Neste trimestre, a China salvou a participação do Windows Phone … as voltas que o mundo dá

cortana-china

Na Europa, o Windows Phone, de forma surpreendente, conseguiu atingir uma ótima participação. Por lá, os europeus sempre gostaram do sistema móvel operacional da Microsoft que conseguiu o posto de terceira maior fabricante de dispositivos móveis da região.

Já tem alguns trimestres que ficamos de cabelo em pé com o resultado da Microsoft por lá. Veja bem, após a saída da Nokia a empresa não tem se dedicado a lançar aparelho da mesma forma, e com isso era esperadas quedas em termos de participação,  contrariando as expectativas, isso não ocorria por lá.  Mas agora ocorreu.

Como esperando, o Windows Phone perdeu muita participação na Europa no quarto trimestre de 2015, pelo menos é isso o que diz a pesquisa do Kantar realizada até o dia 15 de dezembro. Neste período, o Windows Phone cresceu apenas no Reino Unido e na China, a sua participação na Europa caiu para 7.2% o que ainda é bastante respeitável.

O período da pesquisa marca uma ausência severa de Lumias no mercado, dispositivos como Lumia 830 e 930 desapareceram por conta dos termos da aquisição entre a Nokia e a Microsoft. Além disso, o sistema passou cerca de um ano e meio sem um top de linha que só foram lançados em grande parte do mundo após o período da pesquisa.

kantar-december-2015-2

Destarte, o Lumia 550 começou a ser lançado em dezembro. Além disso, o Windows Phone 8.1 começa a ficar obsoleto, os usuários desejam algo inédito como o Windows 10 Mobile.

E novamente, a Microsoft estava atrás apenas da Samsung e Apple, mesmo diante de um quadro como este.

A China

cortana-china-comercial

O Windows Phone sempre vendeu relativamente bem em todo o mundo, mas o seu maior problema é a dupla Estados Unidos e China. Em particular, o sistema da Microsoft parecia não agradar os chineses, o lado bom é que a situação tem mudado nos últimos meses. Os comedores de flango flito começaram a utilizar o Windows Phone, que diferentemente do Android, conseguiu crescer e  teve sua participação quase dobrada chegando a 1.2%.

Parece pouco? Mas lembre-se que a população da China é em torno de 1.3 bilhões de habitantes. Além disso, apesar do Android dominar com 71.4%, grande parte dos fabricantes por lá não utilizam o Google e sua seus serviços. Crescer na China não é uma tarefa fácil.

Agora é deseja boa sorte para os Lumias 550, 650, 950 e 950 XL para o trimestre atual. Alguns da nova linha devem chegar ao Brasil apenas em março.

19 comments on “Neste trimestre, a China salvou a participação do Windows Phone … as voltas que o mundo dá

    1. Kantar não é a Microsoft.
      A Microsoft a um tempo atrás relatou que estava caminhando para os 20% mesmo, e o Kantar também era otimista. Mas agora terá que tentar se recuperar com os novos Lumias.

      1. Esse que é o problema Jorge, não tem novos Lumias, o 550 quase não foi lançado em lugar nenhum o mesmo com os 950, que tem mais notícias e avaliações ruins do que propaganda da Microsoft e ainda mais com essa história do 650 ser o único Lumia lançado em 2016 (com hardware baixo perto dos concorrentes e preço alto, acima de 200 euros)… me fala Jorge, como que recupera mercado assim?:

  1. Nossa, eu olhei o gráfico, parece que o Ios pode dominar a china, ganhou quase 7%!!!!!
    e com o WP falando em mandarim as coisa podem melhorar para a MS!!!

  2. “caiu para 7.2% o que ainda é bastante respeitável” HUAHUAHAUHAUHUAAAAA
    Cresceu meio por cento na China e isso é salvar???? Passou pra pouco mais de 1%.
    Na Italia caiu quase 5%.

    Triste…

      1. Agora imagina os demais sistemas então… Sinceramente, uma participação de 1% em um mercado é praticamente inexistente.
        E as quedas praticamente em todos os mercados. Nos Estados Unidos que é um mercado super importante caiu demais também.
        O titulo e o conteúdo desse post deveria ser de preocupação, e não exaltando que o WP agora tem pouco mais de 1% na China!

  3. Na boa, o que eu vi foi uma queda isso sim. Ok tem os 1,2% da China que mais ou menos 15,6 milhões, porém (essas contas eu não fiz) se somar com as outras quedas e as populações de seus respectivos países vai passar desses 15,6 milhões.

  4. Comedores de flango flito, que citação mais infame, e vc é o que comedor de feijão peidorrento, tenha paciencia, tenha educação, querendo se parecer bacana termina sendo grosseiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *