O lançamento do Cyberpunk 2077 fez com que a CD Projekt perdesse um bilhão de dólares

O movimentado lançamento do Cyberpunk 2077 – que agora está disponível para PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series S, Xbox Series X, PC e Stadia – teve um impacto negativo na CD Projekt RED além dos danos à sua imagem: aparentemente, a riqueza dos fundadores do estúdio polonês foi reduzido em um bilhão de dólares depois que o futurístico RPG chegou ao mercado com sérias falhas nas versões de console da geração anterior.

Isto é relatado pela Bloomberg após ter analisado as mudanças no mercado acionário polonês que a empresa sofreu desde o lançamento do Cyberpunk 2077. Além da queda de um bilhão de dólares, os especialistas também preveem que os danos à imagem da empresa durarão muito tempo; sim, dizem que não é impossível recuperar do solavanco que significou a estreia deste tão esperado título.

Na semana passada vimos como as ações da CD Projekt RED despencaram na bolsa de valores perdendo 29% de seu valor, um efeito direto do fraco desempenho que o título demonstrou no PS4 e no Xbox One nos dias após seu lançamento. Analistas destacam que apesar desses dados, os números de vendas do Cyberpunk 2077 continuarão subindo e que o jogo conseguirá ultrapassar 17 milhões de unidades vendidas nas duas primeiras semanas.

Cyberpunk 2077 tem atualmente um desempenho muito fraco nas versões PS4 e Xbox One, consoles nos quais sérias quedas de taxa de quadros, carregamento de textura pobre e um comportamento geral de IA pode ser observado que deixa muito a desejar. A CD Projekt RED se desculpou por este tipo de falha e prometeu corrigi-las com patches que chegarão no futuro em ambos os consoles.

No PC, o desempenho parece ser melhor, embora não seja isento de falhas nesta plataforma. De acordo com Digital Foundry, nos consoles a melhor escolha para jogar é Xbox Series X ao lado do seu irão Xbox Series S, enquanto que o PS5 tem um comportamento similar ao do Google Stadia.

Hora da Microsoft comprá-la?

140 comments on “O lançamento do Cyberpunk 2077 fez com que a CD Projekt perdesse um bilhão de dólares

        1. Hahahaha, por isso é que nunca faço Hype em jogo nenhum, nem estou minimamente interessado em jogo nenhum que ainda não foi lançado, para mim é sempre deixa sair para ser se está nos meus standarts.

  1. Eu sou Daniel, e eu acho que o cyberpunk deveria ter sido lançado sem bug. se cyberpunk ele fosse lançado sem bug todo mundo jogaria feliz,mas como ele tem bug fica difícil se divertir enquanto joga. Deus nos ama.

  2. Obrigado Jorge.

    Essa notícia fez o meu dia ser melhor!!

    Que as outras DEVs aprendem a respeitar seus jogadores.

    Só assim teremos ótimos jogos!!!

  3. a verdade é que a CD Projekt não conseguiu superar o mundo aberto do Red Dead 2 mesmo a Night City sendo tão mais densa e iluminada….. Rockstar ainda no topo

    1. Quando a essa sua afirmativa vou me abster no momento de dizer se concordo ou não pois sou recente no jogo, joguei RDR2 na época do lançamento por um tempo, depois meio que dropei, perdi o tesão pelo jogo, pelo o que eu vi até o momento em CP eu acredito que seja superior a RDR2, ainda mais depois da maioria dos problemas serem resolvidos, mas a “massividade” esta ali

      1. A história do Cyberpunk é boa, estou com vontade de jogar só vendo algumas coisas, mas eu ainda acho que RDR2 é superior, isso se deve ao fato de que eu fiz quase todas as missões do Arthur e do John então sou um pouco suspeito e parcial kkkkkk Ano que vem quando eu jogar o Cyber eu falo por aqui se eu mudei de pensamento.

        E se parar pra pensar bem é até embaçado comparar os dois pois são gêneros diferentes, só no mundo aberto se assemelham.

      1. Precisei apenas dar uma volta no condomínio do V pra constatar que Red Dead 2 surra esse jogo. Os NPCs do Cyberpunk são como os do The Witcher, maioria bonecos que repetem as mesmas coisas o tempo todo. No Red Dead pelo menos são reativos.

      2. Precisei apenas dar uma volta no condomínio do V pra constatar que Red Dead 2 surra esse jogo. Os NPCs do Cyberpunk são como os do The Witcher, maioria bonecos que repetem as mesmas coisas o tempo todo. No Red Dead pelo menos são reativos.

        1. exatamente. embora devamos dar um desconto pra The Witcher, pois na época a CDPR era menor, tinha menos orçamento, e o jogo tbm é bem mais antigo

          1. Mas é uma questão de expectativa. No The Witcher eu não tinha a mesma expectativa do Cyberpunk. Por isso que pra mim The Witcher cumpre tudo o que promete e Cyberpunk, não.

            Hearts of Stone é um dos contos mais lindos já colocados num videogame.

          2. Com certeza! Especialmente quando se trata da relação do Olgierd e da Iris.

            E Blood And Wine tem uma das melhores paisagens da história dos games

        2. os npc do red dead são muito bem feitos mano, cada um tem literalmente uma frase individual, só por curiosidade mas a rockstar usou mais de 500 mil linhas de diálogo e mais de 300 mil animações, é insano.

          1. E ainda assim não foi suficiente pois tem coisas no Red Dead que se repetem!

            Me parece que a CD tinha uma visão do jogo mas eles não tinham ideia do nível da complexidade envolvida.

            Boa parte do jogo traz muitos elementos do The Witcher. Se eles tivessem se limitado a construir em cima do que já tinham ao invés de prometer mundos e fundos, tenho certeza de que teria sido muito mais fácil fazer o jogo e ninguém iria se decepcionar.

    2. até hoje os três mundos abertos que acho mais bonitos em termos artísticos (apenas se tratando de arte mesmo) são Red Dead 2, Death Stranding e Final Fantasy XV (apesar do jogo ser fraquíssimo)

        1. tudo lá é muito, MUITO bem feito. a Saint Denis (New Orleans) é fabulosa! nem sou muito chegado no jogo em si, mas é inegável a qualidade artística. o mesmo vale pra FFXV, que é um jogo que eu fiquei muuuuito desapontado, mas acho lindíssima a arte

    3. O mundo de cyberpunk é de longe mais denso e interessante q onde red Dead 2, mas de forma alguma é melhor no meu ponto de vista, e isso por um simples motivo, cyberpunk é um jogo q se passa no futuro, e como todo jogo q se passa no futuro eles tentam pegar aquela idéia de degradação da sociedade e fazer uma caricatura de tudo quanto é coisa, se cyberpunk tivesse a pegada realista q red dead tem pra mim seria muito mais interessante.. em cyberpunk é tudo zuado, feio, caricato e esquisito, o jogo traz uma visão de futuro simplesmente depressiva que estragou a experiência do game pra mim.. Night City parece um barril de pólvora prestes a explodir, tudo nesse jogo é depressivo e degradante. Dirigir no jogo é uma porcaria, parece a direção de WD 1.. o gun play é interessante e vc de fato sente o impacto da bala no inimigo ou em vc, e as armas são muito bem feitas.. a história até onde joguei achei enrolada e lenta.. pra mim red dead só perde na densidade de mundo pra cyberpunk, de resto é infinitamente melhor..

      1. é exatamente o que eu sinto mesmo sem ter jogado, Night City é mais densa e intensa do que o velho oeste mas estranhamente me parece um pouco vazia para o que eles prometeram, preciso jogá-lo.

    1. Inevitável, já que uns 75% da base de jogadores de CP nos consoles até o momento estão nos consoles base da geração anterior xD (sem contar PS4 PRO/One X, que estão “jogáveis”)

          1. “Inevitável, já que uns 85% da base de jogadores de CP” pensei nisso tbm, mas a frase dele deixa em aberto

  4. Na minha opinião Jorge, O lançamento do Cyberpunk 2077 não fez com que a CD Projekt não perdesse um bilhão de dólares, o jogo cyberpunk 2077 dá melhor e sem bug no Xbox ONE e Xbox series x sim, para mim o jogo Cyberpunk 2077 tá bom no Xbox ONE e ps4 sim, De acordo com Digital Foundry, nos consoles a melhor escolha para jogar não é Xbox Series X não, a melhor escolha para mim para jogar no Xbox ONE s, Xbox ONE x, e ps5 sim. Na minha opinião. Ok Jorge.

  5. Porém vi em algum outro lugar que as vendas do game já pagaram o desenvolvimento do mesmo,então acho que está longe de swr um fracasso…
    Acho que por mais chato que seria deveria ter lançando o game apenas para PS4 PRO e Xbox One X,e claro para nova geração.

  6. Tudo que a microsoft pega vira merda

    >pagou pelo marketing de assasins creed e rodou melhor no ps5
    >pagou pelo marketing de lixopunk e foi esse flop fudido nota 48

    1. tudo que a Sony encosta vira merda também vide Street fighter V

      assassins creed ta rodando superiormente no series x e s
      cyberpunk ta rodando melhor no xbox também pode chorar

  7. Isso é um bait fudido, essa mídia é foda… youtube é só um reflexo da carniça
    Caraca mano, vcs sabem o que é ação?
    Toda empresa faz a mesma a coisa pré e pós lançamento. No pré lançamento a CDPR cresceu de forma monstruosa, e agora está tendo uma queda pós lançamento. PQ? pq o projeto já foi lançado, n vai sair nada maior do que antes no sentido de lucro, os investidores movem o que colheram para outros lugares. Simples assim. Podem olhar as empresas que vcs gostam: todas são iguais. Ações lá em cima durante a punhetação, ações caem proporcionalmente após o lançamento.
    Estão apelando em um nível ridículo, e olha que nem é um jogo exclusivo.

    1. What kkkk

      As ações estão em queda brutal pela condição deplorável do Game e pelas mentiras que a Dev contou sobre conteúdo que supostamente teria no game e não o tem

    2. Olha, se tem uma coisa que a mídia está fazendo com esse jogo, é criticar de menos.

      Não se trata de Sony x Microsoft. Toda a indústria tem seus queridinhos e seus vilões. A CD é queridinha e está no caminho pra virar vilã.

      Também ficou claro que jornalista não leva bug em consideração na análise. Days Gone tem 71 não pelos bugs, mas porque jornalista não gostou. Mesma coisa do Cyberpunk que veio todo bugado mas deram 9 ou até 10 porque acharam o jogo foda.

    1. kkkkkk tem essa não meu champs, a CD Projeckt Red que é incompetente mesmo, acompanho ela desde o lançamento de The Witcher 2 onde o mesmo só ficou jogável depois de quase um ano, The Witcher 3 tbm teve vários problemas, mas em 3 meses o game já estava redondo… e com Cyberpunkk 2077 só mostra o quanto essa empresa é incompetente!

  8. Pessoal que está jogando o jogo, estou com quase 40 horas de jogo e ainda não encontrei esse metrô que o Jorge usou de imagem para chamar a matéria, sei que é uma imagem oficial do jogo, mas até o momento não encontrei ele seguindo o trilho encontrei uma estação que não dá para acessar,tem uma missão que até fala sobre os trens, porém nada mais que isso.

    1. O jogo foi lançado com vários cortes, a alguns meses atrás mesmo quando foi revelado o gameplay a CD PR mostrou uma missão a qual no fim do trailer dizia ser o início do game mas era ampla antes mesmo de adentrar as quests principais, acontece que lançado o game essa primeira quest é bem básica e rápida. Talvez seja isso o seu cask

    1. Um só Studio que valia em 2017 3,27 bilhões praticamente a CD Project RED valia em 2017 a metade do valor pago pela Microsoft na Zenimax em 2020.

  9. Giorgi desconhece o mercado de ação, as ações desvalorizaram devido ao péssimo lançamento, mas a empresa ainda é bem vista, com certeza essa variação é momentânea, não é algo grave que faz a cd project realmente não conseguir mais se recuperar. A empresa continua sendo boa, só fez uma cagada

    1. Se o meu fundo de pensão tivesse investido em açoes da CD Projekt Red eu estaria bem preocupado. Se a imagem do estudio fica suja isso pode não ter mais volta. Muita gente não vai mais se arriscar a comprar AAA single player no lançamento.

    2. Depende. Se eles não derem jeito nesse jogo, vai ficar difícil.

      Se você representa uma empresa, tudo o que você faz tem impacto no valor de mercado dela. Restaurar a fé dos consumidores é fácil: maioria são idiotas. Já os investidores…

  10. Bem feito! Ja coloquei o meu pra vende, lois está injogavel no PS4 base. O jogo não tem nada revolucionário bem novo, so é bom,trilha sonora, lore etc. Em alguns quesitos perde pra GTA 5. Agora no merketing enganoso a cd superou a Maicrosoft. Se fode aí cd filha da phuta

  11. Uma coisa é fato. Eu só vou dar uma segunda chance pra essa merda quando eu já estiver com o Xbox Series S e quando o jogo estiver completamente concertado

    Expectativa: Gráficos de tirar o fôlego no mesmo nível ou próximo do RDR 2, Tlou II, Gears 5, possibilidades quase infinitas de personalizacao do personagem, história épica e memoravel, e por fim, cada escolha teria uma consequência no jogo.

    https://uploads.disquscdn.com/images/f765313ebc06dcb7a5478730c5ecaceb8b9a8c0de23b6885f082d662dd571a27.jpg

    https://uploads.disquscdn.com/images/b0b79a0edbdb4f29e115515fb22d69e2009bb720feefc31cea8b197e9cff8411.png

    Realidade: Jogo todo bugado, dublagem nao funcionava, customização é uma merda, jogo rodando em 549p com o FPS caindo pra 15 e cheio de serrilhado.

    https://uploads.disquscdn.com/images/949c242f0c6074979998e46606851b8045429905a88c7b383ca868626e889176.png

    1. É outra coisa nos consoles de nova geração, só presenciei um bug estranho até o momento na minha jogativa (nada que impactasse), sem crash, loading muito rápido, ontem fiz umas missões secundárias mais de noite, é aquele tipico jogo em que você se perde, eventos surgindo no mapa em que você vai explorar e passa uma hora frouxo, imagino como vai ficar com as melhorias para a próxima geração

        1. Eu estou jogando no Ciro S e esta rodando de boa, claro que as texturas estão meio “pobres” se você para pra analisar, dar zoom e tal… da uma olhada em gameplay’s por ai rodando no Ciro X, se não torcer o nariz pro que você ver então jogue agora, afinal a qualidade quando a gente joga é melhor do que esta sendo transmitido, seja ao vivo ou gravado, eu estou curtindo bastante

      1. Mas a nova geração embora tenha algumas melhorias ainda está rodando a versão da geração passada. O Series S roda a versão do One S com um pé nas costas.

        O maior destruidor de placas nesse jogo é o raytracing, mas nos consoles não tem ainda.

    2. cara recomendo você da outra chance, baita jogo viciante e a história até agora esta excelente, tem seus bugs mas as qualidades pra mim pesou mais na balança.

    3. querendo graficos de Gears em um jogo mundo aberto ai quer muito, o unico que podia fazer isso era o Red Dead ser no meio do mato e com poucos elementos e NPC’s

      1. Gráficos do Gears são excelentes, mas pra um jogo 4K60. Em relação a outros jogos na geração tem uma queda.

        A Sony por exemplo nem tem um jogo pra eu comparar com Gears. The Last of Us 2 tem muitos detalhes, mas é 1440p30 sem mundo aberto.

  12. Desculpa, mas lá vem textao…

    Sinceramente. Eu acompanho videogame há décadas. Sempre procuro ficar por dentro das coisas, tanto que ainda tenho revistas de 1991 aqui em casa (Ação Games vol 4 e uma especial da VideoGame pro jogo Bart x Space Mutants).

    E eu tenho que dizer que olhando a história como um todo, não gosto dos rumos que a indústria tá indo. O mercado cresceu demais, a quantidade de dinheiro cresceu demais, mas os devs e gamers continuam os mesmos nerds de sempre (sem pejorativos, é da falta de jogo de cintura que estou falando. No fundo a gente só quer se divertir jogando e criando novas mecânicas ou explorar mecânicas antigas).

    O que acaba acontecendo é que pessoas menos ligadas em jogo e mais em finanças e políticas, os executivos, marqueteiros e diretores com intenções políticas, se enfiaram nos espaços onde a nerdice não cresceu (justamente onde entra o dinheiro) e aos poucos está tomando conta de tudo. Isso vai desde colocar microtransações a forçar idealogias até forçar na publicidade de jogos. Tudo visando lucro.

    O hype criado em cima desse jogo foi coisa gigantesca. Até eu tava ansioso (e pra falar a verdade nem acho tão ruim). O que acontece é que os devs acabaram sendo obrigados a entregar um jogo à altura das expectativas e claramente tavam lidando com algo além da capacidade deles. Eu não culpo os caras por isso. A forçada de barra foi pra vender o máximo possível e isso certamente não veio dos caras. Mas vai ser a cabeça deles que vai acanar rolando…

    E é bom ficar de olhos abertos. Esse não é o primeiro e nem será o último (e nisso tanto a sony quanto a MS tem seus exemplos também). A tendência é termos cada vez mais exemplos de jogos super hypados ficando muito abaixo do esperado e superproduçoes recheadas de ideologias e/ou microtransações.

    E por ora eu não vejo solução pra isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *