A Sony viu seu lucro despencar no último trimeste, apesar do lançamento do Playstation 5… Bem, o que aconteceu? Conseguir uma base instalada não é barato. Essa é uma das principais conclusões do recente relatório de lucros da Sony, onde a empresa viu aumentos gerais, mas no setor de jogos, a receita cresceu apenas 2%, enquanto o lucro caiu 33% ano após ano.
Isso se deve a alguns fatores, menos vendas de PS4 na nova geração, menos vendas de jogos de terceiros e vendas de conteúdo digital. O fato de que a pandemia aumentou drasticamente os gastos no setor de jogos no ano passado. Mas um fator de contribuição principal é que a Sony está vendendo milhões de Playstation 5 “abaixo do custo de fabricação” para estabelecer um “ponto de preço estratégico”.
Isso não é incomum na indústria. A maioria dos consoles são vendidos com prejuízo, exceto raras exceções como o Nintendo Switch, que são lucrativos no início. O Xbox também está sendo vendido com prejuízo, mas não há noção de escala porque não sabemos os custos de fabricação exatos, apenas estimativas.
Claro, a indústria de videogames não é uma instituição de caridade. É estratégico precificar consoles poderosos abaixo do custo para obter uma base de instalação para que você possa lucrar com jogos, DLC, microtransações e serviços de assinatura. A Microsoft está fazendo a mesma coisa, mas, novamente, não temos certeza exatamente quanto custa cada console e quanto a Sony e a Microsoft estão perdendo em unidades, respectivamente.
A Microsoft tem o mais acessível Series S por US $ 300 e e o console mais poderoso do mundo Series X por US $ 500. A Sony queria replicar seu sucesso com o PS4 superando o Xbox One, então eles têm o modelo digital PS5 por US $ 400, e o drive de disco por US $ 500. É provável que o digital esteja perdendo ainda mais dinheiro, porque a diferença de preço de US $ 100 não será apenas o custo de uma unidade de disco.
Apesar disso também, o Xbox atingiu recordes de receita, ultrapassando a casa do 15 bilhões de dólares no ano passado fiscal. No último trimestre no lado verde, o Xbox cresceu 11% e aumento de 72% na receita de hardward. Teve um déficit de apenas 4% na receita de conteúdo e serviço. Como visto, o fim do isolamento social global prejudicou muito mais a Sony do que o Xbox.
Outro dado um tanto preocupante é que no último ano fiscal, encerrado em março de 2021, o número de assinantes alcançou os 47,6 milhões. No entanto, neste último trimestre, o serviço de assinatura caiu para 46,3 milhões de membros. Dessa forma, a PS Plus perde 1,3 milhões de pagantes.
Isso não é tudo, os números de ativos na PSN, rede do Playstation, caiu 10 milhões! Ou seja, antes a PSN possui 114 milhões, mas agora 104 milhões. Apesar das boas vendas do Playstation 5. O diretor financeiro da Sony, Hiroki Totoki, se defendeu em um webcast (via VGC) e apontou o isolamento social por conta da COVID-19 como o agente causador do aumento que tiveram no número de usuários ativos.
Claro, 104 milhões não é um número forte, mas estamos olhando para isso como uma tendência de declínio? Nós não pensamos assim. Estamos tentando analisar diferentes elementos, mas não há tendências visíveis que possamos capturar. Talvez este mês ou no próximo mês teremos que continuar a assistir e fazer uma análise.
Correndo o risco de repetição, posso dizer que no ano passado a demanda para ficar em casa foi tão significativa em retrospectiva, então em comparação com aquele período do ano passado como uma tendência, é claro [diminuiu]. [Mas] em comparação com o ano fiscal de 2019, há um aumento.
Enquanto a receita do Xbox cresceu 11%, a do Playstation cresceu apenas 2%. A Sony parece que não entendeu muito a razão da queda alta, mas vai analisar os próximos meses para entender melhor. Acreditamos que mesmo com boas vendas do Playstation 5 a Sony ainda precise diversificar a sua base de receita, e talvez por isso quer levar seus jogos para o PC afim de suavizar, no mínimo, futuras quedas.
O que vocês acham?