O ex-diretor da Lionhead fala sobre Fable 4 e o cancelamento de Fable Legends

Imagem conceito do próximo jogo da saga Fable.

Em meio aos vários boatos sobre Fable IV, temos aqui alguns comentários polêmicos de Stuart Whyte, que foi o último diretor da extinta Lionhead a lidar com um barco difícil de comandar. Whyte foi “o último sobrevivente” dos pesos pesados ​​da Lionhead após a saída de Peter Molyneux e Gary Car. Se nos lembrarmos, a Microsoft fechou o estúdio e cancelou Fable Legends. As razões nunca chegaram a transcender, há muito da história que não foi contada.

E agora, após a ascensão do previsível Fable 4, que agora é diretor de desenvolvimento e produtos VR na Playstation London, quebrou parte de seu silêncio. Abaixo, confira suas declarações recentes no Twitter:

Eu vejo que Fable 4 está tendo o seu momento. Eu adoraria ter visto o que o talentoso time da Lionhead Studios teria feito se eles tivessem tido a oportunidade, em vez de serem empurrados a trabalharem em direção a um “jogo como serviço” e Free to play.

No entanto, Whyte deseja o melhor para os novos estúdios da Microsoft. Mas deixa palavras agridoces, de respeito, mas de dúvidas ao mesmo tempo.

Dito isto, a Playground Games é um estúdio impressionante e a Microsoft tem conseguindo com sucesso mover um IP já estabelecido para outros estúdios, e toda via tem feito um grande trabalho (por exemplo, The Coalition e Gears of War).

Embora eu ache que Gears é a exceção … alguns dos outros IPs que mudaram de desenvolvedores definitivamente perderam sua mágica original!

A E3 2019 está ao virar da esquina, e parece que essas palavras confirmam Fable IV e ao mesmo tempo nos deixam com alguma tristeza pelo que poderia ter sido o que nunca foi. Mas como nossos avôs dizem: “Você tem que olhar para o futuro e não ficar ao passado”.

O que vocês acharam?

127 comments on “O ex-diretor da Lionhead fala sobre Fable 4 e o cancelamento de Fable Legends

  1. Só pra lembrar! A E3 está chegando sonystas, como vocês estão? ansiosos? ah.. não, espera! A Sony não tem nada pra mostrar a não ser os mesmos jogos que mostrou ano passado, retrasado.. Só nas promessas.

    Mas o flautista foi uma boa! Sentiremos falta dele.
    Abraços!

    1. A Sony está sem conteúdo, sem jogos e sem eventos, estes se juntaram ao sem 4K, sem online, sem retrocompatibilidade, sem Game Pass, sem EA Access, sem assistência técnica. Por isso sonystas estão “loucos” com a Microsoft e hypando até simulador de gambá e de correios HAHAHA

    2. Ok….the last of us 2 gost of tshusima e death stranding !realmente estamos bem desanimados com esses jogos top a serem lançados… kkkkkkkk !

        1. Imagina o ps5 com essa biblioteca top do PS4, mais a lineup no lançamento do ps5 !A rumores que até o controle do PS4 vai ser compatível com o ps5 !

          1. Engraçado os Poneys idolatrarem coisas que a MS já faz a tempos, pensei que a retrocompatibilidade não era de interesse dos jogadores o controle do XBOX ONE pega ate no IPHONE 4k4k4k4k

      1. Uma pena que são games offline. Só aí já foram 600 reais, pra jogar os 3 numa semana. Deixem suas risadas kkkkkkkkkkkkkk ah e vc sabe porque a PSN subiu? Porque a Sony vai ter que pagar aluguel pra Microsoft pra poder usar os serviços. Quem paga a conta? SIM,,, vc que tanto protege kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk OTÁÁÁRIOOOO

        1. Sabia que a live tb teve aumento ? Deve ser p bancar o online p quem for jogar o Game pass no Pc…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ! Jogos nível celular p jogar on-line ! Anda e atira… acelera e freia…kkkkkkkk . Enquanto isso call of dudy fecha mais uma parceria com o PlayStation … caixista fazendo perdição p Kojima lançar o jogo no Pc …etc ! # Segue o líder

          1. Só lembrando que agora CoD será Cross Play e se a Sony não aceitasse ficaria sem o jogo 4k4k4k4k

  2. Gillette Mach Kratos 24; A primeira faz tchan. A segunda faz tchun e a 24… tchan-tchan-tchan-tchaaan! ai, ai, ui, ui, não para, – Anaconda.

  3. O God OF War o GOTY LGBT: conversa entre Atreus e Kratos ( saído do armário )
    Atreus: Pai
    Kratos: O que é, garoto?
    Atreus: Nada, deixa pra lá
    Kratos: FALE
    Atreus: É que o cabo do machado ta com um cheiro estranho, um cheiro de cocô, o que acon…
    Kratos: CALADO, GAROTO!!!

    1. Kkkkkkkkk…o Kratos pega mulher desde o primeiro God of War ! Enquanto o Marcus fênix fica com um monte de macho atrás dele desde o primeiro gears !

      1. Engraçado mas o criador do God of War foi quem falou que o Personagem pega geral pega tudo, curte o Lá e Lô geral, aterramento e demais coisas ninguém ta inventando nada aqui, va defender Kratos vá que ele lhe pega de noite 4k4k4k4k

    2. Atreus: “Pai porque você geme tanto enquanto luta?”
      Kratos: ”Porque moleque? Queria eu eu gemesse mais alto?
      Atreus: ”Não Pai, é que faz seu estilo”

  4. Então o bom da guerra gosta de andar de ré kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk por isso uma turminha da midia adorou a narrativa de “o jogo que te ensina a ser uma pai baitola melhor” kkkkkkk

  5. Que triste seria chegar nesse período do ano e não ter nada para hypar…….E o melhor de tudo, depois do hype fazer planos de o quê jogar primeiro dentro do cronograma que nos será apresentado. Tenho pena da sonhyos…..essa está “vivendo” apenas de sua (falsa) reputação sendo carregada pela mídia e uns poucos e corajosos ( inocentes uteis) voluntários.

  6. O cara jogou na cara da Microsoft o que supostamente era um rumor naquela época. Disse que a empresa empurrava goela abaixo que seus jogos fossem serviços.

    Se isso for verdade, eu concordo com ele. Precisamos ser críticos e nem sempre aplaudir decisões erradas igual fazem fanáticos. Se a Microsoft tivesse dado a mesma oportunidade pra Lionhead que está dando hoje pra varios estúdios, certeza que sairia um excelente Fable. Preferiram fazer um jogo-serviço, não conseguiram e fecharam o estúdio.

    1. Concordo com você, e lembrando que naquela época não era o Phill Spencer, era o outro cara fanfarrão lá, que empurrava as decisões da Microsoft pra cima dos estúdios. Ainda bem que isso mudou. Que venha o Fable 4 ou Fable Reboot, só vem

      1. O projeto do Fable Legends era de quando o Dom Mattrick era chefe mesmo. O trabalho sujo de cancelar o projeto e fechar o estúdio ficou na mão do Phil Spencer.

        Eu joguei a beta desse Fable, era outro jogo, nada a ver com a franquia icônica de antes. Uma bosta. Não tinha problema em fazer um jogo free-to-play, era só criar uma nova IP. Mas pegar um jogo baseado na história, com forte enredo, e que inovou as mecânicas de progressão, e transformar naquilo, foi horrível.

    2. Concordo com você, e lembrando que naquela época não era o Phill Spencer, era o outro cara fanfarrão lá, que empurrava as decisões da Microsoft pra cima dos estúdios. Ainda bem que isso mudou. Que venha o Fable 4 ou Fable Reboot, só vem

    3. Concordo na maior parte. Realmente tudo da a entender que a MS que ficou empurrando essas coisas pra cima dos estúdios, e isso obviamente não daria certo com qualquer um. Mas também não acho que a Lionhead fosse esse maravilhoso estúdio todo que as pessoas costumam enaltecer (como fazem com qualquer falecido). Acho que também faltou competência do estúdio sim, não só em Fable Legends mas no Fable III também. Pode notar que a maioria da galera fala do primeiro Fable como um grande jogo mas que as sequências acabaram sendo abaixo do esperado. Talvez se tivessem feito uma trilogia incrível como Gears ou Halo por exemplo o estúdio estaria ai até hoje, ou no máximo teria se desligado da MS e se tornado independente como aconteceu com Bungie e Epic Games.

      1. Mas cara, eu joguei o primeiro Fable na época que lançou. Foi um jogo revolucionário pra época. A progressão do personagem baseado nas suas escolhas era inovador na época. O segundo jogo pra muitos superou o primeiro. A Lionhead é o estúdio que criou aquela obra prima, não acredito que os caras esqueceram ou perderam criatividade.

        Eu só acho que se a Microsoft tivesse dado liberdade pros caras fazer o que queriam, como estão fazendo agora, eles iam fazer o Fable que ELES queriam. Mas ficaram submisso a vontade da Microsoft e da indústria que queriam empurrar tudo como serviço. Tudo dependia de mais liberdade pros criadores, coisa que a Ninja Theory exigiu e a Microsoft aceitou.

        1. Sim cara, foi como eu disse, eu até entendo o ponto em questão, concordo que realmente a MS deve ter cagado nesse jogo por impor isso e deve ter prejudicado o estúdio. Mas também não acho que a Lionhead era esse estúdio tão bom assim. Quando estúdio é muito bom é difícil ele acabar como aconteceu com eles. Da até pra citar a IO Interactive (que também não é tão grandioso assim) também que se desvinculou com a Square Enix e ta até hoje sobrevivendo, pelo menos por em quanto.

          1. É na questão do estúdio que estamos divergindo. Eu entendo o que você tá falando, se o estúdio fosse tão bom, não terminava fechado, é isso que você tá falando, ok, entendo.

            Mas na minha opinião, um estúdio que fez Fable e Fable 2, que são dois grandes jogos, não pode ser um estúdio ruim, entende? Não tem como. O “currículo” dos caras tem uma obra de arte chamada Fable, e isso deveria ser levado em conta pra provar que os casa são bons.

            A unica coisa que me convence o fechamento do estúdio, são outras questões como mal relacionamento, brigas internas, etc..mas talento os caras mostraram que tem.

          2. Tbm joguei fable em seu lançamento. O primeiro foi ótimo já o segundo é o terceiro eu não gostei. Peguei raiva do jogo é espero que não chegue um fable 4 tão cedo. Minha torcida está por uma IP nova.

          3. O segundo tem muita gente da geração do 360 que diz que é o melhor Fable, ganhou muitos fãs. 3 é unanime que foi fraco.

            Sobre o possível 4, tem muita gente que enxerga só o “jogo antigo”. Acho isso errado. Garanto pra você que a Playground games vai trazer um Fable mais adulto, mais maduro, com mecânicas e combates atuais ou até inovadores. Não vai vir aquilo Fable antigo, bobinho, mas um RPG inovador. Confio na Playground games.

          4. Realmente a playground sempre mostrou qualidade. E fable tem nome a ms não esqueceria dessa IP assim. Mas pessoalmente espero algo novo. Em especial da playground, fable poderia ficar na mão dos mais experientes com single player como é o perfil dos contratados pela the iniciative.

          5. Mas a Playground tem perfil de mundo aberto. E nesse caso, eles que pediram isso. Lembro de uma notícia de que eles falaram publicamente que o sonho deles era fazer um game de mundo aberto.

            Sem contar que a franquia e o enredo é inglês, com um bom humor britânico e tal… A Playground se encaixa em todo esse perfil. Outro ponto é que a franquia já se desgastou, Microsoft não ia colocar na mão de qualquer um evitando outro vexame. Junta tudo isso, a escolha da Playground é perfeita.

          6. Entendo mano, mas ai é que tá… Pra gente as vezes não é muito visível, mas as vezes nos bastidores os funcionários dos estúdios acabam mudando. O Peter por exemplo saiu da Lionhead se não me engano em 2012 e ele era praticamente o criador do jogo, uma das mentes por trás da franquia. Não da pra dizer que é certeza de ter acontecido isso, mas é uma hipótese considerável. As vezes eles eram talentosos, mas tiveram algumas perdas importantes de desenvolvedores, ou até mesmo depois da saída do Peter acabou a mágica e ele era “o cara” por trás das coisas. Como eu disse, apenas hipóteses mas que são consideráveis e que provariam que o estúdio com o tempo deixou de ser competente. Não é porque fizeram um bom trabalho antes que vão ficar imunes de perder a criatividade e a competência deles, principalmente se tratando de uma equipe com muitas pessoas que pode ser mudado a todo o tempo.

          7. Sim, o criador do jogo e co-fundador do estúdio saiu em 2012. Eu conferi aqui e foi isso mesmo. Nesse caso já é diferente, e realmente a Microsoft já devia estar “cagando” pro estúdio.

            Em outra notícia dizia que varias empresas, de grande porte inclusive, ofereceram oferta de compra do estúdio. A venda não saiu porque a Microsoft não queria liberar os direitos do jogo Fable junto, sendo assim ninguém queria comprar o estúdio. Ou seja, todo mundo queria os direitos de Fable, e se a MS não liberou era porque já estavam com a ideia de fazer um novo jogo.

    4. Erros acontecem, e precisam exatamente do consumidor apontando o dedo, não significa que vai jogar o produto X ou Y fora. É isso que a galera precisa entender.

      Os erros da M$ no passado e a galera, tanto mídia como “haters” batendo, foi o que fizeram ela mudar tanto atualmente.

      1. Tanto é que a principal iniciativa do Phil Spencer foi trabalhar focado no feedback, ouvindo os jogadores. a Partir daí tudo mudou. Até os jogos indo pra Steam foi um pedido dos usuários do PC.

  7. ”Eu vejo que Fable 4 está tendo o seu momento. Eu adoraria ter visto o que o talentoso time da Lionhead Studios teria feito se eles tivessem tido a oportunidade,”

    Ata kkkkk a Microsoft fechou o studio no seu ápice produtivo.

  8. “Eu vejo que Fable 4 está tendo o seu momento. Eu adoraria ter visto o
    que o talentoso time da Lionhead Studios teria feito se eles tivessem
    tido a oportunidade, em vez de serem empurrados a trabalharem em direção
    a um “jogo como serviço” e Free to play.”

    E alguém duvida disso? Claro que não né

    Microsoft ta pouco se lixando pra qualidade geral, pra ela o que vale é só empurrar microtransação no rabo dos idiotas

          1. Parei no SoT tem. E é diferente ter microtransações com jogo free to play como o amigo mencionou, mas poderia dar certo sim, só olhar o sucesso de Dauntless, tem que saber fazer.

        1. Free-to-play tem que ter mesmo até pra financiar o jogo. Outros jogos quando tem são cosméticos e personalizações que não são obrigatórios e não dão vantagens ao jogador. Dos citados aí só Halo 5 teve e no segundo caso que falei.

  9. Diante dessas declarações alguém aqui ainda tem duvidas do porque Scalebound foi cancelado??

    Microsoft obrigou a dev a meter um multi no meio que nem era cogitado com na revelação do título apenas single.

    1. esse cara nao tava no desenvolvimento de scalebound, foi outro estúdio, o estúdio ao inves de estar priorizando o scalebound estava priorizando um outro jogo, ai a microsoft pressionava, e o estúdio reclamava que estava pressionando, então a microsoft desistiu de fazer com o estúdio pois teve esses problemas, e um tempo depois comprou a ip

  10. O legends foi uma tristeza, quase 80 milhões para um resultado tão fraco, o beta era simples demais para o tamanho do investimento, os personagens e magias até estavam bons mas o mapa e objetivos tudo muito desinteressante e ainda na formula fracassada do evolve 1 vs 4 se ainda fosse 4vs 4 seria muito melhor, precisava muito mas muito mais investimento para sair algo decente, foi bom cancelarem e não ter esse jogo se arrastando pelos anos como foi crackdown, se a equipe não conseguiu fazer um simples multiplayer entre equipes duvido muito que fariam um fable decente.

  11. A verdade é que nenhum outro fable foi bom como o primeiro. Acho que fable deveria ser como Elders scrool, cada edição ter um cenário e um estilo artístico diferente.

    1. O primeiro é muito bom, mas para mim o segundo foi o melhor de todos, detestei o terceiro, tente jogar diversas vezes, mas não consegui.

  12. The Coalition é exceção mesmo. Passar uma IP de um estúdio para outro não é fácil, exemplo a 343 que está patinando com a franquia Halo.

  13. Gente os sonystas estão histéricos com a noticias do bom da guerra é gilete kkkkkkk, eu não vejo nada de mais até acho legal a representatividade mas o ”cara” todo homão nos jogos ser transformado em bissexual é brochante.

    Todo dia a Sony marca um gol contra.

          1. Seu bofe não reclama de vc ficar até essas horas na internet tchê?? ???

      1. kkkkkk… sonysta engole tudo kkkkkk… igual o bom da na guerra kkkkkkkkkkk… o cara voltou atras agora ele é ex gay kkkkkkkkkk…

  14. É muito rumor e gente comentando sobre Fable, quase certo desse RPG da Playground ser realmente um reboot ou sequência (torço pela primeira opção caso se confirme Fable). Não sei dizer se a Lionhead era tão talentosa assim pra fazer uma sequência, acho que se eles tivessem tanto potencial assim a MS não teria cancelado o ultimo game e fechado o estúdio. O que me faz pensar dessa forma inclusive é que, por mais que Fable seja uma das grandes franquias do Xbox, vejo muitas pessoas criticando as sequencias do primeiro. Eu particularmente acho uma franquia bem bacana com uma proposta muito interessante, mas achei que os jogos envelheceram mal, são bem datados.

    Mas sobre esse “novo Fable” eu espero que seja um RPG AAA no nível dos grandes RPGs que curto muito como Skyrim, The Witcher 3, Dragon Age: Inquisition etc. Que tenha gráficos mais realistas e um gameplay atraente principalmente. Por mais que também curto gráficos cartunescos e mais fantasiosos, a MS já fez muitos jogos com esse tipo gráfico, então mais um com gráficos realistas pra se juntar a Gears e Halo seria muito bom.

  15. Fico puto com todos esses rumorezinhos de que o jogo da Playground é o Fable IV. Jogo sem sal da porra, nunca fez sucesso estrondoso, e olha q o 360 foi o videogame q mais joguei na minha vida, acho q nunca zerei tanto jogo nos consoles anteriores. Mas esse Fable nunca me chamou atenção, até pq tinha coisas muito melhores como Skyrim ou Dragon Age. Espero muito q a Playground Games surpreenda muito esses espalhadores de rumores e venha com um game totalmente inovador e que não tenha nada a ver com Fable.

  16. eu joguei bastante o beta do fable legends, n era o melhor jogo do mundo mas dava pra se divertir, faltava conteúdo mas era um beta ainda então poderia estar faltando justamente por isso, já o jogo em si achei bem inovador, n conheço um jogo q fosse desse estilo de ter um mestre q é o jogador vilão controlando o mapa e os monstros contra 4 players q são os heróis.

  17. Esse é o problema…. não chegar a um acordo sobre o desenvolvimento antes do início dos trabalhos… chega pra equipe e diz olha queremos um jogo assim ou assado e chegar em um consenso pra iniciar o desenvolvimento… o que deu a entender é que o estúdio tinha uma idéia e a Microsoft tinha outra e sem acordo o jogo foi cancelado… triste sou a favor de liberdade criativa pois quando o cara trabalha em algo que gosta e acredita as chances de sucesso são maiores…

  18. Minha única opinião sobre a questão é.. se vai abrir o coração, faça completamente, não fique com meias palavras… e não, para um bom entendedor nesse caso meia palavra não basta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *