O motivo do atraso do “AMD DLSS”: ele chegará para todos os RDNA 2

A Nvidia está na frente com sua tecnologia DLSS, mas a AMD não quer ficar para atrás. Na verdade, AMD FidelityFX Super Resolution demoraria a chegar porque será uma tecnologia multiplataforma. Por isso, será utilizado no Xbox Series S e X, bem como nas placas gráficas Radeon RX 6000. Assim como a NVIDIA, essa tecnologia baseada no Microsoft DirectML que faz uso da Inteligência Artificial.

A tecnologia altamente esperada da AMD para este 2021 é FidelityFX Super Resolution, que faria uso de Inteligência Artificial e Deep Learning para ganhar FPS no jogo. Foi anunciado, mas não lançado, e já está 4 meses atrasado, por quê? O motivo seria que a AMD Radeon deseja lançar esta tecnologia para consoles de nova geração e placas de vídeo RX 6000.

AMD FidelityFX Super Resolution é uma tecnologia que melhora o desempenho usando IA e sendo baseada na API do Microsoft DirectML. Na apresentação do RX 6700 XT de ontem, a AMD discutiu o Radeon Boost, uma tecnologia semelhante, mas que seria usada em uma resolução mais baixa.

Por outro lado, espera-se que o FidelityFX Super Resolution ofereça maior qualidade de imagem graças a um algoritmo de escalonamento avançado e Deep Learning. Essa tecnologia seria a alternativa ao NVIDIA DLSS, que é usado no RTX 3000 e 2000 com as arquiteturas Ampere e Turing, respectivamente.

No início, o NVIDIA DLSS oferecia mais FPS, mas a qualidade da imagem era sensivelmente reduzida, o que foi corrigido na versão 2.0. E é que a AMD tem uma batalha a vencer: Ray Tracing, um campo onde uma tecnologia como a FidelityFX Super Resolution é necessária para que as GPUs RX 6000 alcancem um desempenho decente.

Com tudo isso, parece que a AMD está demorando para lançar essa tecnologia, mas o canal Linus Tech Tips no YouTube vazou novas informações. O atraso seria causado pela intenção de lançar o FidelityFX Super Resolution em multiplataforma: para Xbox Series X e PS5 também. Portanto, o lançamento seria simultâneo em todas as plataformas. Contudo, sabemos que o PS5 não tem RDNA 2 completo, então vamos ter que esperar para descobrir como ficará nele.

Cabe lembrar que PS5 e o Xbox Series S/X vêm equipados com AMD SoCs compostos de uma CPU Zen 2 customizada, bem como uma GPU RDNA 2 – porém, apenas os consoles da Microsoft têm RDNA 2 completo! Se NVIDIA DLSS já era um desafio para designers, engenheiros e desenvolvedores, imagine projetar uma alternativa a isso para todas as plataformas!

O que fica claro é que a AMD estaria trabalhando lado a lado com a Microsoft, pois essa tecnologia é baseada em DirectML, uma API que faz parte da biblioteca do Deep Learning Windows. Nesse sentido, será fácil portar essa tecnologia para o Xbox, mas é diferente fazê-lo para o PlayStation 5.

Por fim, digamos que a AMD lançará uma linha de RX 6000 para notebooks com o objetivo de competir com o RTX 3000 Mobile. A única coisa que foi dito ontem foi que eles seriam anunciados em breve, mas também se beneficiariam da Super Resolução FidelityFX porque são baseados na arquitetura RDNA 2 também.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *