Obsidian é uma máquina de jogos criativos, e Pentiment prova isso

Pentiment apareceu quase dois terços no showcase do Xbox e da Bethesda Games na E3 2022. A essa altura, já havíamos dado uma olhada extensa em Redfall. Nós vimos o gameplay do tão esperado Hollow Knight: Silksong, e vimos algumas novas imagens lindas de A Plague Tale: Requiem. Aprendemos mais sobre a expansão subterrânea de Fallout 76, The Pitt, vimos mais de Flintlock: The Siege of Dawn, batemos os olhos em Minecraft Legends e ficamos impressionados com The Last Case of Benedict Fox . E então, Pentiment.

 Mas enquanto isso, o que diabos foi isso? Uma narrativa ramificada, baseada em escolhas, jogo de aventura 2D no estilo point and click, ambientado no período pós-medieval com um atraente estilo de arte medieval desenhada à mão.  Realmente era difícil dizer com certeza. E assim, vimos um homem de cabelos compridos sendo acordado por uma jovem chamada Ursula cutucando-o com uma vara. Em seguida, o mesmo homem perambulando pela cidade e, mais tarde, terminando o dia com um pouco de desenho em pastel. Então, bum, um cadáver. Um mini-jogo no estilo Wheel of Fortune. Um agente funerário usando tapa-olho mexendo em um cadáver nu. Um homem diferente pescando. Um coveiro. Um banquete. Um julgamento da igreja.

“A aventura narrativa mais inesperada”, então leia o trailer de estreia mundial de Pentiment em seus segundos finais. “Da Obsidian Entertainment.”

Cada parte da revelação do Pentiment era estranha, mas da maneira mais deliciosa.  É nesses momentos que eu aprecio eventos como o Xbox e a Bethesda Games mais do que nunca – quando jogos criativos e que saem do que já estamos acostumados aparecem. Além de tudo, Pentiment já foi anunciado com data para este ano.

O que me deixa animado em Pentiment é a Obsidian. O estúdio é um contador de histórias testado e comprovado, responsável por tantos jogos cativantes de narrativa que estão repletos de escolhas e sistemas envolventes. De Fallout: New Vegas a South Park: The Stick of Truth, os jogos Pillars of Eternity, Tyranny e The Outer Worlds, os últimos 12 anos ilustraram a amplitude e a profundidade do repertório do desenvolvedor – um nível de variedade que poucos outros estúdios são comprovadamente capaz.

Se você considerar o fato de que a Obsidian, agora de propriedade da Microsoft, também tem Avowed e The Outer Worlds 2 em andamento, e está prestes a lançar o Grounded ainda este ano, parece que a equipe californiana está estendendo profundamente sua capacidade total.

No entanto, nos segundos iniciais de seu trailer de anúncio durante no Xbox e Bethesda Games Showcase na E3 2022, o protagonista é questionado sobre suas origens antes de chegar à Baviera. “Escolha um plano de fundo que afetará as escolhas do seu personagem daqui para frente”, diz um prompt, ao lado de três opções: Basileia, Flandres e Itália.

Escolher a primeira opção significa que você pode fazer referência a “pedras de referência culturais” de Basileia, Berna, Zurique e Friedberg. Escolher dois faz com que você se familiarize com as mesmas referências que se aplicam a Antuérpia e Bruges. Ao escolher três, você pode falar italiano, um pouco de grego e se familiarizar com os mesmos padrões artísticos de Florença, Veneza e Milão. De repente, as coisas parecem muito obsidianas, em que as escolhas iniciais do jogo determinam seu caminho.

Além disso, a página do Pentiment Steam menciona temas de execuções públicas e sangue estilizado, juntamente com referências de “consumo notável de álcool e alucinações induzidas por ergot acidentais”. As classes parecem incluir hedonistas, artesãos, leitores de livros, rapscallions e empresários, enquanto as opções de fundo incluem latinistas, lógicos, oradores, astrônomos, ocultistas e naturalistas. Tudo isso soa tão estranho quanto o trailer de revelação do jogo.

Em outro lugar na página Steam de Pentiment, Obsidian diz: “Pentiment é um jogo de RPG de mistério histórico que se concentra no desenvolvimento de personagens, arte fortemente estilizada e narrativa baseada em escolhas no início do século 16 na Alemanha. O personagem principal é um ilustrador inteligente apanhado série de assassinatos na Abadia de Kiersau ao longo de vinte e cinco anos. Esse personagem sozinho possui a inteligência e a vontade de expor os assassinos, mas cada decisão que ele toma tem consequências duradouras e inexoravelmente o aproxima do centro de uma conspiração subjacente.”

Com tudo isso, Pentiment prendeu minha atenção com as duas mãos. Com data de lançamento em algum momento de novembro deste ano, acho que será o jogo perfeito para termos nos momentos finais de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *