Finalmente é oficial! A Microsoft e a ZeniMax Media confirmaram hoje que a Bethesda se juntou à equpe Xbox, uma vez que a aquisição que foi feita no ano passado foi concretizada na última semana. O chefe do Xbox, Phil Spencer, confirmou a notícia. Agora não tem mais volta, a Bethesda é do Xbox.
A Microsoft finalizou seu acordo de US $ 7,5 bilhões para adquirir a ZeniMax Media, a empresa-mãe do estúdio Doom e Fallout Bethesda Softworks. A finalização ocorre apenas um dia após a Microsoft ter garantido a aprovação regulatória da UE para a aquisição, e agora aumentará os estúdios de jogos Xbox da empresa para um total de 23.
“Esta é a próxima etapa na construção de uma equipe de estúdios líderes do setor, um compromisso que temos com nossa comunidade Xbox”, disse o chefe de jogos da Microsoft, Phil Spencer . “Com a adição das equipes criativas da Bethesda, os jogadores devem saber que os consoles Xbox, PC e Game Pass serão o melhor lugar para experimentar novos jogos Bethesda, incluindo alguns novos títulos no futuro que serão exclusivos para jogadores de Xbox e PC. ”
Este acordo inclui sub-estúdios da Bethesda, como a Arkane que desenvolvede Dishonored, o estúdio do Wolfenstein, MachineGames, o Doom da id Software e o estúdio The Evil Within criado pela Tango Gameworks. A Microsoft agora tem 23 estúdios de jogos próprios, em comparação com os 13 da PlayStation Studios da Sony.
Today we officially welcome Bethesda to Team Xbox. Our goal is to empower the teams across Bethesda to create their greatest work and to learn from them as we deliver more games to more players around the world. Our work together begins now. https://t.co/Ul0jJ41Dr0
— Phil Spencer (@XboxP3) March 9, 2021
A Bethesda agora será administrada como um negócio separado na Microsoft, com sua liderança própria. Esta é a mesma abordagem que a Microsoft usou para suas recentes grandes aquisições, incluindo Mojang, LinkedIn e GitHub.
Em uma postagem separada no blog , o chefe de marketing da Bethesda, Pete Hines, revela que não haverá grandes mudanças ainda:
“Em primeiro lugar, deixe-me dizer que não estamos fazendo nenhum anúncio ou alteração importante no momento. Como todos nós compartilhamos, a expectativa é que a Bethesda Softworks e nossos estúdios continuem como antes, apenas com mais suporte e recursos do que nunca. Obviamente, o Game Pass foi uma iniciativa importante para o Xbox, e estaremos trabalhando para colocar ainda mais jogos no Game Pass do que nunca. Além disso? Fique ligado, estamos apenas começando juntos.”
A Microsoft anunciou originalmente seus planos de adquirir a Bethesda em setembro, prometendo honrar os compromissos de exclusividade temporária do PS5 para Deathloop e GhostWire: Tokyo . Jogos como The Elder Scrolls: Online também “continuarão a ter suporte exatamente como antes”.
Questões foram levantadas sobre os planos da Microsoft para exclusividades da Bethesda no Xbox e PC, e Spencer deixou claro hoje que haverá “alguns novos títulos” que estarão disponíveis apenas nas plataformas da Microsoft. Quantos ainda não está claro, mas enquanto isso, a Microsoft está trazendo mais jogos Bethesda para o Xbox Game Pass no final desta semana.