O Diretor da Cloud Gaming Director fala sobre a exclusividade dos jogos do Xbox

Um dos tópicos que geram mais polêmica é a exclusividade dos jogos do Xbox, especialmente porque parece que o Xbox decidiu sair da política de exclusividade a que a indústria está acostumada. James Gwertzman, diretor de jogos em nuvem da Microsoft, entrevistou recentemente que o foco da Microsoft está na acessibilidade que as tecnologias de nuvem podem fornecer e que a abertura e a acessibilidade levantaram questões sobre as estratégias mais amplas da Microsoft na indústria de jogos.

Já lemos muito sobre as opiniões ambíguas de Phil Spencer sobre a exclusividade dos jogos Xbox , especialmente se pensarmos nos futuros jogos Bethesda que, uma vez que a UE decida dar a sua aprovação à compra, farão parte dos Xbox Game Studios. Não é que a Microsoft precise tornar sua compra lucrativa, mas parece que a empresa de Redmond quer apostar em um modelo menos tradicional.

“O desenvolvedor médio de jogos não quer exclusividade. O desenvolvedor médio de jogos deseja estar em todos os dispositivos em que os jogadores estiverem. Eles querem uma versão móvel, uma versão de console. Os fabricantes de console às vezes querem exclusividade porque desejam que seu console seja especial melhor ou qualquer outra coisa, mas não, não achamos que seja a resposta. Temos sido bastante abertos sobre a tentativa de oferecer suporte a experiências de plataforma cruzada. “

Em relação à exclusividade dos jogos do Xbox, é preciso dizer que a Microsoft adotou uma abordagem mais aberta na distribuição de jogos. Seu trabalho tem sido promover jogos de plataforma cruzada, criar serviços de assinatura que funcionam no Xbox e Windows e minimizar os exclusividades no marketing de seu console. No entanto, outras grandes empresas, como Nintendo e Sony, se concentraram em títulos e conteúdo exclusivo para consoles. Embora funcione comercialmente, também fecha o acesso aos jogos.

As declarações de Gwertzman sobre o Xbox como plataforma deixaram claro que a marca verde busca focar cada vez mais nos serviços do que no hardware.  Lembre-se, ele é diretor de nuvem e a Microsoft irá levar os jogos do Xbox para vários dispositivos como smartphones, TVs ou PCs. Por ser nuvem, qualquer aparelho com conexão à internet poderá, em tese, rodar os jogos do Xbox e não apenas os consoles.

A expansão do Xbox Game Pass como serviço de assinatura de jogos a serem vencidos e os esforços para disponibilizá-lo em diferentes plataformas parecem concordar com ele. No entanto, vale dizer que a abordagem da Microsoft é criar um ecossistema que englobe a nuvem, dispositivos móveis, PCs e consoles. E muito em breve também a Smart Tv. A exclusividade dos jogos Xbox será com esses ecossistemas, não com seu console.

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