O Xbox Game Pass, a Microsoft e a Activision são realmente uma ameaça para a indústria de videogames? Um apresentador da TV dos Estados Unidos, Adam Conove, definiu a Microsoft como a grande ameaça a toda a indústria de videogames graças ao seu Xbox Game Pass e aquisição da Activision pela Microsoft . A razão? “A imensa quantidade de dinheiro da empresa permitiriam distribuir jogos a um custo muito baixo para os padrões. Basicamente, de acordo com Conover, o Xbox Game Pass com seus 9,99 dólares por mês oferece um preço muito baixo em comparação com os custos de produção exigidos pelos jogos atuais e é um sistema de distribuição que só pode ser suportado pela Microsoft porque é capaz de evoluir com perdas. Tudo isso, segundo ele, estrangularia a concorrência, porém, porque representaria uma oferta que outros não podem replicar. “
Basicamente, ele olhou para o que a Amazon fez e aplicou o mesmo modelo ao mundo dos videogames: “é tão grande que pode oferecer custos muito mais baixos do que seus concorrentes através de um procedimento” undercut “dos oponentes, a saber, Sony e Nintendo , porque a Microsoft não precisaria ganhar dinheiro com o Xbox Game Pass ao contrário dos outros, que em vez disso precisam continuar vendendo jogos por 70 ou 80 dólares para atender aos custos de produção.”
Agora, seu raciocínio não é aceitável por várias razões, em primeiro lugar pelo fato de que é absurdo pensar que a Microsoft pode manter seu serviço em prejuízo para sempre apenas para prejudicar seus concorrentes, uma oposição que já foi feita por Tom Warren. do The Verge, ao qual apenas acrescentamos que antes de fazer combinações como a entre Amazon e Xbox Game Pass devemos ver as particularidades dos dois mercados de referência e avaliar os serviços em sua especificidade, encontrar os possíveis pontos de convergência e avaliar quanto eles são realmente comparáveis. Tudo isso se quisermos excluir os depoimentos positivos para o serviço de muitos desenvolvedores, pequenos e grandes.
Dito isto, também deve ser dito que a reação mostrada por muitos jogadores foi como de costume inadequada (vamos defini-la com gentileza), especialmente do ponto de vista argumentativo. Seria hora de o setor aprender a raciocinar com tranquilidade sobre as possíveis criticidades de certos produtos e certas manobras de mercado, independentemente de seu próprio julgamento … e aqueles que defenderam e continuarão defendendo o Xbox Game Pass o escrevem porque consideram-no um excelente serviço por várias razões. Será que esse setor conseguirá crescer e enfrentar uma discussão de forma sensata?