O trailer de Gears of War: E-Day não está em CG, mas sim in-game: os desenvolvedores do jogo e as pessoas que trabalharam na apresentação fazem questão de apontar isso, especialmente diante de descrições incorretas que parecem querer diminuir o valor do que foi mostrado durante o Xbox Games Showcase.
A polêmica foi provocada por uma postagem de Geoff Keighley, apresentador do evento de abertura do Summer Game Fest, que descreveu o trailer como “um vídeo CG criado pelo Blur Studio usando recursos do jogo Unreal Engine 5”. Como dito, pareceu uma tentativa de desmerecer o trabalho da equipe.
Jamir Blanco, artista cinematográfico da Blizzard, respondeu pontuando os i’s: “Deixe-me reformular isso um pouco melhor: o incrível trailer de Gears of War: E-Day que você viu foi executado em tempo real com modelos, texturas e cenários gerenciados através do Unreal Engine 5 .”
“Dizer que foi ‘um vídeo CG feito pelo Blur Studio’ é desconsiderar todas as incríveis conquistas técnicas que você provavelmente nem percebeu, era tão lindo. Embora pareça um dos muitos trailers pré-renderizados do Blur, é na verdade, uma obra-prima em tempo real que usa recursos do jogo e luzes ray tracing do mesmo motor gráfico do jogo.”
“Já vejo pessoas dizendo ‘sim, foi legal, mas era apenas um trailer em CG ’ por causa de comentários como esse.”
Embora a reação de Blanco tenha sido a mais dura em relação à postagem de Geoff Keighley, outras pessoas também tentaram esclarecer a natureza do trailer de Gears of War: E-Day para evitar espalhar uma percepção errada do que foi mostrado no Xbox Games Showcase.
Let me rephrase this a little better.. the amazing Gears piece you just saw was FULL REALTIME. With realtime models, textures, environments, etc. All within Unreal Engine 5. Saying it was a “CG from Blur Studio” diminishes all the technical achievements you probably didn’t… https://t.co/fsqqbZI728
— Jamir Blanco (@jamirblanco) June 10, 2024
O jornalista Jez Corden, por exemplo, escreveu que muitas pessoas estão perguntando a ele se o trailer foi pré-renderizado devido ao tweet de Keighley, mas pelo que lhe foi dito todas as texturas, recursos, luzes e física estavam no motor, tanto que que os usuários poderão experimentá-los no jogo assim que ele for lançado.
O diretor de marketing do Xbox, Guy Welch, tentou prestar todos os esclarecimentos necessários, agradecendo a Keighley pelas amáveis palavras e explicando que o trailer foi desenvolvido pela Blur Studio em colaboração com The Coalition usando Unreal Engine 5, com modelos, texturas, cenários e objetos do jogo, que realmente encontraremos no jogo.
“Esta é a mesma abordagem usada para os trailers dos três primeiros capítulos de Gears of War, que foram criados no Unreal Engine usando recursos do jogo e apresentando as capacidades reais do motor gráfico: um conceito que estamos avançando ainda mais com o ‘Unreal Engine 5.’