À medida que os rumores em torno dos próximos Xbox e PlayStation 6 se intensificaram nos últimos meses, um acontecimento recente pode muito bem abalar seus preços de lançamento: a nova política comercial dos EUA. A causa é o retorno das medidas protecionistas promovidas por Donald Trump, com um aumento muito significativo das taxas alfandegárias sobre produtos importados, principalmente da China.
É um pequeno terremoto econômico que atualmente está abalando os mercados financeiros. Com a intenção declarada de Donald Trump de relançar uma guerra comercial, os Estados Unidos planejam impor novas taxas alfandegárias de cerca de 34% sobre produtos chineses. E não para por aí, pois Vietnã (+46%), Taiwan (32%) e Europa (20%) também são afetados pelos aumentos nas taxas alfandegárias.
O objetivo oficial dado por Donald Trump é “proteger empregos americanos” e realocar a produção. Mas, na realidade, esse aumento acentuado nas tarifas alfandegárias está causando grande preocupação para grandes empresas de tecnologia, que dependem fortemente da subcontratação asiática para fabricar seus produtos. Como resultado, os mercados de ações estão em pânico, os analistas estão revisando suas previsões e os consumidores já estão começando a se preocupar, e com razão.
Enquanto Donald Trump declarou que “os mercados vão saltar” após seus anúncios sobre taxas alfandegárias, a Bolsa de Valores de Nova York (Dow Jones) sofreu sua maior queda desde junho de 2020 apenas algumas horas depois.
Consoles, smartphones, PCs: a conta pode ser alta
Os consoles de videogame não foram poupados. Xbox, PlayStation, mas também Nintendo: todos os fabricantes montam seus consoles na China, Vietnã ou Taiwan. E com tarifas tão altas, eles têm apenas duas opções:
- Aumentar os preços em 34%
- Ou reduzir suas margens em 34%
Basta dizer que nenhuma delas é realista. Portanto, é altamente provável que esses custos adicionais sejam repassados a todos os mercados globais, mesmo aqueles não afetados pelas medidas dos EUA. Em outras palavras, sim, os jogadores também devem sofrer.
Um exemplo marcante é o Switch 2, cujos altos preços têm sido alvo de debate nos últimos dias desde seu lançamento oficial. A versão japonesa do Switch 2 no Japão é anunciada por um preço muito menor do que o esperado na Europa e nos Estados Unidos. Prova de que os fabricantes já estão ajustando sua estratégia com base em áreas geográficas… e impostos.
Uma guerra comercial global que está apenas começando
Diante dessa ofensiva americana, a União Europeia prepara sua resposta. Impostos sobre produtos americanos (especialmente tecnologia) já estão sobre a mesa. Uma verdadeira guerra comercial está se desenrolando e, infelizmente, são os consumidores que correm o risco de pagar o preço.
O setor de videogames, que depende particularmente de componentes da Ásia (chips, telas, SSDs, etc.), é um dos mais expostos. E à medida que os consoles de última geração se aproximam, essa instabilidade pode muito bem fazer os preços explodirem. Os futuros Xbox e PS6 serão vendidos por mais de 700 ou 800 dólares? Isso não é mais ficção científica, mas um cenário que agora é totalmente plausível. Enquanto escrevemos estas linhas, a China acaba de anunciar sua resposta com um aumento de 34% nas taxas alfandegárias sobre produtos americanos; a saga está apenas começando.