Ops… Microsoft usará uma tela azul para te lembrar de atualizar para o Windows 10

logo-windows-10-notebook

O Windows 10 já está instalado em mais de 350 milhões de dispositivos, mas a Microsoft quer aumentar muito mais este número. A empresa ofereceu atualização gratuita para o Windows 10 até o dia 29 de julho de 2016.

Como sabemos, existe a oportunidade de atualizar a partir de uma versão antiga (7 e 8.1) para o Windows 10 no período de um ano, e este dia está cada vez está mais perto, mais especificamente faltam 28 dias.

É por isso que a Microsoft está apresentando uma notificação para alertar aos usuários de que falta alguns dias para concluir a oferta. Ele também descreve o Windows 10 como o ” Windows mais seguro“. Acrescentar também que é possível facilmente retornar à sua versão anterior, se o usuário se arrepende.

tela-azul-att

A tela azul é toma conta completamente da tela, é algo impossível de não ser notado e passa a impressão de urgência e necessário. Muitos criticam a Microsoft por ser invasiva com suas notificações de upgrade para o Windows 10, outros não enxergam isso como prejudicial.

O que você acha desse tipo de alerta? Não seria melhor atualizar logo para o Windows 10? A Microsoft vai vencer os desinteressados pelo cansaço?

67 comments on “Ops… Microsoft usará uma tela azul para te lembrar de atualizar para o Windows 10

  1. Não é uma coisa ruim, é só uma empresa querendo fazer com que o seu produto cresça e tem opções de não atualizar se não quiser,cada um decide

    1. Mas usar desse tipo de atitude é um tanto quanto invasiva.. está certo que o Sistema Operacional é deles, mas deviam ter o mínimo de respeito pelo usuário.

      1. Eo usuário ter a consciência que ela esta pedindo pra atualizar ate pq versões anteriores ja nao tem mais suporte e ja ao é tão seguro, ela só quer passar segurança a todo seus usuários ate pq é de graça ne

        1. De graça pode apostar q não é porque vc terá que “ter” um Windows original q custou algo neh. Apesar de já ter tido experiência de conseguir atualizar muitos Windows 7 pirata para o Windows 10, mas segundo eles tem q ter um Windows original ou seja tem que pagar. O de graça deles é só marketing

          1. O “de graça” realmente é marketing. Principalmente porque o sistema Windows, como um todo, deixou de ser um produto e passou a ser um serviço (que, a propósito, é a fonte de renda da Microsoft). A insistência de atualização da Microsoft para o Windows 10 (de graça) deve-se ao fato de estar ocorrendo esta transição. Analogamente, temos o período em que saíamos do CDMA para o GSM no celular. Muitas pessoas não queriam trocar e as operadoras de telefonia celular ligavam (como aconteceu com minha mãe) insistindo pela troca, pois a rede toda estava sendo trocada. Hoje, creio eu, não existe nenhum aparelho mais que possua tecnologia CDMA, assim como é intenção da Microsoft substituir um “Windows produto” por um “Windows serviço”.

          2. não é de graça porque você já pagou pela versão anterior quando comprou o desktop/laptop com windows 7/8

            e vai pagar de novo quando comprar um novo desktop/laptop se vier com o windows10

          3. Mas eles nao fazem marketing pirata, dai cae a vc ter o original ou pirata, eles fazem campanha para quem comprou, para quem gosta, usa e confia nos produtos e a atualização é gratuita. Se vc usa pirata vc nao esta de acordo com os termos de responsabilidade e de uso, de forma que vem a ser crime. Então a propaganda é para quem é cliente deles, sendo assim gratuita.

      2. Sinceramente, nunca vou considerar isso invasivo ou mais ainda, desrespeitoso. É pedido de ATUALIZAÇÃO de um SO. Não estamos falando de app ou qualquer outra coisa. Se isso não for recorrente, por exemplo minuto a minuto, hora em hora, a cada logon que faça no computador, não vejo motivo de dizer que seja ao menos invasivo. Ademais, para quem não gosta, até 29 julho, estará livre.

        1. Mas deviam fazer de uma outra forma. Tanto é que a Microsoft está respondendo a diversos processos por isso mundo a fora movido por usuários insatisfeitos com isso e está perdendo

          1. Pra vc ver… ela prefere responder a processos do que deixar o sistema desatualizado.

          2. Cara.. desculpa mas não concordo.
            Empresa nenhuma gosta de responder a processos vai por mim

          3. Concordo com vc, nenhuma empresa gosta de responder processos. Mas, nesse caso, (eu acho) que ela prefere responder, no intuito de atingir seu objetivo.

            Mas, realmente, gostar, ninguém gosta…

          4. Ao meu ver a Microsoft está passando dos limites em termos de privacidade.. pra que eles querem saber o que eu escrevo ?

          5. Vc está a par das invasões de privacidade da Microsoft né ? Vc já foi a fundo das configurações do Windows 10 ? Lá ele por padrão vem com a opção de saber o que vc escreve ativado, pra quê ?

          6. Na verdade, a Microsoft perdeu o processo por falhas no suporte.
            Se todo mundo disser que instalou o Windows 10 obrigado ganhar 10 mil dólares até a própria empresa vai a falência.
            Tem gente que nem sabe que existe Windows 10 e elas merecem serem alertadas, por serem leigas, só assim mesmo poderão entender.
            Atualizar grátis para o Windows 10 é um grande bônus histórico da empresa. Não podemos esquecer isso.

          7. Realmente é histórico, mas na boa preferia continuar pagando pelo S.O. porque quando a esmola é demais o santo desconfia. enfim.. a microsoft foi forçada a ter esse tipo de estratégia não foi algo de bom grado. Ela viu que o modelo de software livre e/ou opensource está crescendo e resolveu fazer isso e mesmo assim não foi tão generosa como a Apple está sendo, por exemplo, essa sim eu tiro o chapéu, pois disse que o Seu S.O seria free e está sendo e será para sempre claro que a Apple possui um modelo de negócio diferente, ela fabrica hardware próprio e a microsoft até pouco tempo não, porém não seria um modelo de negócio a ser “copiado” já que a Microsoft adora copiar as coisas, porque não copia isso agora e torna seu S.O de fato free e disponível para quem queira usar isso sim daria um fim a pirataria, posso te afirmar que essa falácia da Microsoft de que agora ela ama o Linux e o Opensource não desce a goela..

          8. Como @blogaomobile:disqus já disse, a Microsoft perdeu quanto a falhas na atualização, que deixou computadores inutilizados. Para mim, totalmente justo, afinal, se atualizo um “produto”, na qual diz que meu computador o suporta e tenho meus dados danificados, perdidos ou meu computador fica com desempenho comprometido devido a ele. Processo.
            Mas voltando ao assunto, notificações servem para lembrar de algo. E, no caso, para lembrar sobre o Windows 10. Notificações devem ser ao menos visíveis e principalmente notadas. Se você tem um conjunto x de dispositivos que podem instalar o Windows 10, e apenas x/2 deles são atualizados, ou muita gente não está dando muita bola para ele ou as notificações, de algo gratuito (que é algo que muitas pessoas gostam), não está dando certo. Fazer atualizações é crucial para tudo, principalmente SO. Não vejo nada demais, o computador me lembrar de forma mais visível de algo que está a quase UM ANO me alertando.

          9. Ela estaria invadindo sua privacidade se ela ficasse notificando a cada minuto ou hora, porem a mesma da as opções se vc quer atualizar agora, depois nunca ou pra lembrar novamente. Igual ao Whats app, passa 3 meses sem atualizar que vai chegar uma hora que vc nao vai co seguir usar o app, dai sim vc é obrigado a atualizar, pois o sistema foi melhorado.

          10. Você não entendeu o que eu escrevi meu caro e pelo visto você também nunca leu a EULA da Microsoft e aposto que o dia que você o fizer ficará espantado e também pelo que vi você nunca realmente configurou o “seu sistema operacional” sabendo-se que o Windows não é um sistema out of box, enfim vou parar por aqui porque não entendo do assunto. Aloha

          11. kkkkkkkkkkk não entendo do assunto ?!.. kkkkkkkkkkkkk ok depois dessa sua resposta parei com internet por hoje kkkkkkkkkkkkkkkk

          12. Tava na hora de parar de falar merda, todo mundo rebatendo essas suas indagações nada fundamentada aqui nos post. Olha abaixo os comentários.

        2. Eu ainda acho que deveria ser com ou sem autorização do user, pq isso melhora o sistema e o funcionamento do msm
          É tipo vacinaçao obrigatoria

      3. Oxi, é apenas um aviso importante, de certa forma que ela da as opções, se quer atualizar agora, ou lembrar vc mais tarde ou que nao quer mais ser notificado.

        O usuario decide o que fazer, de tal forma que a atualização vem pra trazer melhorias.

  2. sEMAna que vem ja quero comprar meu SSD para ativar um notebook com Windows 10 usando ele , para evitar problemas de ativação de hardware.

  3. Minha amiga tem o PC Windows 7 pirata… e ela esta com medo de Atualizar pro 10… Alguem poderia me detalhar oq acontece? Quais os danos? Se ela perderia essa “Licensa Gratis” e tal

    1. Pode atualizar sem medo. Os servidores da Microsoft são um lixo e não estão detectando se o Windows é ou não pirata, estranho não? Mas poise pode atualizar.. já fiz essa experiência.

      1. Na verdade, os servidores da Microsoft não são um lixo, principalmente porque não é função dos servidores detectarem se a versão do SO é pirata ou não. Como o próprio termo indica, os servidores apenas oferecem o serviço. A função de detectar se o sistema é falso ou não é do próprio software. De qualquer maneira, a Microsoft libera o update do SO por um simples motivo. O Windows deixou de ser um produto. Portanto, realmente é intenção da Microsoft que todos (sem exceção) atualizem o SO para o novo Windows (que passou a ser um serviço).

        1. Então pra que serve os servidores de kms da mivrosot? Se não para verificar e validar uma key de qualquer q seja o “serviço” dela ?
          A Microsoft sempre se beneficiou dessa pirataria..

          1. Vc tem razão, quanto aos servidores, existem vários tipos de servidores (HTTP, arquivos, BD, tempo, autenticação, chaves – certificado digital, etc). Neste caso, eu estava falando do serviço de prover o sistema operacional, uma vez que o Windows deixa de ser produto e passa a ser um serviço, aí não seria responsabilidade deste servidor especificamente. Mas, no caso do Windows 7 (ou 8.1), os servidores de autenticação informam ao OS a existência ou não de um software original, em função da serial que vc está utilizando, assim que vc se conecta na rede. Da mesma forma como o servidor de chaves verifica a existência de duas chaves iguais, no caso de vc tentar copiar a chave de alguém. E é pra isso que serve o cracker (não vou entrar no caso de segurança de redes, pois todos sabemos o que acontece se vc instala um cracker na sua máquina).

          2. Mas o Windows 10 continua usando serial da mesma forma como os demais. Só que a diferença é que agora o serial está atrelado na bios enfim realmente essa questão de segurança é complicado.
            Mas estou sendo usuário Windows e por pouco não migrei pro Linux porque não me atende, mas que é chato essa invasão é sim

          3. De maneira bem rudimentar, pense no seu computador conectado à internet como sendo sua casa ligada à rua que vc mora.

            Sua casa deve ter portas, portões, janelas e qualquer outra coisa que faça a ligação externa com o interior da casa, certo? Mas é claro que vc não vai deixar essas portas e janelas abertas o tempo todo, pq alguém pode invadir sua casa e roubar suas coisas. Então vc coloca trancas e cadeados pra que ninguém entre, certo?

            Pois bem, seu computador é igualzinho. Tem várias portas que o conectam ao mundo “exterior”, que é a internet. Muitas vezes, o próprio computador disponibiliza trancas e cadeados, de segurança, bom como um muro de proteção, o firewall.

            Levando isso em consideração, qualquer aplicativo que vc instala sem a validação de um certificador confiável, é como se vc tivesse abrindo essas portas e cadeados pra um estranho (o cracker) e vc mesmo está deixando ele entrar (inconscientemente) e levar qualquer informação que vc tenha no seu computador, seja senha de email, do Facebook, até mesmo senhas de bancos.

            Pode parecer inofensivo instalar um aplicativo crackeado, mas quando vc usa aquele executável (programa) pra validar uma chave serial que não eh autorizada, vc está (literalmente) abrindo uma porta da sua “casa” e deixando escancarada pro ladrão fazer o que quiser com ela.

            Pois bem, esse é o problema de aplicativos crackeados.

          4. Kkkkkkk, desculpa, esqueci de dizer que poderia ser em linguagem de TI, em resumo você disse o que eu já sabia, no caso os backdoors, mas mesmo assim obrigado.

          5. KKKK…. cara, quando alguém me pergunta da maneira que vc perguntou, eu suponho que a pessoa não entende de TI, me desculpa… rsrsr

            Então, como agora eu sei que vc não eh tecnologicamente ignorante (rsrsr), vamos lá, o que exatamente vc queria saber?

          6. Queria saber se fora os backdoors e os possíveis vírus no instalador, o que mais eu poderia usar de argumento pra pessoas que usam cracker, tem gente que crackeia o win10, sendo que quase não há diferença quando ele está sem uma key

          7. Bom… um pouco de conceito de redes e segurança da informação:

            As invasões aos sistemas podem ser executadas por meio da exploração de técnicas que podem ter como base a engenharia social ou invasões técnicas (no caso, os backdoors em questão). Os ataques exploram “brechas” existentes em qualquer um os níveis relacionados à proteção da informação;

            Para o cracker, basta que ele explore apenas uma “brecha” em um desses níveis, que o acesso à informação pode ser conseguido. Assim, a própria natureza faz com que o trabalho do cracker seja mais fácil, pois, para ele basta encontrar apenas uma “brecha”, enquanto o usuário precisa encontrar e fechar todas as “brechas” existentes.

            Os ataques técnicos podem explorar uma série de condições, nas quais estão incluídas:

            Exploração de vulnerabilidades, que são resultantes de bugs na implementação ou no design de sistemas operacionais, serviços, aplicativos e protocolos (aí entra a não ativação pela chave autêntica, gerando problemas de updates e, consequentemente, “brechas” no SO);

            Utilização de senhas ineficientes que podem ser obtidas por meio de captura, utilizando-se a rede (packet sniffing); e

            O mau uso de ferramentas legítimas (como os softwares piratas que estávamos falando) que, em vez de serem empregadas para auxiliar no gerenciamento e na administração, são utilizadas pelos crackers para obtenção de informações ilícitas, visando a realização de ataques.

            Além dos ataques técnicos, temos tbm a engenharia social, que é mais utilizado com as pessoas leigas e despreparadas.

    1. Linux é bom? Depende. Se vc for um programador, que busca utilizar um sistema de código aberto pra desenvolver um software, ou mesmo uma plataforma, sem se preocupar com direitos autorais, compatibilidade do sistema ou mesmo por segurança da informação, o sistema Linux é excelente.

      Agora, se vc é um usuário doméstico, comum, como 96% das pessoas que participam desse fórum, seria melhor que vc atualizasse seu Windows, mesmo que vc volte a utilizar o 7 ou o 8.1.

      Agora, se vc usa o Windows 8.1, vc deveria atualizar assim que vc terminasse de ler esse post…

      1. E ai rsrs já usei o Linux por muuuito tempo e posso afirmar que pra usuário doméstico é perfeito e está cada dia mais evoluindo e não deve em nada eu só deixei de usar msm devido a minha máquina ou seja a fabricante do hardware q uso não tem um bom suporte pra ele mas pretendo comprar uma que ofereça um suporte decente.
        É nesse ponto que o Linux em Desk perde as fabricantes não apostam nele ai é foda

        1. Eu já usei Linux tbm, uso Oracle Linux como servidor, já usei a distribuição Ubuntu pra programar, enfim… Ainda assim, não troco o Windows pelo Linux.

          Mas isso é pq eu realmente gosto do Windows. Claro, tenho meus motivos. Sei que é um sistema imperfeito, como tudo no mundo real, mas, ainda assim, gosto dele.

  4. Eu só acho que ela tá evitando ao máximo de o povo fazer pirataria com o software dela por dar a atualização do sistema mais recente de graça pra todo mundo. Mas como sempre tem aqueles que são do contra, quando passar de Julho vão procurar outros meios para atualizar…

  5. Senhor Souza?
    Sim!
    Acho que algo de muito ruim aconteceu no meu PC.
    Descreva pra mim o que te perturba.
    A danada da tela azul da morte retornou.
    Leia pra mim (coisa que ninguém faz principalmente se estiver em inglês), ou me envie a imagem. Basta tirar uma foto e enviá-la para mim (como eu não sei do que se trata, não peço print).
    Algum tempo depois…
    Fique tranquilo, é só a MS tentando desesperadamente te levar para o lado negro da força.
    E todos riram até 2050.

  6. off: qual a dificuldade de dizer o sistema operacional para os chineses? dizer que vem com windows android 5,1 com foto do “windows 8,0” é foda!

  7. Parece apelativo, desnecessário, meus Linux da vida me mostra um mero ícone no canto quando há se eu quiser atualizar clico lá e vou em frente se não o ícone fica lá ou pode ser dispensado. Acho que a Microsoft deveria adotar algo mais nesse sentido, e usar as próprias notificações do sistema pra dizer que tem atualização, mas não todo dia claro uma vez só basta.

  8. off topic: alguém ai mais inteligente que eu tem alguma sugestão para instalar o Windows 10 em um dispositivo com touch? tenho somente uma usb e preciso dela para o sistema, não tenho hub usb. kkkk. descobri que a tela de setup do Windows 10 não aceita touch. eita nós. há, em tempo, Tenho um Lenovo ThinkPad 8 e fui me aventurar pelo mundo do insider e deu pau no sistema, tranquilo, sou experiente o bastante para saber que por ser insider, isto poderia acontecer, então, vou somente reinstalar o sistema e tentar de novo o insider. kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *