A Ninja Theory foi adquirida por 117 milhões de dólares pela Microsoft. A informação foi compartilhada por meio de registros da FTC relacionados ao caso contra a aquisição da Activision Blizzard King pelo Xbox.
Os arquivos da FTC mostraram e-mails internos da Microsoft sobre estúdios e editores para observar possíveis aquisições, e os candidatos incluíam a Bungie e a Sega, como já dissemos. No e-mail interno descrevendo uma proposta de aquisição da Sega, na página 10 havia uma lista de “transações anteriores” detalhando as aquisições anteriores de muitas empresas diferentes, incluindo Sony, Microsoft e Electronic Arts.
Também na lista estava a Ninja Theory, que teria sido comprada por US$ 117 milhões. Também é mencionada a data em que a aquisição foi tornada pública, 10 de junho de 2018 ou E3 2018, onde a Microsoft também anunciou a aquisição da Turn 10, Playground Games, Compulsion Games e Undead Labs.
Para ter alguns pontos de referência (com base em dados conhecidos, claro), a Electronic Arts adquiriu a Respawn Entertainment (Titanfall, Apex Legends, Star Wars Jedi) em 2017 por 315 milhões de dólares. Em vez disso, a Microsoft adquiriu a Rare em 2002 por US$ 375 milhões (mas considerando a inflação, isso seria muito mais hoje). Procurando por números semelhantes, encontramos, por exemplo, A Thinking Ape (Single City, Kingdom of Heckfire, Party in my Dorm) comprado pelo Embracer Group por 105 milhões em 2020. Em 2019, a Sony comprou a Insomniac Games por 229 milhões. Resumindo,US $ 117 milhões para uma aquisição de jogos não é muito caro.