O próximo Xbox da Microsoft para em 2028 deve conter jogos em computação híbrida

O novo Xbox Series X sem disco da Microsoft está longe de ser a única notícia que acabou de vazar no caso FTC . Os documentos também podem revelar os planos futuros da Microsoft para 2028 – pelos quais a empresa acreditava que poderia alcançar “convergência total” de sua plataforma de jogos em nuvem e hardware físico para fornecer “jogos híbridos em nuvem”.

“Nossa visão: desenvolver uma plataforma de jogo híbrida de próxima geração capaz de aproveitar o poder combinado do cliente e da nuvem para oferecer uma imersão mais profunda e classes inteiramente novas de experiências de jogo.”

Essas são as palavras em apenas um slide de uma apresentação que vazou chamada “A próxima geração de jogos na Microsoft”, que parece ser um documento de apresentação de maio de 2022 inteiramente em torno dessa ideia.

A empresa imaginou você jogando esses jogos usando o poder combinado de um gadget abaixo de US$ 99 – possivelmente um portátil – e sua plataforma xCloud simultaneamente.

Estou familiarizado com essa ideia porque foi aquela que defendi em junho de 2021, apontando como a Microsoft teve uma oportunidade única de construir jogos que vão desde hardware nativo até nuvem.

É algo que a Microsoft já tentou, oferecendo cenários fotorrealistas no Microsoft Flight Simulator, transmitindo esses dados de uma nuvem de 2 petabytes em vez de seu Xbox ou PC, onde a maior parte do jogo está sendo executada. Mas o melhor exemplo ainda é esta demonstração da Amazon de 2014 – onde os exércitos do estilo Senhor dos Anéis não vivem realmente no seu dispositivo, é apenas a balista que funciona localmente para que você possa sentir essa experiência responsiva.

Agora, nesses documentos, a Microsoft chama a ideia de “Computação Híbrida Coesa” – uma “arquitetura Cloud-to-Edge através de silício, gráficos e sistema operacional que permite jogo onipresente”.

Se estiver acontecendo, pode já estar acontecendo. A equipe sugeriu que seria necessário firmar parcerias com a AMD para o silício até o primeiro trimestre deste ano para bloquear os gráficos Navi 5 da empresa – para referência, estamos apenas no Navi 3 no momento – bem como potencialmente capturar os gráficos da empresa Núcleos de CPU Zen 6. (Também está considerando Arm.)

A Microsoft suspeitava que também precisaria de um NPU (coprocessador de IA de aprendizado de máquina) para fornecer uma ampla variedade de benefícios, incluindo super resolução, compensação de latência, interpolação de taxa de quadros e muito mais.

Os documentos incluem todo um roteiro potencial para a tecnologia que teria visto o design de hardware começar em 2024, os primeiros kits de desenvolvimento chegarem em 2027 e os primeiros jogos em nuvem híbrida sendo produzidos de 2024 a 2026.

De acordo com os documentos vazados, a proposta parece ter surgido de uma grande conversa em andamento entre os principais líderes da Microsoft, incluindo o CEO Satya Nadella, o chefe do Xbox Phil Spencer, o líder de dispositivos e sistemas operacionais Windows Panos Panay, o CVP do xCloud Kareem Choudhry e muito mais.

“Estamos construindo 4 tipos de computadores: (1) tudo na nuvem, (2) um Xbox híbrido, (3) Windows híbrido e (4) HoloLens híbrido”, escreveu Nadella, de acordo com os documentos principais. “Precisamos reunir os talentos de sistemas da empresa para nos alinharmos em uma visão unificada.”

“Não podemos passar de uma grande ideia para uma grande ideia. Precisamos de uma única grande ideia para reunir a empresa”, escreveu ele.

Em outro documento de maio de 2022, denominado “Roteiro para 2030”, a empresa sugere que sua nova estratégia pode girar em torno do controle. “O controle se torna o herói”, diz um princípio fundamental, acrescentando “O novo controle do Xbox é a única coisa que você precisa para jogar em todos os dispositivos”. Esse documento descreve o Sebile, um novo controle do Xbox que inclui conectividade “Direto para a nuvem”, bem como Xbox Wireless e Bluetooth.

O documento também menciona um “Cloud Console (Keystone)” como um projeto que já havia sido financiado, junto com a nova atualização do Xbox Series X “Brooklin” e o já mencionado gamepad Sebile – embora observe que a “visão completa do produto” para Sebile não foi aprovado atualmente em maio de 2022.

Em 2021, a Microsoft contratou Kim Swift, ex-diretor de design do Google Stadia mais conhecido pelo Portal da Valve , para construir uma nova equipe focada em jogos nativos da nuvem , mas não está claro se isso tem algo a ver com esta iniciativa. A Sony também contratou Jade Raymond para longe dos destroços do Stadia, e seu estúdio está trabalhando em tecnologia de jogos em nuvem antes de um provável novo impulso de jogos em nuvem da Sony.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *