O poder do DirectX 12: metade de todos os usuários do Steam estão no Windows 10

directX-12-lo

O Windows 10 continua a fazer bons progressos com os jogadores de acordo com as últimas estatísticas do Steam, apesar do fim da atualização gratuita.

Os últimos números da Valve sobre o uso do sistema operacional em toda a base de usuários da Steam são de agosto. O primeiro mês completo em que Windows 10 não está mais disponível como um upgrade gratuito (a oferta expirou no final de julho).

E eles mostram que o Windows 10 está agora muito próximo dos 50%. Para agosto, mais de 47% dos gamers da Steam estão usando o Windows 10 64-bit, e 1,51% está usando o Windows 10 32-bit!

Isso é um aumento de 2,7% em relação ao mês anterior, um salto considerável, e um maior do que de junho a julho, que foi de 1,79% – período com upgrade gratuito. Algo inimaginável.

Mas o que poderia ser maior que a gratuidade para atrair novos jogadores ao sistema? Simples, se você quiser ter o DirectX  12 você não pode ficar com o Windows 7/8.1, pois só o Windows 10 suporta!

DirectX 12 oferece uma série de bênçãos, apresentando menos prejuízos gerais que o DX11 e um desempenho muito melhor, e também permite a truques como combinar o poder das GPUs da AMD e Nvidia juntos.

Como estastíticas gerais, o Windows 10 possui uma participação 14% maior que o Windows 7 na Steam. O Windows 8/8.1 têm participação combinada de 10,26% e o Windows XP 1,56% e 0,24% o Windows Vista. O OS X da Apple tem 3,34% e o Linux 0,83%.

Vai se render ao DirectX 12?

35 comments on “O poder do DirectX 12: metade de todos os usuários do Steam estão no Windows 10

  1. “DirectX 12 oferece uma série de bênçãos, apresentando menos prejuízos gerais que o DX11”, a maioria dos jogos ficam bugados quando o dx12 é ligado

    1. DirectX 12 é um bebê ? juntamente com os estúdios que estão cagados pra fazer este bebê funcionar. Esperando até agora os milagres do DirectX 12.

  2. Realmente o Windows 10 é bom mesmo. Uso ele ocasionalmente e gosto bastante.
    O engraçado é que o Quantum Break que foi tão alardeado justamente pelo DirectX 12 e ser um exclusivo para Windows 10 e Xbox está dando as caras na Steam e com suporte a Windows 7 em diante e DirectX 12.
    Vá entender…

    1. Quantum Break é um jogo que vc explora rápido tudo o que tem pra fazer e já não tem graça mais jogar. Então eles tem que buscar novas lojas e atrair mais consumidores.
      Espero que se houver um QB2, tem muito mais horas de gameplay, uma vez que a mecânica do jogo agora está pronta.

      1. QB foi um jogo que inovou MUITO com a temática e a jogabilidade, mas que cagou bonito na narrativa.
        Zerei em 4 noites depois do trabalho de maneira relativamente fácil. Porém tinha tanto potencial ali e foi totalmente desperdiçado.
        Não tem NENHUM fator replay. O Jack Joyce poderia ir resgatar a policial lá que ele prometeu. O vilão que eu esqueci o nome poderia ter uma missão do ponto de vista dele. Poderia ter uma missão com o ponto de vista da policial lá.
        Tinha tanta história pra contar, e não fizeram NADA!
        Pena de quem pegou digital e pagou 200 Temers por um jogo bom, mas zerou já era, não tem mais NADA!

        1. Faço das suas as minhas palavras. Por isso digo que eles tem uma chance de salvar esse jogo numa outra versão. Do ponto de vista técnico realmente foi um avanço, tiveram que separar por objeto no jogo a questão da gravidade e do frame rate. Isso ficou mto legal, mas faltou mesmo mais tempo de jogatina.

          1. QB é lindo, independente do que os contadores de linhas, pixels e frames falam. Os efeitos de iluminação são fantásticos. O audio também, sensacional. Visualmente falando, é um jogo digno de destaque.
            E pow, faz tempo que sabemos que jogos PRECISAM ter um fator replay, ainda mais jogos curtos.
            Lembro do Resident Evil 4 que tinham as missões da Ada que mostravam a história do ponto de vista dela. E no QB tinha ao menos 3 boas possibilidades disso e eles com um baita roteiro cagaram e andaram pra isso. Preferiram fazer a série com atores reais com atuações bem meia boca.
            Fiquei menos puto pq peguei emprestado com um amigo e ele já passou pra frente.
            É tipo o Ryse também. Outro jogo razoavelmente bom, mas que tem seus defeitos e que talvez no próximo, corrija isso ou matem a franquia de vez.

          1. Esse é o grande problema da Microsoft. O Breve™.
            Até agora o que vimos sobre UWP é a integração entre o mobile e o desktop. Mas o Mobile está morto praticamente (por volta de 1% de participação), então o bom e velho .exe ainda é a melhor solução. Fora que não precisa ficar refém da loja da Microsoft.
            Se nem a Apple que tem um ecossistema mais integrado conseguiu criar uma loja que seja por vontade própria ou de desenvolvedores tivesse a maioria dos aplicativos, a Microsoft então, está desde o Windows 8 tentando e até agora NADA. E com a mudança para o Windows 10, mais um recomeço…

          2. Não só entre mobile e desktop, mas também, com o Xbox (liberados recentemente). Não acho que o .exe seja a melhor solução, pois neles, podem haver vírus e ainda a instalação daqueles programas chatos (como Baidu Antivírus e outros lixos). UWP é infinitamente mais simples e prático.

            E sobre isso de “não precisa ficar refém da loja da Microsoft”, atualmente, está um pouco errado, já que agora, pode-se instalar aplicativos UWP de fontes externas (com o “instalador de aplicativos” na Redstone: http://www.microsoft.com/pt-br/store/p/instalador-de-aplicativo/9nblggh4nns1 )

            E também, vejo que a Microsoft está tentando e aprendendo com seus erros. No Windows 8, havia o problema de os aplicativos terem apenas 3 tamanhos (Completo, 3/4 e 1/4). No 8.1, isso foi resolvido, mas surgiu outro problema, que era o manuseamento deles (não havia uma forma fácil de fechar e mudar entre eles). No Update 1, isso foi resolvido. E por fim no Windows 10, colocado em janelas. Ou seja, não foi um recomeço, mas sim incrementos do que já havia antes no Windows.

            Não que houveram resultados até agora. Houve, tanto que os aplicativos melhoraram em usabilidade e funcionalidades. Só comparar os aplicativos que tínhamos no 8.0 e os que temos agora no 10.14393, embora ainda tenha muito a melhorar.

            Mas bem, respeito a sua opinião, embora eu discorde de algumas coisas.
            []’s

      1. Não adianta falar pra gente que fecha a mente pra um único sistema.
        Até eu que uso MS há 25 anos, gosto muito, sei que o Linux está em tudo que é lugar e é sim muito relevante. Tanto que passei a conhecer e gostei e também descobri o poder que tem.
        Mas, tem gente que tem ódio de tudo que cerca a MS. Não sei o porquê disso.

        Lembrando que o Linux desktop (onde tem gente que acha que só existe desktop no mundo, sendo que o mobile já ultrapassou em uso) que nunca saia do 1%, agora já tem mais que 2%.

        Enfim, com o mundo todo conectado, irrelevante o desktop, sim, está se tornando.

        1. Eu não “fecho a mente” em um único sistema, tenho Windows e Linux em dual boot. Somente não acho justo subjugar um sistema tão importante quanto ele.

          1. Entendi o que disse e concordo.
            Acho que eu mais generalizado e acabou confundindo você e o Ruan. O Ruan já entendeu. Agora falta você. hehehe

  3. Ainda não percebi todo esse impacto, claro ainda ta recente, mas não creio que o aumento na steam tenha sido por conta do dx12 nada a ver.

  4. se você quiser ter o DirectX 12 você não pode ficar com o Windows 7/8.1, pois só o Windows 10 suporta!

    Ei!
    Não esqueça de ter uma placa de vídeo que suporte o DirectX 12 também, né?

    O quê tem de gente que acha que é só instalar o Windows 10 em um computador com placas gráficas on board e tudo beleza… 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *