A chefe do estúdio de Halo explicara que o Xbox está prosperando graça a 3 pilares estratégicos

Na era do Xbox One a Microsoft não tinha tantos estúdios como hoje e algumas apostas de terceiros não funcionaram bem. Dessa forma, a empresa se remodelou e decidiu segurar as rédeas do próprio destino. Para explicar o que mudou, a chefe do estúdio da 343 Industries, Bonnie Ross, explicou bem em uma mesa redonda com ex-executivos do Xbox hoje.

“Para nós, [a iniciativa do Xbox] é realmente sobre ter um conjunto diversificado de conteúdo, encontrar os jogadores onde eles estão e levar essas experiências adiante”, explicou Ross ao moderador e ex-presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aime. “Trata-se realmente de colocar o jogador em primeiro lugar.”

Note que, a estratégia não é mais trabalhada em um único ponto. A Microsoft busca encontrar o jogador como ponto principal, seja ela nos consoles, PCs ou com a nuvem.

“Como vamos encontrar o jogador onde ele está,” ela perguntou. “Não se trata mais apenas do console. É realmente pensar em como ter certeza de que os jogos que eles querem jogar … estão lá para eles jogarem. ”

Os três pilares da nova estratégia da Microsoft segundo Ross são o seguinte:

1. O Xbox está alcançando os jogadores onde quer que eles estejam

A Microsoft quer um grande público, ela está mirando no mercado gigante de consumidores e que vale lembrar existem mais de um bilhão de jogadores, e eles estão divididos não apenas em consoles, mas no PC e smartphone, e por isso a nuvem é importante para encontrá-los.

Forza Horizon 5 é a prova de que isso está funcionando. Esse jogo teve 10 milhões de jogadores desde o lançamento em 5 de novembro. A Microsoft provavelmente nem vendeu 10 milhões de consoles Xbox Series X/S ainda. Mas isso não importa porque o jogo está na nuvem através do Xbox Game Pass Ultimate, no Xbox One e no Steam. Quem jogou teve que pagar de alguma forma.

Isso não significa que a Microsoft está se esquecendo do hardware do Xbox. Em vez disso, significa que o Xbox Series X/S faz parte de um ecossistema mais amplo que está prosperando, com base no sucesso do Forza Horizon 5. É óbvio que está dando certo.

2. Xbox está investindo em variedade

Ross também mencionou a necessidade de diversidade, e ela quer dizer isso de uma forma multifacetada. Ela significa diversidade em termos das experiências que os criadores escolhem centrar. Mas ela também quer dizer isso em termos de uma variedade de conteúdo que atrai diferentes tipos de pessoas.

“Quando você pensa em Halo e depois nos outros jogos em nosso portfólio, também se trata de garantir que você tenha um mundo diversificado e um conjunto diversificado de personagens”, disse Ross. “E temos feito muitas aquisições de estúdios – acho que temos 23 – o que é realmente para tentar ter conteúdo para todos.”

Embora esses 23 estúdios continuem crescendo, a Microsoft confiou em parceiros terceirizados para trazer uma variedade de lançamentos para seu serviço Xbox Game Pass.

3. Xbox está investindo em qualidade

Desde julho, a Xbox Game Studios lançou Microsoft Flight Simulator (Xbox console), Psychonauts 2, Deathloop, Forza Horizon 5 e o multiplayer de Halo Infinite. Os três primeiros foram nomeados para prêmios no The Game Awards, e Halo saiu após o período de elegibilidade. Forza Horizon 5, apesar de não ser nomeado ao GOTY, foi o único jogo de 2021 que ultrapassou o 90+ no Metacritic.

A qualidade do Xbox não pode vir de um único lançamento de jogo – ou mesmo de um bom ano. A empresa precisa mostrar um compromisso consistente com a excelência. Mas isso é exatamente o que mostrou com seus lançamentos de 2021. Depois de adquirir a Double Fine e a Arkane (por meio da Bethesda/Zenimax), a Microsoft pagou e forneceu suporte para aprimorar o Psychonauts 2 e o Deathloop. Isso além de atrasar o Halo Infinite um ano inteiro para fazer a mesma coisa com aquele jogo.

A qualidade é o segundo nome do Xbox. Claro que, notas fazem justiça ou injustiça, mas de certa forma é um parâmetro utilizado na indústria dos games.

E se 10 milhões apareceram para Forza Horizon 5 em um pouco mais de uma semana, quantos vão aparecer para Starfield, Avowed, Fable, Hellblade 2, Elder Scrolls 6, Indiana Jones ou Perfect Dark?

 

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