O retorno de Joe Belfiore no momento em que a Microsoft mais precisa

joe-belfiore-camisa

Depois de longas férias sabáticas e polêmicas ao redor do mundo, Joe Belfiore, o chefe da divisão do Windows Phone, está de volta. Pelo menos é o que foi dito por Paul Thurrott.

Sim, ele pintou o cabelo de loiro, usou iPhone e Android e foi parar até no Japão. Mas como um bom filho a casa torna, ele retornou a Microsoft.

A sua missão, ele nunca escondeu, terá que aprimorar o Windows 10 Mobile ainda mais, justamente na suposta era pós-Lumia, onde a equipe Surface está declaradamente criando novos dispositivos móveis e dará a sua colaboração na Redstone 2, atualização apontada como um grande avanço para o Windows Phone.

Ou seja, pegará uma bomba nas mãos. Lembre-se que a Microsoft quer criar uma categoria de dispositivos que ninguém nunca criou. Belfiore será um dos responsáveis por tentar replicar o sucesso dos Surfaces aos smartphones, ou seja, além de lançar uma nova geração de dispositivos móveis para motivar e servir de espelho para que novos fabricantes ingressem ao sistema.

Mas qual o motivo da saída de Belfiore?

joe-belfiore-loiro

De acordo com Brad Sams em uma de suas transmissões em seu podcast:

Esta é a segunda vez que eu ouvi isso, eu ouvi isso há algum tempo atrás e estou ouvindo novamente, e é por isso que estou comentando a respeito. Então eu tenho duas fontes independentes, eu sei que elas são independentes, elas me disseram isso. Ele [ Joe Belfiore] disse: “Eu vou voltar em um ano”. E foi muito estranho. E assim por duas pessoas diferentes já me disseram que uma brica entre Terry e Joe B e isso motivou a sua saída. Tem algo mais em “Eu estou indo só para tirar um ano de férias”. Eu acho que tem algo mais nisso”.

Bem, se foi realmente briga entre chefes da divisão Windows que motivou essas férias de um ano, espero que isso tudo esteja resolvido e que realmente foquem no Windows Phone.

Será que Belfiore prestará uma grande contribuição? Qual sua opinião? O que você achou dessas férias? Voltou no momento certo?

51 comments on “O retorno de Joe Belfiore no momento em que a Microsoft mais precisa

  1. O maior entusiasta da Microsoft no quesito Lumia – Quem é fã do sistema, deve adorar esse cara ? muito sucesso ao Joe e ao WinMob

  2. Até agora, somente posso fazer duas afirmações :

    A calvice dele aumentou muitooo,,,
    e….
    que este loiro parafina está horrível, rs sr sr

  3. Acabar ”melhorar excluindo quem não segue o proposito” com o Insider e melhorar a comunicação interna já vai fazer muita coisa.

  4. Uma coisa é certa, se nao fizer o surface phone para o publico em geral, preço acessivel, jamais vai decola, segundos varios sites, a unica empresa que tem lucro real nos smart é a Apple e Samsung, Apple por ter inventado a era smartphones, a samsung, pois trouxe os primeiros androids barato da historia. Traga o melhor smartphone com preço baixo, mesmo que isso traga prejuizo, varias empresas faz isso, coloca preços baixos, amarga prejuizos, mas depois, quando tem bastante usuarios, ela aumenta e tudo fica melhor, assim foi com mc donald, assim foi com android.

    1. Um pouquinho difícil o Surfacephone ser acessível, seria uma nova categoria, com ótimas configurações. Como tudo que surge, será caro. Concorrerá, provavelmente, apesar de não ser da mesma categoria, com o iPhone, pelo menos inicialmente, devido ao status que o smartphone da Apple traz.

      A Microsoft poderia continuar a usar a linha Lumia para os smartphones, porém com número de celulares reduzido, dois ou três, por exemplo, assim como novas empresas de renome abraçarem o Windows 10 para lançarem seus dispositivos.

  5. Se você olhar esse site, vai ver que existem matérias tentando passar a imagem de que tudo vai bem com o Windows phone…. ai, menos de dois dias depois aparece uma matéria como essa que você (provavelmente) acabou de ler..e vê que as coisas não são bem assim.
    As coisas não vão bem pro Windows phone… eu mesmo abandonei o sistema por conta dessa politica absurda da Microsoft em contar com menos d 1% do mercado mobile e banir metade dos aparelhos com a desculpa de que o sistema não ia rodar bem nesses aparelhos.
    E quem ta comprando lumia hoje… tomou naquele lugar… porque, mais uma vez a empresa de Redmond vai abandonar uma linha de aparelhos (A Lumia) pra focar apenas nos surface phones… e isso indica que provavelmente mais pessoas terão seus aparelhos parados no tempo com um sistema que não engrena nem com reza.

    1. Se for por abandono, não use smartphones.

      A esmagadora maioria dos Androids não vão receber o 7.0.

      A Apple até que atualiza bem, mas tem a tradição de não passar a melhor parte da atualização para aparelhos anteriores.

      Garanto que pela Microsoft ela rodaria Windows 10 Mobile até em lanterninha, mas o sistema é robusto, os apps e jogos evoluíram e apesar de tentar, a empresa não atingiu o desempenho satisfatório. Mas ela fez algo que seus concorrentes não fazem, tentou ao menos.

      Sabia que aparelhos com processadores 800 e 801 não receberão Android? Pois é, a linha J da Samsung que está nas lojas sendo comercializada … E por aí vai.
      Isso sim é ser abandonado.

      1. Podem até não receber, mas terão acesso aos mesmo aplicativos, diferente do que aconteceu com usuários de lumias não elegíveis.

        1. Hoje sim, pois a atualização do Android é de carroça para ser espelhada, mas novos apps com novas APIs e novos recursos inevitavelmente chegarão, e os aparelhos atuais que não recebem atualização ficarão ultrapassados. É fato.

      2. sempre use o note 3 como argumento, um dos primeiros, senão o n1 com 3gb de ram, e snap 800, morreu no android 5, acho que o note 4 vai morrer no 6 pela lógica

      3. sobre a maioria não receber o android 7.0 é uma questão da fabricante do celular, não da google desenvolvedora do sistema, outro ponto mesmo o android estando desatualizado ele continua recebendo suporte a aplicativos por anos e anos antes de se tornar realmente obsoleto por exemplo praticamente 100% dos apps da play store é compatível com o android 4.4 kit kat, 75% ou mais compatível com o jelly bean, 30% ou mais ainda rodam no 2.3 e é isso que alimenta realmente o sistema e os celulares os apps, então mesmo com o ”abandono ” das fabricantes de celulares, o sistema mesmo estando desatualizado continua a receber suporte das desenvolvedora de app, então o ”abandono” é muito mais lento mesmo seu android estando desatualizado.

        1. Eu sou consumidor. Eu quero que meu aparelho recém comprado receba atualizações. Não ligo que seja do Google ou do fabricante, este não é problema meu.
          O consumidor com um produto novo não receber atualização, é descaso, seja por parte do Google, Microsoft ou qualquer outra empresa.
          Sim, a Google tem culpa, quem manda fazer um sistema tão fragmentado.
          A Microsoft nem quando faz algo bom presta? Sempre é vilã das empresas? Esse pensamento é da década passada. As coisas mudaram jovens.

          1. todos querem seus celulares atualizados isso é fato. e o android não é um sistema fragmentado mas sim aberto isso é bem diferente, e a google soube resolver esse problema muito bem e os nossos celulares mesmo desatualizados continuam recebendo os app por um bom tempo e no final é isso que o consumidor quer que seu celular rode os apps que ele deseja. e não a microsoft não é a vilã, ela é apenas não entendeu ainda como funciona o mercado mobile de uma maneira clara e o windows 10 mobile é um sistema imaturo, e desprovido do que realmente importante nesse mercado que é a chegada de apps, e outra ela ainda não entendeu mesmo com o sucesso dos lumias 520 e 630 que ela tem que começar de baixo pra cima que o mercado que ela tem que começar a dá atenção primeiramente é o dos celulares de entrada é os países emergentes e o grupo de consumidores que querem pagar menos e receber mais,pois é lá onde ta a maior parte das reclamações por parte de quem usa android, e foi lá onde até agora ela obteve seus maiores sucessos e é de lá que ela deve voltar a formar seu publico, mas em vez disso ela fez tudo ao contrario e o resultado ta ai ela voltou a perder mercado drasticamente e do jeito que tá indo daqui a uns dias até os maiores entusiastas como eu que ainda teimo em continuar apoiando e usando o windows phone vamos acabar desistindo.

          2. A Google não criou sistema fragmentado cara, quem fez isso foi às fabricantes……. Google tem obrigação de atualizar os Nexus e isso ela está fazendo

        2. Errado, os apps do android são sempre atualizados para melhor performance nos sistemas mais atuais. Não é atoa que tem muuuuita gente que reclama de travamentos e engasgos no sistema. Dos apps google mesmo o Gmail não é o mesmo que eu tenho em 4.4 e no 6.0.1.

          1. Sabe é muita ignorância por parte de quem comenta isso. Amigo o Windows Phone 8.1 em seu auge nunca teve atenção dos devs, o Windows 10 mesmo com toda essa polêmica toda recebeu mais apps e atualizações dos existentes que no tempo de vida do Windows 8.1 todo. Microsoft não tinha muito o que fazer pelo 8.1 justamente por ele não ter feito o sucesso esperado.

      4. Os aparelhos da serem 800 e 801 não vai fcobertura por culpa da qualcomm que não forneceu os drivers e nem se pronunciou ce vai fornecer , tanto que até o nexus 5 vai fica de fora do Android 7 , a cyanogen vai ter que portar com drivers do marchmallow pelo que fiquei sabendo.

  6. Off

    Alguém sabe de algum app para o win10m semelhante ao antigo “MSN Saúde e Bem-Estar” do win8.1? Era um ótimo app para monitorar passos, passos correndo, quilometragem, etc…

  7. W10M evoluiu muito com os insiders e Dona Sarkar, não acho que ele fez falta.
    Na saída, ele disse que iria usar os concorrentes para saber exatamente o que precisava ser melhorado no W10M.. vamos aguardar.

  8. e acha que ele vai munda esse mercado o W10 esta muito atrás e triste mas espero que ele da um jeito nisso e faz as empresa melhor os APP e lança mas jogo que so sai por lixo android e Ios

  9. Agora o Surface Phone sai! Agora senti firmeza mesmo… Mas já vi tudo… Dona Sarkar e ele, vão se tretar, pois esse cara é o cara, e a Dona Sarkar tá muito “popular”, esse é o cara que faz, e se afastou por que temia que o que aconteceria, aconteceu… Ele é responsável do sucesso do Surface como tablet quando o projeto ainda era a mesa digital, ele tem visão… E deve ter aprendido muito pra chegar e dar os passos.
    Mas meus amigos… Gabe Aul é esperto, sabe ser parceiro…
    Agora, Dona Sarkar e ele… Vai ter faísca no processo! EU GARANTO!

  10. tenho windows phone mas, tô quase atravessando a linha da desistência, o windows 10 mobile mesmo com todas as melhorias ainda tá anos luz atrás do android e do ios,a cada nova atualização coisas melhoram outras pioram e o que já tava bom misteriosamente volta a piorar novamente, por exemplo o aplicativo de câmera, o consumo energético,o desempenho do sistema em geral, é incrivel como a cada nova copilação algo melhora e depois piora, o que já tava bom volta a piorar e o que ficou ruim volta a melhorar… e assim em diante, e um sobe e desce quando deveria ser apenas uma subida,ontem voltei novamente para o windows phone 8.1 depois de 1 ano só para efeito de comparação, e qual foi a minha surpresa o desempenho dele é superior,o consumo energético tmb minha bateria voltou a durar o dia inteiro e com folga,a câmera meu Deus voltou a tirar belas fotos fiquei maravilhado com a diferença entre as fotos tiradas no windows 8.1 contra as fotos tiradas no windows 10, o único lado ruim ao voltar para o 8.1 foi a perda de alguns apps nativos do w10m como o twitter,facebook,menssenger…etc, se não fosse por isso eu iria continuar 8.1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *