de visões internas apenas.

  2. É bom saber que a MS esta moderando o gamepass, seria muito chato se as DEV transformassem a gamepass na steam, cheio de jogos meia boca só para monetizar

  3. O gamepass é muito bom, bem vantajoso quando vc tem um tempinho legal pra jogar. Agora, pra quem só trabalha e estuda nem deveria comprar um console, pois não aproveita quase nada, que graça tem? Conheço pessoas que tem um Xbox One paradão lá, morre de vontade de jogar, mas não tem absolutamente tempo NENHUM.

    1. Cara isso ai é questão de administração de tempo. Da pra trabalhar, estudar, cuidar do lar, cuidar da familia e ainda jogar … E é melhor pagar 29,90 com pouco tempo para jogar, doque pagar 200, 250, 100, 50 em jogos aleatórios e não ter tempo de jogar. E outra se a pessoa tem tanto compromisso assim provavelmente ela também tem um alto custo, então é melhor pagar 29,90 doque os valores mencionados logo ali atrás …. .,,,

      1. Cara da pra jogar sim, mas não como a gente quer. Seja sincero, jogar 1 hora por semana é osso.
        Pagar 29 reais por mês pra jogar somente de sábado ou domingo, não vejo como um bom negócio…
        Massssss… Cada um tem seu pensamento.

        1. eu faço facul, trabalho e sou casado, ao menos jogo 1h por dia no minimo. Rara as vezes que não jogo pelo menos 1h no dia e no final de semana pelo menos umas 4h, acho que 9h por semana é um bom tempo, inclusive já zerei varios jogos

          1. Isso é bem relativo amigo. Vejamos o caso da maioria de nos brasileiros:

            9h de trabalho + 1h e 30 min em media de translado casa/trabalho( total : 3hs)
            3 hrs faculdade

            9+3+3= 15hrs de um dia de 24hrs.

            Lembre se q ai, como vc msm disse, ainda tem um tempo a ” gastar ” com a sua familia. Mais o sono. Cada dia mais os problemas do cotidiano nos afasta do lazer. Acho q nem sempre dá pra vc administrar bem o tempo. Afinal o dia tem 24 horas, e nada q fizermos fará isso mudar. Então ai vc acaba tendo q abrir mão de algo, em detrimento de outro.

            Acho q foi + ou – isso q o rapaz tentou explicar sobre q o conceito do game pass não ser proveitoso para todos.

    1. “Desbloqueio” me conte mais sobre isso,
      é offline? se não consegue manter um xbox one compre um 360/ps3 com uma porrada de jogos no HD

    2. Que mentiroso, nem existe desbloqueio pro one.
      Ainda que exista na maior gambiarra do mundo, é a maior burrice fazer isso em um console onde a maioria dos jogos são multiplayer.

    3. Vira-lata bananalandia, aquele que rapa o pote de margarina pra pegar o restinho, o pote de danone pra pegar o restinho, pobre de espirito…

  4. Constataram que ganham mais mesclando várias opções de maneira intuitiva dentro da plataforma. Até porque o jogador pode ser assinante de um serviço e porventura comprar seus jogos por fora, dependendo a disposição para gastar com videogame, claro. Ou apenas optar por comprar seus jogos separadamente. Sempre levando em conta que o jogador é prudente o suficiente para escolher o que melhor lhe apetece.

    Esses 20% a mais no tempo gasto com jogos, e 40% de aumento no que é jogado, vai na linha do que o Netflix fez com filmes e séries. O fácil acesso estimula as pessoas a consumir mais conteúdo do que antes faziam no modelo de venda tradicional de varejo, pois de largada a pessoa tem um vasto catálogo para explorar.

    1. Se não estou enganado os jogos do gamepass tem desconto se o cliente quiser comprar, isso com certeza ajuda a estimular a compra

      1. Principalmente quando o game em questão, aquele que você curtiu muito, mas não deu tempo de concluir, vai sair do catálogo do GP.

      2. Desconto não estimula tanto a compra pq vc ja “tem” o jogo pelo gamepass. O que eu acho que estimula mais, especialmente em jogos MP é a vontade de jogar junto.. tipo, tem 4 amigos.. ai 2 tem gamepass e começam a jogar SoT no lançamento por causa do gamepass, ou outros não tem o gamepass pq preferem comprar o jogo, ai na hora que os 2 que jogam começam a falar bem do jogo e que estão se divertindo os outros 2 vão querer comprar tbm, ai nessa ja foram 2 vendas que não teriam acontecido sem o gamepass

  5. O Gamepass e o Netflix são os serviços de assinaturas mais importantes no Xbox. No ato da compra do Xbox, o cliente já tem imediatamente a sua disposição centenas de games e filmes, pagando muito pouco por isso de início.

  6. É bom saber que a MS esta moderando o gamepass, seria muito chato se as DEV transformassem a gamepass na steam, cheio de jogos meia boca só para monetizar

  7. M$ aprendeu com seus erros em 2013, uma empresa que estava impondo regras e tirando a liberdade de escolha de consumidor, hoje tem uma nova postura completamente diferente dando abertura para ouvir o publico e veja como nos beneficiamos de todo esse ecossistema, especialmente no Brasil o custo beneficio, espero que um dia a Sony aprenda, Parabéns Xbox Team

  8. M$ aprendeu com seus erros em 2013, uma empresa que estava impondo regras e tirando a liberdade de escolha de consumidor, hoje tem uma nova postura completamente diferente dando abertura para ouvir o publico e veja como nos beneficiamos de todo esse ecossistema, especialmente no Brasil o custo beneficio, espero que um dia a Sony aprenda, Parabéns Xbox Team.

  9. Eu assino o game pass e ainda gasto cerca de 500 reais por semestre em jogos. Nada mudou e a diferença é que tenho ainda mais jogos para jogar. O que falta é tempo!

  10. Mudanças, opções e inovação, isso que me fez sair da Sony atual. A MS tem trazido muita coisa bacana para o segmento, seja simples ou grandes coisas. Realmente, quem quer ter o melhor em jogos e ecossistema, tem que entrar na MS.

  11. “Se os clientes optarem por comprar, ótimo. Se eles optarem por assinarem ótimo. Se você quiser lançar seu jogo no Game Pass, ótimo. Se você quiser fazer apenas compras, também está bem”

    É isso que os críticos (ou haters) não entendem. É OPÇÃO! Serviço não tomou e nem vai tomar lugar das compras tradicionais. O fanboy fanático que vive procurando defeitos nos serviços, vai lá e compra o jogo, simples assim.

  12. “mas isso tem levado a muitos a criticarem essa postura e afirmarem que isso prejudicará os desenvolvedores de jogos, apesar de beneficiar os consumidores.”

    Ou seja, os acionista da internet, que não sabem administrar a própria mesada que ganham dos pais.

    1. Eles pegam a mesada e gastam tudo com hamburguer e refrigerante, depois fica dando piti em preço, em game pass, em GwG, em “melhor combo”…

  13. Claro que ele vai dizer isso. A Microsoft não quer assustar demais as grandes redes varejistas (Gamestop) para que elas não fiquem dando piti.
    Mas eu acredito que seja do plano da empresa acabar mesmo com os atravessadores e vender os games digitais diretamente em sua loja, assim como o Gamepass no futuro sem concorrência de lojas físicas.

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