Anteriormente, estávamos conversando com você sobre as últimas conclusões feitas pela CMA sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em torno da licença Call of Duty. No entanto, essa aquisição também envolve a King, a gigante dos jogos para celular mais conhecida por Candy Crash Saga. O diretor do jogo se expressou com razão sobre o sucesso de Candy Crush e sobre o impacto que a aquisição da Microsoft poderia ter.
Todd Green, o chefe da Candy Crush, conversou com jornalistas da Mobilegamer.biz sobre vários tópicos atuais relacionados à Candy Crush e, mais amplamente, sobre casos envolvendo o grupo ABK e a Microsoft. Não podemos esquecer que o setor de jogos móveis é uma das principais motivações da Microsoft para esta aquisição e Todd Green está satisfeito em saber que King terá um lugar de escolha se a aquisição for bem-sucedida.
“Continuamos focados na King e em nossos negócios, mas o que posso dizer é que a King está animada com as possibilidades que a fusão pode trazer.
A Microsoft disse que uma parte importante do acordo é sua capacidade de expansão para o espaço móvel. Estamos entusiasmados com o fato de a King poder fazer parte desse futuro potencial, embora continuemos a operar como duas empresas separadas por enquanto.”
Desde seu lançamento há 11 anos, Candy Crush Saga se tornou um jogo móvel essencial que sobreviveu aos anos evoluindo e atraindo um público cada vez maior de jogadores. Hoje, os torneios são organizados com grandes recompensas: $ 250.000 dólares e três anéis no valor de mais de $ 60.000 dólares estão em disputa no final do torneio Candy Crush Saga All Stars de 2023.
Até o momento, o jogo foi baixado mais de três bilhões de vezes e King agora tem 233 milhões de usuários ativos mensais, com uma grande maioria vindo do círculo de jogadores do Candy Crush Saga. Neste momento, a receita do jogo aumentou cerca de 20% em 2022 em cada trimestre.
Para o Xbox, também há bons desenvolvimentos e a empresa de Redmond conta atualmente com nada menos que 120 milhões de usuários ativos mensais em todos os seus serviços online. Se a fusão com o grupo ABK fosse bem-sucedida, o Xbox poderia triplicar seu número de jogadores ativos mensais e desenvolver novos projetos com as equipes de King, a quem Todd Green queria parabenizar pelo trabalho.
“Somos excepcionalmente bons em desenvolver e operar jogos como serviço ao longo do tempo. Equilibramos análise de dados com excelência criativa. Isso nos permite ouvir nossos jogadores e criar algo espetacular para eles. A jornada de cada jogador é única e nossa base de jogadores é vasta.
Trabalhamos muito tanto no produto quanto na organização, tentando melhorá-los continuamente, por muitos anos, graças a novas ideias e à contribuição de muitas pessoas talentosas. Com o tempo, essas melhorias se combinam para formar o Candy que você vê hoje e aquele que temos em mente para o futuro.”
Enquanto King comemora seu 20º aniversário este ano, Candy Crush Saga certamente nunca foi tão popular e um grande ponto de virada pode ser feito se a Microsoft conseguir colocar as mãos no estúdio. Por enquanto, Todd Green descreve a lista de novos jogos de King como um “pipeline direcionado” e parece que o Candy Crush continuará a ser uma prioridade.