Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, vem reagindo à consolidação da indústria e aos movimentos que temos visto entre editoras e estúdios há algum tempo. No momento, a Nintendo planeja continuar com o crescimento orgânico de seus desenvolvedores e não está considerando se lançar na corrida de aquisições. Por pouco mais do ano passado, a Microsoft adquiriu a Bethesda e logo a Activision Blizzard, enquanto a Sony anunciou recentemente a aquisição da Bungie. Também Tencent, NetEase, Embracer Group fazem vários investimentos e até a Netflix quer aumentar sua presença em videogames.
“Nossa marca foi construída em produtos criados com dedicação por nossos funcionários, e ter um grande número de pessoas que não têm o DNA da Nintendo em nosso grupo não será uma vantagem para a empresa ”, disse Furukawa segundo a Bloomberg. Em novembro passado, ele garantiu que se concentraria no crescimento orgânico para “continuar a cultivar a cultura criativa da Nintendo”, mas naturalmente não fechou a porta para a aquisição de outras empresas.
A compra de estúdios não deve parar, pelo contrário. O apresentador Geoff Keighley assegurou que existem acordos próximos de fechar e a Sony confirmou que vai comprar mais estúdios; A Microsoft também continuará interessada em compras para fortalecer o Xbox Game Pass.
Quase como exceção aos planos da Nintendo temos o caso da Next Level Games, a primeira compra da empresa em mais de uma década. Os criadores canadenses de Luigi’s Mansion 3 foram comprados há um ano e tinham um longo histórico de colaborações com a Nintendo em jogos como Mario Strikers Charged , Punch-Out!! ou Metroid Prime: Federation Force, entre muitos outros lançamentos.
“Suas ações são atualmente detidas por seus proprietários, diretores e funcionários. Vários diretores decidiram que era o momento certo para vender ações e começaram a procurar potenciais compradores “, disse a Nintendo sobre o motivo da compra.