O crescimento do setor de consoles de todas plataformas está paralizado, afirma líder do Xbox

Phil Spencer, líder do Xbox.

Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, além de principal referência no mundo Xbox, teve a oportunidade de reiterar um conceito importante sobre o estado da indústria de videogames, em particular do setor mais tradicional: o número de jogadores está estagnado. Fez isso durante uma entrevista concedida ao jornalista Stephen Totilo, na qual também falou sobre a chegada de Call of Duty ao Game Pass e outros temas.

Conforme relatado por Totilo, estimativas da empresa de análise Newzoo afirmam que em 2023 a indústria de videogames produziu apenas 0,6% mais receita do que em 2022.

“Não creio que estejamos a fazer um bom trabalho na procura de novos jogadores”, disse Spencer, que depois explicou: “Tomemos os consoles como exemplo: temos 200 milhões de lares a nível mundial jogando em consoles e pouco mudou nos últimos cinco, seis anos.”

Para Spencer, portanto, o problema é sistêmico. Se quem atua no setor não se esforçar para encontrar novos players, a situação só vai piorar. Mas os passos dados pela indústria no último período vão todos no sentido oposto, como o próprio admitiu: “Aumentámos o preço dos jogos (em referência ao preço de 80 dólares dos jogos triplo A da PS5 – Xbox Series), passamos pelo COVID. Encontramos maneiras de tirar mais dinheiro de jogadores individuais. Mas acho que em algum momento você não pode ir mais longe e, francamente, pode acabar usando algumas técnicas de manipulação que eu realmente não sou fã de.”

Spencer refere-se a todos aqueles métodos de monetização, muito difundidos no setor móvel, mas não só, baseados na exploração psicológica das pessoas, que muitos nem sequer percebem que estão sofrendo.

Para Spencer a solução é, portanto, encontrar novos clientes através de uma forma diferente de distribuição dos jogos, de forma a chegar a quem hoje não tem acesso aos mesmos.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *